Toxina Botulínica

Dor de Cabeça – Toxina Botulínica e Dor de Cabeça [Enxaqueca]


Se você quer saber mais sobre o uso da Toxina Botulínica, o Botox, para Enxaqueca ou para Dor de Cabeça crônica, fique até o final deste artigo que o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai abordar sobre isso hoje.

Toxina Botulínica Terapêutica Para Enxaqueca e Dor de Cabeça

Muita gente nem sabe que isso existe; todo mundo atribui a toxina botulínica ou o famoso Botox só como uma terapêutica para estética, e ainda assim, não tem um entendimento de como ela funciona. Tem gente que a confunde ainda com preenchimento e/ou que a pessoa vai ficar dura, sendo que não é isso; a toxina botulínica foi primeiramente desenvolvida para terapêuticas e depois foi descoberta para a parte estética.

Como é Esse Tratamento?

É um tratamento feito para poder prevenir a enxaqueca; ele não serve para poder aplicar e zerar a dor. Não é quando o paciente está com dor – você aplicar para poder aliviar a dor; ela é utilizada como uma forma de prevenção da enxaqueca. A pessoa que tem dores de cabeça crônicas, igual utiliza medicamentos para prevenir de ter dor, também pode utilizar a toxina botulínica para a prevenção da enxaqueca crônica ou da dor de cabeça crônica.

Quando a Toxina Botulínica Terapêutica é Indicada Para Casos de Dor de Cabeça Crônica ou de Enxaqueca Crônica?

Ela é indicada quando a pessoa tem a enxaqueca crônica por mais de 15 dias de dor no mês, por pelo menos 03 meses em 12 meses e que tenha pelo menos oito dias com características de enxaqueca de incapacidade.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Ou seja, no mês de 30 dias, ela tem que ter 15 dias de dor – podem ser 15 dias de dor leve ou moderada sem sinais de gravidade –, mas tem que ter pelo menos oito dias com dores de cabeça com características de enxaqueca, que é forte, tem incômodo com a claridade, com o barulho, com a luz, e que dá náuseas ou dores que são incapacitantes para o indivíduo.

E se ele tem os 15 dias de dor, mais os oito dias de dor de gravidade, incapacidade, e isso por pelo menos mais de três meses – não precisam ser três meses seguidos –, em um período de 12 meses (tem que ter pelo menos três meses com esse critério), a pessoa tem a indicação da toxina botulínica terapêutica, que é para enxaqueca crônica.

Ela também pode ser utilizada por um aspecto de distonia oromandibular, que é do bruxismo, a pessoa que aperta muito os dentes, pode ser de noite ou durante o dia, e isso também colabora com o processo da dor.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Como a Toxina Botulínica Acaba Ajudando na Dor?

Parece, às vezes, que não tem nada a ver; como que um medicamento que é utilizado para estética, para eliminar rugas, acaba ajudando na dor de cabeça?

Ele ajuda da seguinte maneira: a toxina é colocada nos músculos do rosto, da cabeça, do pescoço, e ela serve tanto para bloquear o neurônio que leva sinal para o músculo, quanto o neurônio que leva sinal dessa região para o cérebro.

Você pode ver, na imagem abaixo, que tem um diagrama mostrando que a toxina botulínica bloqueia a ação no neurônio que leva a mensagem para o músculo e no neurônio que vai levar a dor para o cérebro.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

como a toxina botulínica funciona

Então, ela atua de duas maneiras: tanto os músculos que ficam muito contraídos, enrijecidos e geram dor, ficam mais relaxados, como também a inflamação crônica da região da cabeça e do pescoço, por conta da produção de CGRP e de outras moléculas de inflamação, gera sinais de dor que vão para o cérebro e bloqueiam o envio também dos sinais de dor para o cérebro.

Como a Toxina é Aplicada?

É como uma injeção – uma injeção com uma agulha muito fina – que tem pontos específicos a serem aplicados. Na imagem abaixo, você vai poder ver os pontos de aplicação da toxina botulínica, que são na região da testa, na lateral da cabeça e na parte posterior.

toxina botulínica para enxaqueca

E eu ponho bastante também na parte da mandíbula e nos músculos da mastigação. Repete do outro lado, nos pontos de trás – onde passam o nervo occipital e o músculo occipital –, depois na região do pescoço e dos ombros.

Normalmente, o protocolo PREEMPT é de 155 unidades de Botox, da toxina botulínica do tipo A, e sobram mais 45 unidades, que eu utilizo em pontos relacionados ao bruxismo, que são extremamente comuns em quem tem cefaleia crônica, enxaqueca crônica.

E a aplicação é feita a cada 03 ou 04 meses; eu particularmente aplico a cada quatro meses. Se a pessoa quiser aplicar a cada três, está correto também, é até mesmo o protocolo americano que recomenda a aplicação da toxina botulínica a cada 12 semanas ou a cada três meses.

Período de Ação de uma Toxina Botulínica Normalmente é de 04 a 06 Meses

E o período de ação de uma toxina botulínica normalmente vai de 04 a 06 meses; a aplicação que eu faço é de quatro em quatro meses durante um ano, pelo menos três aplicações.

Quais São os Resultados Esperados?

Antes dos resultados, escreva nos comentários o que você está achando deste artigo e do uso da toxina botulínica para a enxaqueca crônica, para o bruxismo.

O que esperamos de resultado? O resultado é uma redução média em 50% no nível de dor dos pacientes e na frequência das dores; você reduz a intensidade e a frequência delas. Não é uma terapêutica que vai zerar as dores; quem tem uma dor de cabeça crônica – como eu já falei em vários outros artigos –, tem várias causas de dor e não tem só a enxaqueca e nem o bruxismo como uma causa de dor, e ela vai tratar esse aspecto da dor.

Ela vai colaborar com os aspectos da enxaqueca, do bruxismo, mas não vai melhorar, por exemplo, a dor miofascial, o abuso de analgésicos, os aspectos da ansiedade e outros aspectos possíveis de se perpetuar uma dor crônica. Mas é um resultado muito importante, porque, em termos médios de expectativa, em estudos, é de uma redução média de 50% na intensidade e de 50% nos dias de dores.

Quais São os Possíveis Efeitos Colaterais da Toxina Botulínica?

Os principais efeitos colaterais ou complicações são sangramentos no local da aplicação – o doutor pode pegar alguma veia, estourar e ficar um pouco de sangue debaixo da pele, mas que é reabsorvido facilmente. E o que costuma ser mais incômodo na aplicação é a toxina ficar fora do local.

Normalmente, o que mais pode acontecer, por exemplo, é na aplicação de um ponto, a toxina vazar para outro e afetar o olho – ficar com o olho mais caído ou então afetar o movimento da sobrancelha, e dar a impressão que uma está mais levantada e a outra caída.

Essas são as possíveis complicações da toxina botulínica e não são comuns em quem aplica com uma frequência grande; o profissional que tem uma mão boa, que tem uma habilidade de aplicação, isso é raro de acontecer, porque ele já sabe, tem o traquejo do jeito de aplicar para não dar essas complicações.

Toxina botulínica no combate a dores de cabeça

Cuidados a Serem Tomados

Um dos principais cuidados após a aplicação é da pessoa não ficar lavando, esfregando o rosto, apertando, para que a toxina não saia do lugar. Se acabou de colocar e a pessoa fica esfregando, ela puxa – a toxina é um líquido –, e pode tirá-la do local e acabar não ficando o resultado esperado.

Normalmente, pedimos à pessoa para não ficar lavando o rosto, não ficar esfregando ou deitando nas primeiras horas, e depois de mais ou menos 5 horas é que ela está liberada para poder fazer coisas normais.

Não Fazer Reaplicações de Toxina Precocemente

Outra coisa importante é o cuidado no sentido de não ficar fazendo reaplicações de toxina muito precocemente. Se a pessoa aplicou, deu um mês e está com dor de novo, está apertando, achou que está pouco, quer aplicar mais, não deve fazer isso; se ficar reaplicando com um período muito curto, o corpo pode desenvolver anticorpos contra a toxina botulínica e vai acabar perdendo o efeito da toxina.

Outro ponto importante: se a pessoa aplicou toxina para estética faz algum tempo e quer aplicar para a enxaqueca, vai depender. Se aplicou a de estética e normalmente foi só um pouco – 50 unidades, um pouco na testa, no olho –, isso é muito pouco, não faz diferença, dá para aplicar, porque utilizamos, normalmente, 200 unidades de toxina botulínica para cada aplicação terapêutica na dor de cabeça crônica. E não são essas 50 unidades que vão gerar a imunogenicidade do paciente.

Período Indicado Para Nova Aplicação

Agora, se o paciente fez uma estética que gastou 200 unidades de Botox, não dá, ele tem que esperar o tempo de pelo menos 03 meses ou 12 semanas para poder fazer uma nova aplicação.

Caso tenha aplicado e apresente alguns sintomas sistêmicos, como, por exemplo, dificuldade de engolir ou de respirar – que são extremamente raras complicações nisso, no rosto –, tem que avisar ao médico, pois pode ser sintoma de botulismo. E é extremamente raro, nunca tive, nem conheço alguém que aplique para enxaqueca que tenha tido, mas pode existir isso.

Como Foi Descoberta a Toxina Botulínica Para a Enxaqueca?

E tem uma curiosidade também que é importante: como foi descoberta a toxina botulínica para a enxaqueca, para a dor de cabeça?

Na sua história, primeiro, foi desenvolvida como uma arma, porque é uma toxina e veio do botulus, que é das salsichas que tinham, antigamente, uma bactéria, o clostridium, e nele produzia a toxina; assim, as pessoas tinham mortes por paralisia de músculos do corpo.

Na Segunda Guerra, eles tentaram desenvolver a toxina super concentrada para usar como uma arma biológica, mas não foi utilizada; eles viram que estava sendo produzida na Alemanha.

Em seguida, resolveram aprender a refinar nos Estados Unidos; tinham um monte pronto, não iam utilizar como arma, mas aprenderam a usar como terapêutica para espasticidade de músculos dos olhos, como, por exemplo, o estrabismo: aplicava, o olho voltava e o indivíduo passava a enxergar com os dois olhos.

Pós-AVC, a pessoa está com o braço todo duro, aplicava, relaxava e melhorava o uso do braço, e depois eles viram que podiam aplicar nos músculos do rosto, que relaxava e melhorava as rugas.

Após vários anos aplicando a toxina para estética, os cirurgiões plásticos começaram a perceber que vários pacientes que tinham dor de cabeça, quando começaram a aplicar a toxina botulínica para estética regularmente, estavam melhorando das dores de cabeça. Então, surgiu a ideia de fazer a pesquisa do uso da toxina botulínica como uma maneira de combater a enxaqueca crônica.

E foi legal que vieram positivos estudos comprovando a eficácia, tanto que é um procedimento FDA Approved, e assim, hoje, temos a toxina botulínica terapêutica para enxaqueca crônica e para distonia oromandibular do bruxismo.

Se você conhece alguém que tenha uma enxaqueca crônica e não ainda conhecia ou nunca experimentou o tratamento da toxina botulínica terapêutica, envie o link deste artigo para ela poder conhecer uma opção terapêutica que é muito boa, validada, possível de reembolso pelo convênio, e que pode ajudar bastante na enxaqueca crônica dela.

E se gostou do artigo, dê aquele like, dê aquele joia, e compartilhe. Pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Willian Rezende do Carmo

CRM: 160.140
RQE: 50.546

Fundador da clínica Regenerati. Médico do Sirio Libanes, BP Mirante e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Neurologista especializado em dor, sono e disturbio do movimento (Parkinson e tremor).








Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?