10 Alimentos que Podem Causar Dor de Cabeça – Gatilhos de Enxaqueca
Se você quer saber quais são os 10 alimentos que tipicamente são Gatilhos para a Enxaqueca, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções, Neurologia Geral e tudo que é do seu interesse, vai abordar sobre isso.
Alimentos que são Gatilhos de Enxaqueca
Neste conteúdo, vamos explicar sobre gatilhos alimentares para enxaqueca, listando os 10 tipos de alimentos que tipicamente são associados com crises de enxaqueca.
Todo mundo sabe que a pessoa que tem enxaqueca tem determinada comida que é gatilho para o quadro. E isso costuma ser muito muito individual, como para uma pessoa camarão é gatilho, para enxaqueca, e para outra não.
Por isso, a forma mais efetiva de descobrir quais são os gatilhos alimentares da enxaqueca, para uma pessoa específica, é construindo o diário da enxaqueca e, no mesmo, colocar quando tem enxaqueca e também anotar os alimentos consumidos naquele dia. Com a repetição dos alimentos e a enxaqueca, acaba descobrindo que aquele alimento específico é um gatilho para ela.
Por exemplo, se foi em um churrasco, comeu espetinho de carne, queijo coalho, camarão, frango e tomou refrigerante, e depois, teve enxaqueca. No outro dia, comeu pizza de marguerita e bebeu vinho tinto, e teve enxaqueca.
Em outro dia, foi no almoço de família e teve risoto de camarão, tomou suco e depois, teve enxaqueca, nesse exemplo, o camarão apareceu duas vezes: no churrasco e no risoto. E também teve o queijo que apareceu duas vezes pelo menos, contando o queijo coalho e a pizza de marguerita.
Então, é muito provável que o camarão seja um gatilho de crise. Já o queijo, pode ser que seja, mas também pode ser que não, uma vez que no dia em que teve a pizza também teve vinho tinto, que é um clássico alimento associado ao gatilho de enxaqueca.
A grande maioria das enxaquecas são causadas por alimentos que têm início da dor em até seis horas, ou seja, não é muito depois que a pessoa tem a crise relacionada ao alimento. Até mesmo porque, quanto mais tempo passa, é mais provável que outro alimento ou outro gatilho explique melhor a crise que a pessoa está tendo.
O objetivo dessa lista é facilitar a avaliação dos gatilhos de crise de uma pessoa para que seja mais rápida a identificação de um alimento candidato a gatilho de crise. Mas sempre lembrando para individualizar a lista dos alimentos para cada uma, que precisa ser um guia no processo de autodescoberta, não algo taxativo que irá privá-la de todas as coisas gostosas da vida, sem nem sequer saber se, para aquele indivíduo, aquilo é gatilho ou não.
Então, antes de pegar a lista e ir tirando tudo isso da dieta, ela tem que servir como um guia para saber se aquele tipo de alimento específico é um gatilho para aquela pessoa específica que está tentando investigar a sua enxaqueca.
E o mais importante, em quem a enxaqueca é frequente, o tratamento preventivo tem que ser forte o suficiente para prevenir as crises e também, até mesmo, dar liberdade para que possa, eventualmente, consumir alimentos que tipicamente dariam dor de cabeça nela.
Uma vez que fique bem tratada da enxaqueca e a prevenção seja tão boa pode consumir alimentos que dariam gatilho de dor, mas ela não vai ter porque o tratamento está forte o suficiente para não deixá-la ter gatilhos de dor com aquele alimento que anteriormente dava.
Quanto à lista, vamos começar citando dos mais comuns para os menos comuns, então, fique até o final, porque você vai ver que tem coisas que são diferentes do que imagina!
Álcool
Um dos mais conhecidos alimentos que dá dor de cabeça é o álcool. De acordo com estudo, mais de 35% dos participantes com enxaqueca relataram que o álcool era um dos gatilhos comuns de enxaqueca. Já o vinho tinto, em particular, foi relatado como gatilho em mais de 77% dos participantes que relataram o álcool como gatilho.
O álcool também pode causar desidratação, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de dores de cabeça. E igualmente ter a dor de cabeça do acetaldeído, que é um subproduto do álcool; quando é metabolizado, produz o acetaldeído, que é muito conhecido também para dar dor de cabeça tipo da ressaca, mas essa vai vir muito tempo depois da ingestão da bebida, mas não deixa de ser uma dor de cabeça relacionada ao álcool.
Chocolate
O segundo alimento mais comum de dar dor de cabeça ou dos mais comuns, é o chocolate. De acordo com a American Migraine Foundation, a fundação americana da enxaqueca, acredita-se que o chocolate seja o segundo gatilho mais comum para ataques de enxaqueca, depois do álcool. Dizem que afeta cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca.
O chocolate contém cafeína, beta-feniletilamina, que pode causar dores de cabeça em alguns indivíduos. Refrisando, é individual, não são todos que comem chocolate que vão ter.
Cafeína
A cafeína é interessante, porque tanto pode proteger quanto causar a dor. Especialmente, o excesso de cafeína causa a dor, mas é muito mesmo, mais de três, quatro xícaras de café por dia. Ou o contrário, a abstinência do café também pode causar a enxaqueca, como a pessoa que toma uma, duas xícaras de café diariamente e isso a ajuda, até se sente bem, mais protegida da enxaqueca, mas se tira, isso também pode causar dor de cabeça.
Assim sendo, tanto a retirada de quem faz uso regular quanto a colocação em uma quantidade excessiva, sendo que o recomendado é de duas xícaras de café por dia no máximo, tende a ser gatilho de enxaqueca.
Mas, de acordo com American Migraine Foundation, a cafeína pode realmente ajudar a impedir ataques de enxaqueca que se aproximam. Também pode oferecer alívio de dor de cabeça com o uso ocasional, tanto que tem a cafeína em vários medicamentos para combater a enxaqueca.
Adoçantes Artificiais
Muitos alimentos processados contêm adoçantes artificiais, que são alternativas de açúcar adicionados aos alimentos e às bebidas para dar doçura, entretanto, podem causar enxaqueca. Acredita-se que o aspartame, em particular e entre todos os tipos de adoçante, aparentemente, é o mais propenso a desencadear episódios de enxaqueca. Mas não só ele, vários outros tipos de adoçante igualmente estão relacionados com o risco de enxaqueca.
Glutamato Monossódico
O glutamato monossódico é um sal sódico do ácido glutâmico, que existe naturalmente no nosso corpo, só que em doses muito pequenininhas. Acontece que o glutamato é encontrado em certos alimentos e está presente em muitos deles como aditivo alimentar para dar sabor. Isso aumenta a quantidade de glutamato em um nível absurdo, considerado seguro de comer, mas, segundo alguns pesquisadores, é associado aos ataques de enxaqueca.
Segundo American Migraine Foundation, observa-se que o glutamato pode desencadear episódios graves de enxaqueca em 10% a 15% das pessoas que têm enxaqueca.
Eu tenho um caso que é muito icônico para mim a respeito do glutamato. Tenho uma paciente que estava tendo crises de enxaqueca, de acordar com a dor de cabeça pulsando, latejando e ter incômodo com a claridade, o barulho, cheiro, de noite.
Ela ia dormir sem dor, mas, no meio da madrugada, acordava com essa dor absurda, forte, com náusea, querendo vomitar, e estava sendo praticamente todas as noites. Então, estava tendo que usar medicamentos fortes toda noite para tentar aliviar um pouco a dor para ver se controlava e conseguia voltar a dormir.
Diante disso, fizemos a maior investigação de dores noturnas, vimos se não tinha bruxismo após fazermos uma polissonografia. Tentamos ver se estava tendo muita ansiedade, muito estresse, porque seria um indício de que ficava sonhando agitada ou tendo pesadelos, e se contraindo durante a noite, o que acaba gerando gatilhos para as enxaquecas, mas também não respondeu.
Colocamos antidepressivo, medicamento relaxante muscular, e ela melhorou um pouco, mas não resolveram as crises de enxaqueca. Tentamos ver se não tinha alguma coisa do colchão, da posição do travesseiro ou dela dormir, que poderia estar causando a enxaqueca. Entretanto, também não tinha.
Tentamos ver se tinha apneia do sono, porém, não era o caso. Então, começamos a investigar. Eu sugeri revisarmos a sua alimentação, querendo saber o que comia à noite.
E ela comia praticamente toda noite aqueles cup noodles, um tipo de miojo. O tempero daquilo é muito rico em glutamato de sódio, que era o gatilho de enxaqueca da paciente.
Logo, bastou ela tirar o cup noodles, o miojo da noite, que parou de ter as enxaquecas noturnas. E isso era porque comia um alimento com muito glutamato sempre, ou quase toda noite, antes de dormir.
Para você ver como a investigação alimentar é importante, ainda mais quando vem em contextos um pouco diferentes assim e até pegando enxaquecas que não são tão comuns da pessoa ser acordada toda madrugada.
Carnes Curadas
As carnes curadas, isso inclui frios, presunto, salsichas, tudo que tem conservante, chamado de nitratos, que preservam a cor e o sabor da carne.
Esses alimentos podem liberar óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos do cérebro, sendo uma das causas conhecidas para dar crises de enxaqueca.
Queijos Curados
Os queijos envelhecidos contêm uma substância chamada tiramina. Quando o envelhecimento do alimento causa quebra de proteínas, leva à formação da tiramina e quanto mais tempo o queijo envelhecer, maior será o seu teor, outro produto químico que provoca dores de cabeça e enxaquecas.
Alimentos em Conserva e Fermentados
Assim como os queijos envelhecidos, os alimentos em conserva e fermentados podem conter grande quantidade de tiramina. Eles incluem azeitonas, picles, ovo de codorna em conserva, sardinha e até mesmo maionese.
Vários desses alimentos que são em conserva, mas tipicamente aqueles que estão em conserva mesmo, como picles ou ovo de codorna, quanto mais tempo em conserva têm, maior a quantidade de tiramina que produzem, o que igualmente aumenta o risco da pessoa ter crise de enxaqueca.
Lógico que também depende da quantidade que a pessoa consome, tudo isso dos alimentos envolve tanto risco individual quanto quantidade. Uma vez que a pessoa come um negocinho pequeno, não necessariamente aquilo já vai ser gatilho.
Comidas Geladas
Alimentos e bebidas congelados ou muito resfriados, como sorvete, raspadinhas ou picolés, podem causar fortes dores de cabeça e agudas, que tendem a acabar virando também enxaqueca.
É aquela coisa que o pessoal fala, “ah, congelou o meu cérebro”. Isso é uma dor de cabeça que vem em resposta ao frio, contraindo os vasos e tentando dilatá-los em resposta àquela contratura do frio. É mais provável que você sinta dores de cabeça e que essa se transforme em uma enxaqueca se comer alimentos gelados rapidamente,
Quando a pessoa vai comendo muito rápido o sorvete que está muito gelado, especialmente se for após exercícios físicos ou quando estiver aquecida, é mais propício acabar desenvolvendo dor de cabeça intensa e essa virar uma enxaqueca.
Comida Salgada
Alimentos muito salgados, especialmente os processados, que tendem a conter conservantes prejudiciais, podem desencadear enxaqueca em algumas pessoas.
Consumir alto nível de sódio pode aumentar a pressão arterial, mesmo que transitoriamente, e isso, se for muito rápido, chega a também desencadear dor de cabeça e essa acabar virando uma enxaqueca.
São esses os 10 alimentos que mais causam dores de cabeça, que já têm algum grau de explicação científica dos mecanismos pelos quais causam dor de cabeça.
Você que está lendo o conteúdo e conhece algum enxaquecoso, compartilhe o link, pode ser que o ajude a tomar mais consciência dos alimentos que são Gatilhos de Enxaqueca para essa pessoa específica. Ou se gostou do artigo, de um modo geral, compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.
Assista ao vídeo e saiba mais: