Clínica Multi Serviços

Endereço:

Av Ibirapuera, 2907 -Conjunto 1618 - Moema - SP

Aspectos comportamentais do TDAH

Aspectos comportamentais do TDAH

Aspectos comportamentais do TDAH

Aspectos comportamentais do TDAH

Existem alguns aspectos comportamentais do TDAH que podem ser confundidos com outras características próprias da infância. Avaliar se o comportamento dos filhos é considerado adequado pode ser um grande dilema para os pais. Até que ponto a criança está agindo de forma natural ou possui alguma disfunção que cause o desvio no comportamento?

Como o TDAH pode se apresentar

O TDAH pode se apresentar com sintomas de desatenção, hiperatividade, impulsividade de forma combinada ou com predominância de um desses sintomas:
– Apresentação combinada: Quando sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade são apresentados nos últimos 6 meses;
– Predominantemente desatento: quando os sinais de desatenção prevalecem os de hiperatividade nos últimos seis meses;
– Predominantemente hiperativo-impulsivo: quando os sinais de hiperatividade prevalecem os de desatenção nos últimos seis meses.
Durante o diagnóstico, estas informações direcionam o especialista em TDAH na determinação de subtipo, do nível de remissão e da gravidade do transtorno.

Diagnóstico diferencial do TDAH

Algumas vezes, sintomas típicos de TDAH podem estar presentes em crianças que não possuem o transtorno. Veja a seguir alguns exemplos:
Mau desempenho escolar – É importante perceber se os problemas que ocorrem na escola se repetem em outros ambientes – algo característico do TDAH.
Agitação – É preciso diferenciar impulsividade da agitação normal. Crianças são naturalmente agitadas, mas mesmo assim, são diferentes daquelas hiperativas, que não conseguem controlar seus atos.
Falta de concentração – Você fala várias vezes a mesma coisa e seu filho não compreende? Isso não significa que ele sofra de TDAH. Uma criança que sofre algum trauma também pode apresentar dificuldade de concentração, timidez e desatenção.
Dificuldade de socialização – Crianças com TDAH possuem dificuldade para se enturmar, porque não conseguem prestar atenção na orientação de uma brincadeira. Mas, às vezes, essa dificuldade está relacionada a outros aspectos, como bullying, ansiedade e depressão.

Nem toda criança agitada possui TDAH

Um comportamento difícil da criança pode ser atribuído a várias causas. No entanto, a criança agitada, na maioria das vezes, é considerada portadora do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em todos os casos, uma adequada avaliação pelo médico especialista em TDAH pode confirmar, com precisão, se estamos diante de transtorno neurológico. Por este motivo, buscar um especialista em TDAH é tão importante para garantir que seu filho receba o tratamento adequado.

 

Por Dr Daniel Azevedo

Link Original: https://danielazevedoneuro.com.br/aspectos-comportamentais-tdah/

>