Se Mexer Enquanto Dorme – O que pode Ser
Se você quer saber sobre o que é Movimentar-se Durante o Sono, o que podem ser esses movimentos durante o sono, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do Youtube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai explicar sobre isso.
Movimentar-se Durante o Sono, o que pode Ser?
Neste conteúdo, vamos abordar sobre os distúrbios que levam a pessoa a se movimentar durante o sono. Os movimentos durante o sono não são uma coisa normal, o natural é o corpo estar em repouso durante todo sono e quando ela tem movimentos durante o sono, podem representar diferentes patologias.
Sonambulismo
A primeira patologia que vamos citar sobre movimentos anormais durante o sono é o sonambulismo. Temos que saber que é importante reconhecer que, apesar do nome, o sonambulismo não se limita ao caminhar durante o sono, não é somente aquela pessoa que levanta os braços e caminha dormindo.
Até, no comum, não é nem levantar os braços para caminhar dormindo. Esses episódios tendem a envolver várias ações simples ou complexas que podem durar alguns segundos ou até meia hora ou mais.
Quando alguém acorda, fica confusa ou simplesmente acaba voltando sozinha para cama. Com menos frequência, os comportamentos tendem a ser violentos ou mais complexos, incluindo até mesmo dirigir um carro.
Então, episódios de sonambulismo podem envolver desde andar, correr, estar até de olhos abertos, vidrados, com uma expressão de rosto vazio, ‘olhando para o nada’, ter uma fala minimamente responsiva, tipo “lalalala / o que que você disse? / ah, comer alguma coisa na cozinha” ou ficar falando uma coisa incoerente “ah, cachorro com telefone e poste, e tal”.
Ou até mesmo discursos mais complexos, em que começa a fazer um discurso sobre política, por exemplo, que também chama sonilóquio; ela nem sequer tem que levantar para poder estar fazendo o discurso, pode estar deitada e falando loucamente, altos discursos.
Pode fazer até mesmo coisas rotineiras, como se despir e vestir uma roupa de trabalho, mover os móveis de um lado para o outro da casa. Se tipicamente varre, pega a vassoura para fazer, pode envolver comportamentos sexuais, como sexônia, de querer se masturbar, fazer movimentos sexuais, ou até mesmo tentar o ato sexual com o parceiro de cama. Ela pode urinar em locais inapropriados, de acordar e fazer xixi em algum canto da casa ou algo do tipo.
Então, o sonambulismo tende a envolver desde movimentos simples e de pequenas coisas, como ficar tentando pegar coisas no ar, deitado mesmo, mexendo para lá e para cá, tentando fazer algum movimento sem sentido, como até mesmo de fazer movimentos altamente complexos, como pegar o carro e sair dirigindo sem propósito.
Então, um sintoma importante do sonambulismo e de outras parassonias não REM é que a pessoa praticamente nunca se lembra do episódio ao acordar. Por esse motivo, na maioria das vezes, aprende sobre o acontecido por meio de algum membro da família ou do colega da casa.
Outro elemento comum das parassonias desse tipo de sono é que elas, normalmente, ocorrem durante a primeira metade do sono, quando tende a passar uma porcentagem maior de tempo nos estágios mais profundos do sono não REM.
Epilepsia
Outro tipo de movimento anormal que pode acontecer durante o sono são as síndromes epilépticas. Das epilepsias noturnas estão crises convulsivas com movimentos que podem ser típicos, com a pessoa contraindo fortemente os músculos, igual ao esticar os braços e começar a se debater toda, e até mesmo morder língua, por exemplo, urinar na cama.
Às vezes, o paciente não se lembra, porque tem a crise dormindo e assim que termina, volta a dormir, mas vai saber que teve por causa das dores nos músculos da força grande que fez, de língua mordida, de móveis / roupa de cama que ficaram bagunçados, porque se debateu toda e pode ter bagunçado alguma coisa do criado-mudo, a roupa de cama ter ficado toda virada, bagunçada.
E, obviamente, também do relato de quem vê ou ouve as crises, as pessoas que estão morando com ele podem acabar relatando.
Mas as crises igualmente tendem a ser em forma de espasmos em sequência e o paciente é acordado e ainda tem mais outros em sequência, do mesmo modo que tem chance de acontecerem quando está acordado.
Então, tudo isso são tipos de epilepsias noturnas, que acontecem durante a noite, mas também podem acontecer durante o dia, e geram movimentos que a pessoa tem durante o sono e é algum tipo de movimento noturno.
Mioclonias do Sono
Outro tipo de movimento noturno são as mioclonias do sono ou espasmos do sono, que são hípnicos, também chamados de início do sono.
Diferentemente da epilepsia mioclônica juvenil, que é aquela que citamos, em que os espasmos vêm já durante o sono, esses vêm no início do sono, são contraturas musculares repentinas e involuntárias que você pode sentir ao adormecer.
Hípnico é abreviação de hipnagógico, uma palavra que descreve a transição entre a vigília e o sono, que é quando esses espasmos ocorrem. Então, é na transição entre a vigília e o sono que dá esse espasmo que mais lembra um susto, que acaba acordando a pessoa transitoriamente e pode até voltar a adormecer.
Normalmente, são causadas por consumo excessivo de cafeína ou nicotina, exercícios muito vigorosos durante a noite, privação de sono, que é das causas mais comuns da mioclonia do sono, seja porque a pessoa tem insônia ou está restringindo o seu tempo voluntariamente, tipo, está querendo dormir muito tarde e tem que acordar muito cedo, ou está passando por período de estresse ou ansiedade muito grande.
Você que está acompanhando o artigo, escreva nos comentários o que acha dos distúrbios dos movimentos do sono, o que são esses movimentos durante o sono. Já teve algum tipo de movimento anormal durante seu sono? O que tem de dúvidas em relação aos distúrbios dos movimentos do sono, aos movimentos que ocorrem durante o sono?
Movimentos Periódicos de Membros
Outro movimento anormal que pode acontecer durante o sono é o movimento periódico de membros, um distúrbio que pode vir na forma de câimbras, espasmos repetitivos, movimento das pernas, pequenos chutes. É o único tipo que ocorre apenas durante o sono e, às vezes, é chamado de movimentos periódicos de pernas ou membros durante o sono, porque o “periódico” refere-se ao fato dos movimentos serem repetitivos e rítmicos, ocorrendo a cada 20, 40 segundos.
Está a perna do paciente dormindo, dá um tempinho, mexe. Mais uns 20 segundos, dá uma mexidinha de novo. Ou a cada, mais ou menos, 30 segundos dá pequenos movimentos. Não é um chute grande, é uma mexidinha da perna, são pequenos movimentos que ocorrem de forma periódica, cíclica, e durante o sono quase todo.
Os movimentos periódicos de membros também são considerados um distúrbio do sono, porque, muitas vezes, perturbam o sono e impedem que a pessoa tenha um sono profundo e contínuo, levam à sonolência diurna e ocorrem somente durante a noite.
Por que estamos explicando isso? Para diferenciar entre movimentos periódicos de membros durante o sono da síndrome das pernas inquietas, que é uma sensação incômoda nos membros inferiores quando a pessoa está acordada, levando a uma urgência de movimentar as pernas para ter um alívio dessa sensação desagradável.
Então, é diferente, quem tem pernas inquietas, ainda está acordado, pode estar querendo até cochilar, mas tem uma sensação incômoda nas pernas que leva a urgência de querer mexê-las, esfregar, andar, movimentar para ter um alívio daquela sensação desagradável.
Já o movimento periódico de membros ocorre enquanto está dormindo, não tem sensação desagradável nem nada, a pessoa não tem consciência nenhuma e fica dando aquelas mexidinhas nas pernas de forma periódica.
Transtorno Comportamental de Sono REM
Também tem o transtorno comportamental de sono REM, que também é um distúrbio comportamental de sono REM, no qual você representa fisicamente os sonhos vívidos e, muitas vezes, desagradáveis com sons vocais, murmúrios ou gritos, e movimentos repentinos.
Muitas vezes, movimentos violentos, de braços e pernas, que é um soco, chute, movimento de braço mais brusco, ou aqueles murmúrios, tem gritos, sobressaltos grandes, chega até, às vezes, a cair da cama.
Por exemplo, ela sonha que está lutando com alguém, logo, vai dar soco. Se sonha que está jogando bola, vai dar chute, como se estivesse chutando uma bola. Então, é como se o corpo estivesse encenando os sonhos que estão acontecendo durante o sono REM.
E, normalmente, a pessoa não se move durante o sono REM, movimenta apenas os olhos. O REM vem de rapid eye movements, ou movimentos rápidos dos olhos, que é um estágio normal do sono e ocorre, muitas vezes, durante a noite.
Cerca de 20% do sono é gasto no sono REM e o horário normal, que é o típico da pessoa sonhar, que ocorre, principalmente, durante a segunda metade da noite de sono.
O transtorno de comportamento do sono REM é uma doença justamente porque, no momento em que o corpo deveria estar completamente paralisado, para o cérebro estar sonhando, fica movimentando, acompanhando os sonhos da pessoa. E ele pode estar ligado a outras doenças neurológicas e demais problemas neurológicos também.
Esses são os exemplos das principais patologias que levam a ter movimentos durante o sono.
Então, você que conhece uma pessoa que está dando algum movimento, alguma mexida, falando, gritando, alguma coisa assim durante o sono, envie o link deste conteúdo, pois ela pode entender mais o que está acontecendo com o sono dela para que possa buscar a causa e o tratamento corretos do seu transtorno de movimento do sono. Além disso, se gostou do artigo, compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.
Assista ao vídeo e saiba mais: