Dor, Labirintite e Tontura – Quando se Preocupar
Se você quer saber qual é a relação entre Dor, Labirintite e Tontura, fique até o final deste artigo, que o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai abordar sobre isso.
Relação Entre Dor, Labirintite e Tontura
Neste conteúdo, vamos explicar sobre a relação entre dores, labirintite e tontura, em que a labirintite comumente é tida como uma causa de dor: “ah, eu tenho uma dor de cabeça por conta da labirintite”; “ah, a sua dor vem por conta da labirintite”, “a labirintite causa isso, a labirintite causa aquilo” e todo mundo tem esse senso comum. E o mais incrível: até certos médicos atribuem as dores que a pessoa tem à labirintite.
Diferença Entre Labirintite e Tontura
Primeira coisa: temos que explicar a diferença entre labirintite e tontura. Labirintite é aquela tontura em que a pessoa fica girando. Normalmente, fica tentando sair para um lado e pende o corpo, ou se vai andar, sai por um lado. E se mexe a cabeça, tudo piora, porque o labirinto está inflamado.
Labirintite = ‘ite’ é de inflamação, igual conjuntivite, rinite, amigdalite.
Se o labirinto fica inflamado, tendo um disparo desproporcional, esse desbalanço entre um labirinto inflamado e outro não acaba dando essa vertigem, em que vê as coisas rodando, o olho fica mexendo para um lado, para o outro.
Agora, tontura é toda a sensação que a pessoa tem de não ter pleno equilíbrio e sente que não tem um controle pleno do seu corpo e dos movimentos, e pode ser de diversas causas e maneiras. Nós temos outro artigo explicando sobre os Quatro Tipos Principais de Tontura e a labirintite é um tipo de tontura – não é toda tontura que é uma labirintite.
Labirintite e Tontura não Causam Dor
Então, o que é de labirintite e tontura de dor?
Primeiramente, labirintite e tontura não são causas de dor. Normalmente, a “labirintite” que as pessoas mais falam, que é a vertigem posicional paroxística benigna, uma tontura de quando alguém olha para cima rápido ou rola na cama, e vem uma sensação de “tontura” rapidinho, ou se tem várias outras tonturas por diversas maneiras.
Normalmente, as tonturas não causam dor, a tontura e labirintite não são uma causa verdadeira de dor na pessoa.
Relação de Dores Juntamente com Tontura
Se, então, a labirintite e as tonturas não causam dores, por que é comum pessoas e até médicos dizerem que a dor é devido à labirintite?
Primeiramente, tem um erro muito grande de conceito sobre o que são labirintite e tonturas, e existe sim uma relação de dores que vêm junto de tonturas, que, agora, vamos explicar um pouco mais.
Dor de Cabeça e Tontura
Por exemplo, dor de cabeça e tontura é uma relação comum, especialmente, na enxaqueca. E em mais ou menos 30%, 40% dos pacientes que têm esse tipo de condição é comum terem sensações de tontura. A pessoa tem algum desequilíbrio, uma cinetose, que é piorar a tontura com um movimento de barco, do carro ou qualquer coisa, e fica mais enjoada com os movimentos.
Isso é uma causa, uma consequência comum da enxaqueca, mas não é que a tontura cause a dor, é ao contrário: a pessoa tem a dor, tem a enxaqueca que provoca a tontura por afetar o centro do vômito e a parte do tronco cerebral, que também afeta a parte vestibular.
Fibromialgia e Tontura
A fibromialgia é uma doença que afeta em dores difusas pelo corpo, há fadiga, sono ruim e esquecimento, mas junto dos sintomas também vem tontura. É super comum a pessoa que tem fibromialgia ter queixas de tontura e não é que as tonturas causem a dor da ‘fibro’, é ao contrário: ela tem a doença de fibromialgia e juntamente vêm as tonturas.
Dor Miofascial e Travamento Cervical e Tontura
E se a pessoa tem a famosa dor do pescoço junto com tontura? Sim, isso pode vir, mas não é que a tontura cause a dor; ela tem a dor miofascial, que são os músculos que estão extremamente contraídos, e essa contratura excessiva dos músculos geram dor, às vezes, nem no pescoço – a pessoa sente a dor na nuca, na cabeça, em outros lugares
e, às vezes, no pescoço também, em que os músculos ficam rígidos.
E como isso causa tontura? É só lembrar do reflexo de perseguição, por quê?
Se estamos andando e olhando para frente, o que estamos vendo não fica mexendo, temos um reflexo, e todos os animais, de perseguição, em que o olho mira em algum local e, à medida que andamos, a visão daquilo fica centralizado, não fica balançando para lá e para cá conforme movimentamos.
Lembra da chita ou de outro animal felino correndo em velocidade e a cabeça fica paradinha, o tronco todo mexendo e a cabeça parada porque está fixada na presa para não perder o foco dela e manter o processo de caça – é só lembrar: a cabeça fica paradinha e o tronco fica todo mexendo.
Então, por quê? Quando nos movimentamos, fazemos parte do processo de coordenação e equilíbrio do conjunto de movimentos do pescoço, do tronco, da coluna para manter a visão e o labirinto na missão de ir àquele local do jeito que desejamos.
Quando estamos andando, não temos a sensação de que estamos balançando para lá e para cá, sendo que nós estamos. Se alguém ver o movimento da cabeça nossa, ela fica sempre mexendo a cada passo.
Agora, se alguém fica com a cabeça toda travada, a cada passo sente a visão; toda a sensação de movimentar o corpo é transmitida para cabeça, isso movimenta muito mais os labirintos e a visão também.
Então, a pessoa que fica caminhando com o pescoço travado tem uma sensação de tontura que é muito específica, relatando que quando está deitada ou sentada e parada não vem a tontura, mas vem quando anda.
Se ela começa a andar, fala: “ah, estou tonta, com tontura” e tem que parar, sentar, deitar. E quando você vai apalpar o pescoço dela, apalpa os músculos, vê que estão extremamente duros e doloridos, é a dor miofascial que causa um travamento da musculatura de todo o funcionamento do pescoço, até dos pequenos músculos que temos e fazem o ajuste fino da cabeça em relação à coluna.
Se ficam todos travados, não temos isso e quando a pessoa anda, acaba tendo esse chacoalhamento da cabeça, o que causa uma tontura. E isso é a dor miofascial, que leva uma dor no pescoço, o travamento, e tem essa relação com a tontura – é do pescoço duro.
Bruxismo e Tontura
Outra forma de relação da dor e da tontura é o bruxismo, a pessoa que fica o tempo todo apertando a musculatura da mastigação. Esses músculos têm uma relação íntima com os ouvidos internos e quando ficam extremamente contraídos, levam a um tipo de inflamação do músculo que inflama também o labirinto e outras estruturas relacionadas ao controle.
Tanto que se a pessoa fica o tempo todo apertando, é muito comum ter zumbidos e um tipo de tontura, que é inespecífico, mas é afetado por conta dos músculos da mastigação.
Quando a dentista especialista em Dor agulha os músculos e os infiltra, a tontura desaparece como mágica e é uma maravilha. E tem que fazer o próximo passo de a pessoa ficar apertando, porque o bruxismo não é só quando ela range os dentes, às vezes, é só de apertá-los também.
Dores Abdominais (Indigestão, Desidratação, Intoxicação Alimentar e Viroses)
Dores abdominais também podem levar à tontura. Por exemplo, se ela tem uma indigestão, desidratação, intoxicação alimentar, virose daquelas que começa no intestino, em que a pessoa começa a ter náuseas, vontade de vomitar, isso também causa uma tontura, que é muito mais relacionada com a ativação do sistema parassimpático e do nervo vago, que faz ter uma sensação de queda de pressão e dá a sensação de tontura global – é outro tipo de tontura diferente daquela do pescoço ou a do bruxismo.
Nessa tontura, a pessoa sente que vai ficar mole ou parece que vai cair a pressão, ou que vai junto com um enjoo, com a náusea e é uma mistura que só quem já teve esses problemas de parte de tubo digestivo sabe como é.
E isso pode vir até também por questão de intoxicação alcoólica, em que ela bebeu demais e intoxica; o álcool irrita o estômago e o tubo digestivo – e também causa mesmo que ainda não venha a tontura do álcool, porque só a irritação dele já causa uma sensação de tontura.
Dissecção das Artérias Vertebrais
Também tem uma causa de dor e tontura que é mais séria, que é a da dissecção da artéria vertebral. Nós temos uma artéria que é mais fininha, que passa na parte de trás do pescoço e manda sangue para o cerebelo, que é responsável pela coordenação fina dos movimentos, e se tem uma dissecção da artéria vertebral, a pessoa pode sentir uma dor no pescoço ou na base da cabeça, e começar com uma tontura de incoordenação, porque pode estar recebendo menos sangue ou tendo até mesmo um AVC.
Normalmente, essas vêm de uma vez; a pessoa não sentia aquela dor, começa a vir de uma maneira fixa e é uma tontura de incoordenação que pode afetar, às vezes, um lado só.
Artrose com Compressão Vascular e Síndrome de Bow Hunter
Agora, uma causa bem mais rara, até mais do que a dissecção de artéria vertebral, são artroses da coluna, de uma maneira tão gigantesca, tão absurdamente grande, que vão comprimir a artéria vertebral, que leva o sangue para o cérebro do cerebelo, ficando apertada. Se ela fica apertada, o sangue não passa direito, se o sangue não passa direito, o cerebelo não tem o sangue e a pessoa tem tontura.
E tem outra síndrome que é uma variante dessa da artrose que é a espondilose, a doença da coluna (“espondilo” = coluna; espondilose é a coluna doente, é a coluna com bicos de papagaios gigantes).
Quando o bico do papagaio ganha uma conformação tal e a pessoa gira o pescoço para lateral, fazendo uma rotação, uma ponta de osso junta com a outra e espreme a artéria vertebral.
Somente nesse momento, em que faz a rotação da coluna, tem a tontura, ou quando ela deita e flexiona muito também o pescoço para trás – isso chama-se Síndrome de Bow Hunter, que justifica cirurgia na coluna.
Único Caso de Dor e Tontura: Inflamação do Labirinto, Labirintite
Agora, para não falar que não existe nenhuma tontura com dor e que ela seja a causa da dor, a rara doença labirintite, que é a inflamação, a infecção do labirinto, quando a pessoa tem uma infecção no ouvido e fica, às vezes, com febre e vai ter uma dor lá no labirinto, aquilo é que está causando a tontura – a tontura por conta da labirintite é a causa da dor.
É dos poucos e raríssimos casos em que a tontura tem a ver com a dor, mas a labirintite (que é ‘ite’ de inflamação, infecção, que é de algum problema inflamatório no labirinto), vem só mediante às infecções virais, bacterianas ou fúngicas do ouvido interno.
E, normalmente, se tem uma infecção desse nível, às vezes, tem que operar o ouvido para drenar o pus e tomar antibióticos realmente bem fortes.
Você que está lendo o artigo, escreva nos comentários o que acha da tontura e da labirintite. E se conhece alguém que tenha Tonturas, Labirintite e Dores, envie o link deste conteúdo para essa pessoa, porque pode estar ajudando a entender muito mais os problemas dela; e dê aquele like, dê aquele joia.
Assista ao vídeo e saiba mais: