Pensamentos negativos estão relacionados a doença de Alzheimer

O que são pensamentos negativos repetitivos?

Como o próprio nome demonstra, se trata da repetição de pensamentos de natureza negativa.

Ou seja, o indivíduo pensa de forma repetitiva sobre coisas ruins. Esse quadro também pode ser chamado de ruminação de pensamentos. Pois, a pessoa fica pensando naquele assunto de forma continua.

Tais pensamentos não configuram doenças como depressão ou ansiedade.

Alzheimer

O que é Alzheimer?

A doença é um conjunto de sintomas que envolve perda de memória, dificuldade de linguagem e dificuldade para se posicionar no espaço.

Além disso, é uma doença neurológica progressiva, ou seja, o quadro se agrava com o decorrer do tempo.

Onde surgiu a percepção dessas patologias?

Pesquisadores observaram que pacientes portadores de depressão e ansiedade tem mais probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer. Além disso, perceberam que aqueles pacientes deprimidos ou ansiosos que apresentavam pensamentos negativos repetitivos tinham mais chances ainda de desenvolver a doença.

Por conta dessa observação, foi realizado um estudo com 292 pessoas que não eram portadoras de Alzheimer.

No teste, todos os participantes fizeram exames clínicos cognitivos, testes de ansiedade e de depressão, teste de pensamentos negativos repetitivos. Além disso, foi realizado um exame que analisa proteínas relacionadas ao desenvolvimento do Alzheimer no cérebro.

Após 4 anos, os participantes refizeram todos os exames e testes. O estudo constatou que os indivíduos que tem pensamentos negativos repetitivos tem maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.

Pensamento

Um caso real: pensamentos negativos repetitivos x Alzheimer

Em uma cidade de Minas Gerais, havia um senhor popularmente chamado de Tião, o Reclamão. Tião tinha o hábito de reclamar e dizer coisas negativas. Após alguns anos, além de afastar até mesmo os seus filhos de perto dele, Tião adoeceu.

O indivíduo desenvolveu demência, o que corrobora com o estudo citado.

Lado positivo do pensamento negativo repetitivo

O pensamento negativo repetitivo é um fator de risco para a doença de Alzheimer, porém, ele é tratável. Desta forma, o indivíduo pode não desenvolver a patologia.

Ajuda médica especializada pode auxiliar no tratamento contra tais pensamentos e proteger a saúde do indivíduo.

Autor: Dr. Willian Rezende




Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?