Polissonografia domiciliar  A Polissonografia é um exame que registra vários parâmetros fisiológicos durante o sono. Quando uma pessoa dorme, acontecem diversos fenômenos, como diminuição da temperatura corporal, queda da frequência cardíaca, da pressão arterial e da frequência respiratória.

O ritmo da atividade elétrica cerebral muda para padrões de atividade de sono e alguns elementos devem se manter, como a saturação de oxigênio do sangue. O objetivo do exame  é detectar as anormalidades que podem acontecer durante o repouso.

A Polissonografia Clássica é aquela realizada no laboratório do sono, no qual se colocam  vários eletrodos por todo o corpo, para se obter os seguintes dados: Vídeo de toda a noite, Eletroencefalograma (EEG), Eletrooculograma (EOG), Fluxometria de ar nasal e bucal (termistor e fluxometria), Eletrocardiograma (ECG), Saturímetro digital, Cintas torácica e abdominal, Eletrodos de miografia, de superfície mentoniana, de braços e de pernas.

Sem contar, que necessita de um técnico continuamente monitorando o sono do paciente. Esse método é o padrão ouro e o que mais fornece informações sobre o sono da pessoa, mas também é a modalidade mais desconfortável de ser realizada e, tipicamente, deve-se  esperar por vagas para a realização do mesmo.

Polissonografia domiciliarJá a Polissonografia Domiciliar pode ser realizada de uma forma completa ou mais simples. Na mais completa, é necessário que um técnico coloque  os eletrodos, prepare os equipamentos e retire-os, pessoalmente no outro dia. Mesmo da domiciliar completa não há vários parâmetros importantes que estão presentes no padrão ouro do sono, mas ainda sim é mais confortável por se estar em casa, ter menos um pouco menos de fios e aparelhos ligados ao corpo. Mas é possível ter quase todos parâmetros da polissonografia completa de laboratório.

Na forma mais simples, o exame é focado nos diagnósticos de: Apneia do Sono, Ronco e Fragmentação do sono. E para isso, há medidas de cinta torácica, fluxo de ar nasal e bucal, saturação de oxigênio, frequência cardíaca, posição corporal e movimentos corporais. Por outro lado, tem a desvantagem de ter muitos menos parâmetros do que a polissonografia clássica, como por exemplo, não daria  para fazer um diagnóstico de epilepsia noturna, mas é muito mais confortável por ter muitos menos aparelhos e fios sobre o corpo e pode ser realizada em casa e para a proposta de apneia do sono, ronco e fragmentação do sono funciona perfeitamente.

Na Clínica Regenerati, possuímos a Polissonografia domiciliar na forma simples, que é a poligráfia do sono.

Realizado por Willian Rezende e Victor Miranda

Referências: Polissonografia

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547