Procrastinação


Nos dias atuais é muito que as pessoas usem o perfeccionismo como justificativa para procrastinação. Ou seja, na expectativa de ter uma tarefa executada de forma perfeita, a pessoa deixa de agir e seguir os meios necessários para atingir o resultado esperado.

Perfeccionismo

Planejamento de metas

Existem metas de curto, médio e longo prazo.

O planejamento de curto prazo é mais fácil de ser seguido, devido ao pequeno intervalo de tempo determinado. Um exemplo é o planejamento diário, com metas mais simples, como levar os filhos para a escola em determinado horário e participar de uma reunião de trabalho.

Teste de Depressão (PDQ-9)
Esse teste é adaptado do PDQ-9 para quantificação do grau de depressão

Desta forma, o planejamento diário é mais atingível.

A procrastinação surge nos projetos de médio a longo prazo

Existem fatores que surgem quando se trata de metas com mais prazo. Como por exemplo o cansaço e o tempo disponível.

Eventos sabotadores

Evento sabotador é um obstáculo durante o percurso que faz com que a pessoa postergue o projeto.

Crise de pânico - Como reconhecer e ter controle
Este livro contém elementos para reconhecer uma crise de pânico e técnicas para como se controlar quando isso acontecer

Esses obstáculos ocorrem em diversas áreas, ou seja, podem atingir vários tipos de projetos. Uma meta financeira pode ter interferência por conta da Black Friday e uma dieta pode ser postergada por uma festa infantil repleta de guloseimas.

Ou seja, os eventos sabotadores são acontecimentos da vida comum que são usados como forma de justificativa para o não agir em cumprimento de uma meta estabelecida, com a desculpa de que o planejamento deva ser perfeito do começo ao fim.

O perfeccionismo surge na forma de pensamento “ou tudo ou nada”. Ou seja, ou o planejamento é feito 100% conforme o determinado ou então ele não será cumprido.

Não deixe as emoções te dominarem!
Problemas com emoções não são normais e nem frescura, não importa a idade. Busque ajuda com um profissional da saúde.

O perfeccionismo pode atingir desde as relações pessoais, como o trabalho, estudos e planos pessoais do indivíduo. Porém, é importante procurar meios para impedir essa influência negativa, já que é isso pode trazer situações constrangedoras e atrapalhar o dia a dia.

Procrastinação

Como evitar a procrastinação

A procrastinação é o ato deixar de fazer algo importante que precisa ser feito e realizar outras tarefas no lugar.

Então, a procrastinação começa a ser justificada por desculpas criadas pelo indivíduo. Porém, o deixar de agir atrapalha os planos do indivíduo, que passa a sofrer pela ausência dos resultados.

Comece a agir

Sendo assim, é muito importante que a pessoa dê o primeiro passo em busca do resultado e comece a agir. Sem esperar ajuda daqueles que estejam ao seu redor.

Além disso, a falta de motivação pode colaborar com a procrastinação. Sendo assim, é preciso compreender que sacrifícios são necessários. Por exemplo, um estudante de psicologia que precisa cursar estatística na faculdade. A princípio, pode não fazer sentido para o estudante, porém, após adquirir o conhecimento em estatística, ele terá mais facilidade em compreender os estudos que precisam de análise de dados.

A procrastinação pode ocorrer até mesmo na infância. Quando uma criança ignora os chamados dos pais para que desligue o vídeo game e vá estudar, ele está procrastinando.

A procrastinação também ocorre na adolescência. Um exemplo seria o adolescente afirmar que já que ele não pode sair para um evento, ele também não irá ajudar nas tarefas de casa. Nesse período é comum que a procrastinação tenha relação com a necessidade de se sentir independente.

Homem procrastinando

Perfeccionismo x Procrastinação

O perfeccionismo faz com que o indivíduo adie a sua ação. Porém, a médio ou longo prazo o perfeccionismo tende a impossibilitar que a pessoa atinja suas metas, o que causa uma sensação de incapacidade.

É muito importante saber que quanto mais imediata for a ação, mais rápidos surgiram os resultados. Contudo, é preciso compreender que falhar também configura um resultado. Porém, é preciso analisar o seu processo de agir para compreender o que foi feito de errado e que pode atrapalhar o resultado.

Sendo assim, as experiências vividas trazem conhecimento e a pessoa consegue desempenhar melhor suas funções para atingir as metas almejadas.

Além disso, a manutenção de uma rotina positiva que proporcione a prática de hábitos pode ajudar a pessoa a não procrastinar. Por exemplo, uma pessoa pode optar por manter as roupas limpas e sujas separadas de forma setorizada, pois essa organização a auxilia na manutenção da limpeza das roupas. Dessa forma, é mais difícil procrastinar.

O perfeccionismo afeta aquilo que é de valor para o indivíduo. Ou seja, atinge aquilo que for de muita importância para a pessoa e essa valoração é extremamente pessoal. Uma pessoa pode querer que um trabalho para faculdade seja perfeito, uma apresentação no trabalho, a manutenção de seu carro…

Planejamento claro e objetivo para evitar a procrastinação

Para impedir que o perfeccionismo afete o alcance das metas é preciso criar um planejamento claro e objetivo.

Ao criar um planejamento é importante que a pessoa analise a sua rotina diária, o tempo que tem disponível e a sua disposição física. Questões fisiológicas como sono e alimentação também podem influenciar no agir, por isso o correto é que a pessoa ajuste o seu planejamento considerando os próprios fatores biológicos.

Deve-se evitar a busca pela perfeição, pois se trata de um conceito pessoal. Desta forma, o importante é buscar atingir os objetivos e metas.

Autora: Dra. Lara Miranda


Sobre o Autor:
Willian Rezende do Carmo

CRM: 160.140
RQE: 50.546

Fundador da clínica Regenerati. Médico do Sirio Libanes, BP Mirante e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Neurologista especializado em dor, sono e disturbio do movimento (Parkinson e tremor).






Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?