Pensamentos negativos estão relacionados a Doença de Alzheimer
Pensamentos negativos estão relacionados a Doença de Alzheimer: Como o próprio nome demonstra, se trata da repetição de pensamentos de natureza negativa.
O que são pensamentos negativos repetitivos?
Ou seja, o indivíduo pensa de forma repetitiva sobre coisas ruins. Esse quadro também pode ser chamado de ruminação de pensamentos. Pois, a pessoa fica pensando naquele assunto de forma continua.
Tais pensamentos não configuram doenças como depressão ou ansiedade.
O que é Alzheimer?
A doença é um conjunto de sintomas que envolve perda de memória, dificuldade de linguagem e dificuldade para se posicionar no espaço.
Além disso, é uma doença neurológica progressiva, ou seja, o quadro se agrava com o decorrer do tempo.
Onde surgiu a percepção dessas patologias?
Pesquisadores observaram que pacientes portadores de depressão e ansiedade tem mais probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer. Além disso, perceberam que aqueles pacientes deprimidos ou ansiosos que apresentavam pensamentos negativos repetitivos tinham mais chances ainda de desenvolver a doença.
Por conta dessa observação, foi realizado um estudo com 292 pessoas que não eram portadoras de Alzheimer.
No teste, todos os participantes fizeram exames clínicos cognitivos, testes de ansiedade e de depressão, teste de pensamentos negativos repetitivos. Além disso, foi realizado um exame que analisa proteínas relacionadas ao desenvolvimento do Alzheimer no cérebro.
Após 4 anos, os participantes refizeram todos os exames e testes. O estudo constatou que os indivíduos que tem pensamentos negativos repetitivos tem maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.
Um caso real: pensamentos negativos repetitivos x Alzheimer
Em uma cidade de Minas Gerais, havia um senhor popularmente chamado de Tião, o Reclamão. Tião tinha o hábito de reclamar e dizer coisas negativas. Após alguns anos, além de afastar até mesmo os seus filhos de perto dele, Tião adoeceu.
O indivíduo desenvolveu demência, o que corrobora com o estudo citado.
Lado positivo do pensamento negativo repetitivo
O pensamento negativo repetitivo é um fator de risco para a doença de Alzheimer, porém, ele é tratável. Desta forma, o indivíduo pode não desenvolver a patologia.
Ajuda médica especializada pode auxiliar no tratamento contra tais pensamentos e proteger a saúde do indivíduo.
Mais Informações sobre a Fonte e o Autor
- Autor: Dr. Willian Rezende