Eletroencefalograma (EEG)

  • Eletroencefalograma de rotina
  • Eletroencefalograma com mapeamento
  • Eletroencefalograma prolongado

O exame de eletroencefalograma é um procedimento utilizado  para  registrar a atividade elétrica do cérebro através da aplicação de eletrodos adesivos inseridos na superfície do couro cabeludo. Quanto maior o número de eletrodos, maior a resolução da informação obtida. O exame é indolor, não causa nenhum tipo de choque e se assemelha ao eletrocardiograma.  A diferença entre os procedimentos é que o EEG avalia a atividade elétrica do cérebro com eletrodos e pasta condutora colocados no couro cabeludo enquanto no eletrocardiograma, a atividade elétrica do coração é avaliada com eletrodos e pasta condutora no tórax.

Classicamente, o exame é utilizado para registrar atividades elétricas anormais relacionadas à epilepsia. Entretanto, o EEG  também traz  informações a respeito de outros aspectos do funcionamento cerebral normal, contribuindo para investigação de outras patologias, como por exemplo: crises psicogênicas, síncopes (desmaios), distúrbios do movimento (movimentos involuntários), coma, enxaquecas com auras e nas queixas de perda de memória.

É importante ressaltar que o EEG  não é indicado para diagnóstico de enxaqueca. O diagnóstico de enxaqueca é realizado pela história clínica.  Confira abaixo as aplicações mais apropriadas do procedimento:

Eletroencefalograma de rotina: é o EEG realizado em sono, vigília, hiperpnéia (quando se respira muito rápido) e fotoestimulação (coloca-se uma luz piscando de maneira específica na frente dos olhos abertos). Um exame minucioso  tem a duração de cerca de 40 minutos.

Eletroencefalograma (EEG)

Eletroencefalograma com mapeamento: é realizado uma análise quantitativa e diferenciada das ondas cerebrais por regiões cerebrais.

Eletroencefalograma (EEG)

Eletroencefalograma prolongado: é o mesmo EEG porém realizado continuamente por um recorte de tempo maior.

Realizado por Paula Girotto, Marcelo Schmidt

Referências:

Eletroencefalograma

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547