Tratamentos Naturais para Dor de Cabeça

Dor de Cabeça – 23 Tratamentos Naturais para Dor de Cabeça


Hoje, vamos abordar sobre medicamentos e Tratamentos Naturais para Dor de Cabeça. Se você quiser saber mais sobre isso, fique até o final do artigo que o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia como um todo, vai explicar mais sobre o assunto.

Tratamentos Naturais para Dor de Cabeça

O tratamento para dor de cabeça é feito de diversas maneiras e sempre repito que tem que saber a causa, o tipo da dor, porque a pessoa tem diversos tipos de dor. E também tem que ter a noção do tamanho do problema. Pessoas que têm dores esporádicas, é uma coisa. A pessoa que tem dor frequentemente, todo dia, de alta intensidade, é outra.

Normalmente, os tratamentos e medicamentos naturais vêm para complementar algum tratamento, no caso de dores mais graves, ou até mesmo para poder fazer um tratamento completo de dores mais esporádicas e até mais suaves.

E seja um ou outro, todas as orientações que vamos passar podem ser utilizadas em qualquer situação, seja grave, moderada ou suave.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Vamos explicar sobre os gatilhos, as técnicas relacionadas ao gatilho, elementos de prevenção e para tirar a dor propriamente, o alívio da dor ou abortivo, para cortar a dor no momento da dor.

Gatilhos

Em relação aos gatilhos, é extremamente importante a pessoa saber o que pode causar dor de cabeça nela.

Hidratação

E tem diversos gatilhos muito bem delimitados, conhecidos, como, o primeiro deles, o que é mais estudado e universal, é a hidratação.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Pessoas menos hidratadas têm uma chance muito maior de terem dor de cabeça. Aquelas que têm uma hidratação acima de dois litros e meio de água por dia têm uma quantidade e intensidade de dores de cabeça menores.

Foi feito um estudo com pessoas que têm já a enxaqueca crônica e um grupo ficou com a hidratação normal, e o outro ficou com uma hidratação acima de dois litros e meio de água por dia.

O grupo que teve a hidratação superior teve uma melhora muito grande na intensidade das dores, na qualidade de vida, na percepção de dor. O número total de dias de dor não mudou, mas outros aspectos da dor mudaram.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Sono

Pessoas que têm um sono reduzido têm uma maior chance de terem dor de cabeça. Foram feitos estudos, retrospectivos, vendo pessoas que têm dor de cabeça e diversos elementos do dia a dia delas; ficou muito clara a relação.

Aquelas que têm 6h ou menos de sono por dia têm maior risco de ter dores de cabeça tanto em quantidade quanto em intensidade.

Luminosidade

Pessoas que ficam em ambientes extremamente luminosos, que tem uma luminosidade muito grande, também têm maior risco de dores de cabeça.

Alimentos: Diário, Glúten, Lactose e Ricos em Histamina

São extremamente polêmicos, as pessoas encontram listas imensas do que pode ou não comer para dor de cabeça, enxaqueca. E no final das contas, parece que a pessoa não vai poder comer nada, a dieta tem que ser super mega restrita e ela não pode fazer nada.

No dia a dia, os alimentos, especificamente, são menos problemáticos do que as pessoas gostariam que fossem.

E para saber exatamente o que causa, na pessoa, de alimento, o ideal é ter um diário de alimentação junto com um de dor: o que ela come no dia a dia e quando tem dor ou não. Assim, descobre especificamente o que causa dor nela ou não. É trabalhoso? É, mas vale a pena.

Se ela não tem uma percepção clara, já tentou várias coisas, se sente inflamada, facilmente tem rinite, sensação de queda de pressão, fotossensibilidade, sensação de prostração, vale a pena ver se não tem certa intolerância a alguns elementos.

Classicamente, ao glúten, à lactose e aos alimentos ricos em histamina, que são diversos queijos curados, peixes e carnes defumados, tomate. Se buscar a lista de alimentos ricos em histamina, vai descobrir.

Mas o ideal é que para cada uma dessas intolerâncias sejam feitos testes específicos para saber se a pessoa realmente tem intolerância ou não àqueles elementos.

A intolerância, que é tipo “uma alergia” menor, ao glúten, à lactose ou aos alimentos ricos em histamina, deixa a pessoa sim mais inflamada e com maior risco de dores de cabeça. Mas tem que ser investigado, não é só simplesmente cortar tudo e pronto.

Álcool

O álcool em si também aumenta o risco das dores de cabeça; seja por conta de fazer o estímulo da dor propriamente, assim que a pessoa toma – isso serve de gatilho. Porque quando ele vasodilata, aumenta o risco de a pessoa ter enxaqueca. Ou depois, quando ele é metabolizado. E, sendo metabolizado, produz o acetaldeído e provoca a dor de cabeça.

Em pessoas que já têm facilidade de ter dor de cabeça, a dor de cabeça da ressaca é mais comum.

Então, de gatilho, é muito importante a pessoa:

  • Ter uma hidratação maior, não ficar desidratada;
  • Ter uma quantidade de sono adequada;
  • Preferir baixa luminosidade;
  • Fazer um diário de alimentos – se não encontrar muita coisa e ainda sim tiver suspeita, e outros sintomas mais, como fadiga, alergias, rinites, intestino meio solto, ver glúten, lactose e alimentos ricos em histamina;
  • Se atentar ao álcool.

Preventivos

Vamos explicar agora sobre os preventivos, o que a pessoa pode fazer de tratamentos e medicamentos naturais para prevenir as dores de cabeça.

Magnésio

De preventivo, um dos principais suplementos é o magnésio. Ele é muito bem estudado, tem uma correlação com diversos elementos do funcionamento do corpo no dia a dia. E ele tem um componente de relaxamento muscular e inibição da atividade excessiva de neurônio.

Isso melhora o sono; eu, tipicamente, passo ele à noite para os pacientes tomarem. A prevenção do relaxamento da musculatura e também inibição de atividade neuronal – e isso ajuda a reduzir a ansiedade e outros elementos.

Ele é muito bem relacionado para prevenção de dores de cabeça, enxaqueca, especialmente se tomado à noite.

Vitaminas do Complexo B (B6, B12 e Metilfolato)

Já tem estudos dissecando muito bem a correlação e a melhora das pessoas que fazem uso do suplemento do complexo B, especialmente, as vitaminas B6, que é a piridoxina, e a B12, e o metilfolato.

O metilfolato faz sentido, especialmente, se a pessoa tiver mutação no gene da metilenotetrahidrofolato redutase. Mas, especialmente, as vitaminas B6 e B12, suplementadas à noite, têm um efeito muito benéfico na prevenção das dores de cabeça.

Cafeína

A cafeína tem estudos mostrando o benefício em duas frentes: tanto de alívio quanto de prevenção.

E ela tem uma curva em “J”. Quem não toma nada, tem mais dores de cabeça do que quem toma um pouco de café diariamente, até duas xícaras diariamente. Se a pessoa vai aumentando a ingesta para números muito grandes, o excesso de cafeína também provoca dores de cabeça. Por quê? Aumenta a ansiedade, o nervosismo, a tensão muscular, piora o sono e acaba piorando o risco de dor de cabeça.

Mas, a cafeína tem efeito sim na prevenção desde que seja um consumo regular e até duas xícaras por dia – de preferência, de manhã ou depois do almoço, não tomando-as à noite para não atrapalhar o sono.

Vitamina E com Óleo de Borragem

A vitamina E é especialmente boa para a enxaqueca menstrual juntamente com o óleo de borragem. A enxaqueca menstrual é aquela enxaqueca que vem no período antes da menstruação ou durante o período da menstruação, mas tipicamente no período da TPM, o período que precede a menstruação.

Então, se a mulher tem uma regularidade na menstruação, prevê quando vão vir as dores de cabeça. E antes de começar o período da TPM, começa a tomar vitamina E de 800 UI mais óleo de borragem.

O óleo de borragem tem diversos produtos, como, por exemplo, o Gamax, mas tem vários suplementos que vocês podem encontrar facilmente na internet. Ele é o óleo de uma planta, que é a borragem; esse óleo de borragem tem um ácido, uma gordura poliinsaturada, que ajuda a diminuir o estado inflamatório, as prostaglandinas, produzidas no período da TPM.

Então, a associação da vitamina E de 800 UI mais o óleo de borragem iniciada antes do período da TPM, reduz muitos sintomas de TPM: as dores de cabeça, cólicas e até mesmo pode reduzir sintomas emocionais relacionados à própria TPM.

Acupuntura

Também, como forma preventiva, acupuntura. Ela não é a técnica adequada para o alívio imediato da dor, porque tem que saber exatamente o tipo de dor e tem que ser um acupunturista muito bom nesse sentido.

Mas, realizada periodicamente, ajuda a reduzir a ansiedade e, dessa maneira, atua como uma prevenção para dores de cabeça. Não é para toda dor de cabeça, mas para dores de cabeça tensionais e de relativamente baixa intensidade a acupuntura é muito boa.

Biofeedback

Técnicas como de biofeedback. O profissional põe um eletrodo nos músculos que vai fazer leitura da contratura muscular e mostrar a pessoa que está contraída e ensiná-la a relaxar a musculatura para não ter a dor.

Fisioterapia

Também a própria fisioterapia, que tem elementos de alívio e de prevenção das dores. Fisioterapia tem diversas técnicas de liberação miofascial, relaxamento, consciência corporal, que são técnicas naturais para a prevenção de dor de cabeça.

Exercícios

Igualmente, exercícios, qualquer tipo de exercício, desde que não seja de traumas na cabeça, lógico, mas exercícios físicos aeróbicos, não traumáticos e não tendo impacto também, que não forçam com tanto impacto, especialmente musculaturas cervicais, têm um elemento protetor de dor de cabeça.

A atividade física, feita com regularidade, sem impacto em musculatura cervical e no crânio, e nem traumas, como boxe, por exemplo, é preventiva de dor de cabeça.

Então, de tratamentos preventivos naturais temos:

  • O magnésio;
  • As vitaminas do complexo B, especialmente B6, B12, metilfolato;
  • A cafeína;
  • A vitamina E e;
  • O óleo de borragem no período da TPM;
  • Acupuntura;
  • Biofeedback;
  • Fisioterapia;
  • E exercícios.

Você que está lendo o conteúdo sobre tratamentos naturais para prevenção de dor de cabeça, escreva nos comentários o que está achando do artigo, o que já usou como uma técnica natural para prevenir ou tratar a dor de cabeça, conte a sua história porque isso pode ajudar muitas outras pessoas.

Alívio ou Abortivos

Além dos elementos de gatilho e da prevenção, tem os elementos naturais próprios para alívio, o que o neurologista chama de abortivo da dor de cabeça.

A pessoa está com um processo já de dor, naquele momento está com dor, faz algo para abortar; ela aborta o processo de dor de cabeça. Então, são técnicas e tratamentos de alívio imediato de dor ou abortivos.

Compressa Fria

Começamos com a terapia física mais clássica de todas, que é calor e frio. A compressa fria é especialmente boa para enxaqueca. E temos que fazer distinção da enxaqueca da dor de outras dores não de enxaqueca.

A dor de enxaqueca é aquela que pulsa, lateja, tem incômodo com a claridade, o barulho, dá náusea, você sente que parece que o sangue está pulsando dentro da cabeça.

Tem um trabalho que a compressa fria no pescoço e na cabeça, por 30 minutos, tem um alívio muito grande para crises de enxaqueca. Porque o frio ajuda a fazer uma vasoconstrição, o vaso tem uma constrição e isso melhora o processo da enxaqueca. Então, compressa fria para a dor de enxaqueca.

Compressa Quente

Para dores outras, que é a dor que começa no pescoço, está no músculo, não é uma dor que vem junto com náusea, enjoo, incômodo com a claridade, com o barulho, especialmente se você tocar na musculatura do pescoço e sentir que está rígida, dolorida, é compressa quente.

A compressa quente em musculatura do rosto, do pescoço, vai ajudar os músculos a relaxarem, a fazer o sangue passar dentro do músculo. Isso ajuda muito nas dores de cabeça tensionais, na miofascial, no bruxismo.

Compressa fria para enxaqueca, compressa quente para tensional; miofascial, que é do músculo; e bruxismo.

Retirar Pressão Sobre a Cabeça

Também é muito importante como técnica natural, uma coisa simples, retirar coisas que estão apertando a cabeça, como boné, capacete, arquinho, tiara, cabelo preso, que é muito comum, porque só de soltar a cabeça de coisas que estão causando pressão sobre ela, já ajuda no tratamento, alívio da dor de cabeça.

Desligar Luzes

Desligar luzes e ficar no escuro também ajuda muito a aliviar as dores de cabeça.

Chá de Gengibre

O chá de gengibre realmente foi estudado e com um benefício muito legal comparado até mesmo com o paracetamol.
A pessoa, ingerindo o chá de gengibre no momento da dor, tem um efeito benéfico de alívio comparado à potência de um paracetamol. Então, o chá de gengibre é um recurso natural que pode ser utilizado para o alívio imediato da dor.

Cafeína

A cafeína tem um efeito de alívio. Tanto que já tem estudos mostrando que medicamentos sem e com cafeína, os que têm cafeína têm um alívio melhor da dor de cabeça do que os sem.

Por exemplo, paracetamol e paracetamol com cafeína; dipirona, dipirona com cafeína, algum anti-inflamatório, igual ibuprofeno, ibuprofeno com cafeína. Todos esses medicamentos que têm cafeína, ela ajuda na dor.

E até mesmo a cafeína sozinha, que vai ter no café, no chá preto, no chá mate ou em diversas outras coisas, também ajuda no alívio imediato das dores de cabeça.

Automassagem de Pontos

Outro elemento para aliviar imediatamente é a pressão em pontos. Tem uns pontos de pressão, como, um clássico, entre os olhos. Outro é no músculo entre o polegar e o primeiro dedo – da pessoa apertar, mas tem que apertar com força mesmo, é apertar sem dó, com muita força. São pontos de Do-In, que é uma técnica chinesa de acupuntura por pontos de pressão.

Os clássicos para dor de cabeça são esses: entre as sobrancelhas e da mão. E a pessoa também pode fazer automassagem nos pontos mais clássicos de dor, como das têmporas, que é muito comum da pessoa ter dor, pode fazer uma automassagem, abrindo a boca, para ter um alívio.

Em pontos do pescoço, tem que encontrar: se ela mexe o pescoço, vai achar um ponto duro, mais inflamado, que vai ter que apertar com bastante firmeza para poder soltá-lo.

As automassagens são importantes e devem ser exploradas, é a própria pessoa que tem que explorar, de tocar o próprio corpo para descobrir pontos onde possa estar desenvolvendo elementos de dor.

Óleo Essencial de Menta

Além dos pontos de pressão, do Do-In, e de automassagem, a pessoa pode utilizar óleos essenciais. Foi comprovado o benefício dele para crianças, especialmente, que foi o estudado, o óleo de menta.

Tem estudos com óleos de menta e os de lavanda, mas o óleo essencial ou essência puramente, de menta, que é o peppermint, em inglês, foi muito estudado e muito bem diferenciado do placebo, porque inalação de vapores com cheiro de menta, por 15 a 30 minutos, ajuda no alívio de dores de cabeça.

Esse trabalho foi feito com crianças fundamentalmente, dos artigos que eu vi, mas têm trabalhos para adultos também.

Aparelho de TENS

E, logicamente, um clássico, é o aparelho de TENS. Existem vários aparelhos de TENS que você compra na farmácia, hoje em dia, que prega no ombro ou no pescoço, e tem um eletrodo em um ponto, outro no outro. Passa uma corrente elétrica e faz o músculo contrair de maneira tal que vai como se fazendo uma massagem, relaxando o músculo. E promove a circulação de sangue no músculo e isso alivia muito as dores de cabeça da pessoa.

Logo, para formas de alívio da dor temos:

  • A compressa fria para enxaqueca;
  • Compressa quente para dor miofascial, tensional, bruxismo;
  • Retirada de elementos que estejam apertando a cabeça, como presilha de cabelo, arquinho, chapéu, etc;
  • Desligar luz;
  • Chá de gengibre;
  • Cafeína;
  • Massagem e automassagem dos pontos;
  • Óleos essenciais, especialmente o de menta e também de lavanda;
  • E o aparelho de TENS.

Então pessoal, hoje, descrevemos diversos elementos para o tratamento natural da dor de cabeça.

E se gostou do artigo, dê aquele like, compartilhe com uma pessoa que você conheça que tenha dor de cabeça e compartilhe como um todo também, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Willian Rezende do Carmo

CRM: 160.140
RQE: 50.546

Fundador da clínica Regenerati. Médico do Sirio Libanes, BP Mirante e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Neurologista especializado em dor, sono e disturbio do movimento (Parkinson e tremor).








Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?