Vacinas Atuais São Eficazes Contra as Novas Cepas

As Vacinas Atuais São Eficazes Contra as Novas Cepas


Vacinas Atuais São Eficazes Contra as Novas Cepas. Da mesma forma que os vírus estão se multiplicando e produzindo novas cepas, os cientistas também estão vigiando não só que tipos de cepas estão circulando em todos os locais do mundo, como também a eficácia das vacinas disponíveis para elas.

Novas Cepas e as Vacinas Disponíveis Atualmente

Eu sou a Dra. Keilla Freitas, infectologista, e quero conversar com vocês um pouco sobre as variantes do vírus Sars-CoV-2, que causa a doença COVID-19, e a eficácia das vacinas que nós temos disponíveis atualmente com relação a essas novas variantes.

Formação de Novas Cepas

Todo vírus se multiplica rapidamente e é comum entre os vírus, durante esse processo de multiplicação – de replicação viral, que chamamos –, ocorrerem certas modificações. É como se ao fazer várias cópias de si mesmo, acabasse errando em algum detalhe de uma delas. Essa cópia que sai um pouco diferente da anterior é chamada de nova cepa ou variante.

Como as Novas Cepas Agem

No geral, as novas cepas não chegam a modificar muito o que é o vírus em si, mas, eventualmente, podem trazer modificações mais importantes e o vírus pode acabar tendo mudanças na sua forma, por exemplo, fatores de risco que a pessoa pode apresentar para ter maior complicação com vírus, no quão fácil o vírus é de ser transmitido, na taxa de gravidade dele, se ele tem mais riscos de letalidade, esse tipo de coisa.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Eficácia das Vacinas Diante das Novas Cepas

Lembrando que pelos tipos de vacina, ela vai de alguma forma estimular o organismo – provocar – a produzir anticorpos específicos contra o vírus a depender da cepa. Se a cepa for muito diferente do vírus original ou no caso de vacinas que são feitas com pedaços do vírus e ele sofre uma mutação especificamente naquela proteína que foi usada para fazer a vacina, pode sim ocorrer a não eficácia ou uma diminuição da eficácia da vacina com relação àquela cepa específica.

Da mesma forma que os vírus estão se multiplicando e produzindo novas cepas, os cientistas também estão vigiando não só que tipos de cepas estão circulando em todos os locais do mundo, como também a eficácia das vacinas disponíveis para essas cepas.

Felizmente, das vacinas que temos disponíveis aqui e das cepas que temos hoje no Brasil, todos os estudos de vida real acompanham os de eficácia das vacinas – mesmo aqueles não publicados ainda têm demonstrado que todas as vacinas que nós temos disponíveis no Brasil, hoje, possuem ao menos algum grau de proteção para os indivíduos.

Esse grau de proteção pode variar de acordo com cada indivíduo, como idade, comorbidade, imunidade, e com relação a uma cepa específica ou outra, mas o importante é que as vacinas sempre vão trazer um benefício. E essa vigilância é dinâmica, tanto com relação às novas cepas quanto com relação à resposta vacinal.

Nós sabemos que quanto mais rápido um vírus se multiplica, ou seja, quanto mais pessoas são infectadas ao mesmo tempo, maior a chance de criar novas mutações e, consequentemente, novas cepas que podem, ao fim, ser mais ou menos diferentes daquele vírus original – por isso, a nossa observação deve ser constante.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Keilla Mara Freitas

CRM: 161.392
RQE: 55.156

Infectologista do Sírio Libanes e da equipe do Dr. David Uip. Especializada em HIV, IST`s, imunodeprimidos, infecções de repetição, infecções ósseas e Infecções neurológicas.








Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?