Enxaqueca Menstrual – O que pode ser Dor de Cabeça na Menstruação
Se você quer saber sobre a Enxaqueca Menstrual, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dr, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai explicar sobre isso.
O que é Enxaqueca Menstrual?
A enxaqueca afeta mais mulheres do que homens e existe uma ligação conhecida entre enxaqueca e as alterações hormonais ao longo da vida da mulher, em que mais da metade das que relatam essa queixa apontam a menstruação como um gatilho para os seus ataques de enxaqueca.
Sintomas
A enxaqueca menstrual refere-se aos ataques de enxaqueca, dor de forte a moderada, pulsátil, com náuseas, incômodo com claridade e sons, e piora dos sintomas da dor com a atividade física.
Todos esses sintomas de enxaqueca estão associados à menstruação ou, como na TPM, têm uma associação com a menstruação, vêm antes e/ou ocorrem durante a menstruação, ou seja, a enxaqueca menstrual são sintomas da enxaqueca que vêm antes ou junto da menstruação.
Eles tendem a ser mais graves e menos responsivos, e podem durar mais dias do que outros de enxaqueca fora ou relacionada à menstruação, então, as dores da enxaqueca relacionadas à menstruação costumam ser mais fortes do que outros dias de enxaqueca, mais intensas e demoradas, porque, enquanto está tendo o processo hormonal, está perpetuando o processo da dor e isso, normalmente, acaba causando dores mais graves na mulher e mais duradouras.
E a maioria delas também apresenta enxaqueca em outras épocas do mês; pensa-se que menos de uma em cada dez tem enxaqueca puramente menstrual e é nesses casos que você só tem a enxaqueca durante a menstruação e não em nenhum outro momento.
O que Causa a Enxaqueca Menstrual?
Existe uma ligação entre a enxaqueca e a queda dos níveis de hormônio estrogênio, em que a queda natural dos seus níveis, antes do início da menstruação, está associada à enxaqueca menstrual.
Mulheres que têm períodos menstruais intensos e dolorosos apresentam níveis mais elevados de prostaglandina, outro hormônio, que também foi identificado desempenhando um papel na dor da enxaqueca menstrual.
Como é Diagnosticada a Enxaqueca Menstrual?
Não há testes disponíveis para enxaqueca menstrual, então, a maneira mais precisa de saber se você tem enxaqueca menstrual é mantendo um diário, por pelo menos três meses, registrando as crises de enxaqueca junto com os dias em que menstrua.
Então, tendo a correlação das dores de enxaqueca antes da menstruação, durante a menstruação ou antes e durante a menstruação significa que são uma enxaqueca menstrual, por pelo menos três meses seguidos.
Para que a enxaqueca menstrual seja diagnosticada, a enxaqueca deve ocorrer predominantemente entre dois dias antes e até três dias após a menstruação, em pelo menos dois de três ciclos menstruais consecutivos.
Opções de Tratamento para Enxaqueca Menstrual
Existem várias opções de tratamento, dependendo da regularidade do seu ciclo menstrual, se não tem períodos menstruais dolorosos ou intensos, sintomas de menopausa ou se também necessita de contracepção.
Se você menstrua regularmente, o seu médico pode sugerir tomar medicamentos por alguns dias próximos ao período da menstruação, geralmente dois dias antes ou até três dias depois do início do sangramento.
Existem diferentes opções disponíveis e o seu médico deve sugerir a mais adequada, o que pode incluir anti-inflamatórios não esteroidais, como Naproxeno e ibuprofeno, suplementos de estrogênio ou até mesmo triptanos.
Para dois ou três dias antes da menstruação, normalmente, eu recomendo tomar Naproxeno 550 mg mais Naratriptana 2,5 mg, de 12 em 12 horas, durante esses dois ou três dias que precedem a menstruação, que são os dias, normalmente, mais intensos da dor de cabeça da mulher, e isso de forma contínua até a chegada da menstruação, obviamente.
É possível que esses tratamentos também atrasem a enxaqueca ao invés de prevenir; por exemplo, a pessoa pode ficar sem dor nesse período e a enxaqueca chegar um pouquinho depois, mas, normalmente, em uma intensidade menor.
Hormônios Anticoncepcionais
Se tem períodos irregulares ou precisa de contracepção para evitar gravidez, há uma variedade de contraceptivos que podem ajudar com a sua enxaqueca menstrual, então, seu médico deve ser capaz de sugerir uma opção apropriada para você.
Lembrando que para pacientes com enxaqueca com aura é proibitivo o uso de estrogênio oral por causa do risco aumentado de AVC, logo, nesses casos, avalia-se a possibilidade do DIU hormonal, do gel ou adesivo de estrogênio em baixas doses ou doses fisiológicas. Isso tem o objetivo de não deixar que o estrogênio natural tenha uma queda tão acentuada.
Na enxaqueca sem aura, a mulher pode utilizar anticoncepcional oral de forma contínua para evitar a menstruação e também a queda do nível de estrogênio. O uso do anticoncepcional na mulher com enxaqueca sem aura é recomendado até os 35 anos, porque, após essa idade, ela começa a se comportar como alguém que tem aura, ou seja, aumenta o risco de ter um AVC com anticoncepcional oral após os 35 anos de idade.
Suplementos Hormonais de Período Específico
Algumas mulheres acham que aumentar o nível de estrogênio antes e durante a menstruação pode ajudar no tratamento da enxaqueca menstrual, e, normalmente, isso igualmente é recomendado pelos médicos. O estrogênio pode ser aplicado em forma de adesivos, para pele, ou gel também, ambos em baixas doses.
É mais provável que seja eficaz quando a menstruação é regular e você pode repor o estrogênio por sete dias, começando três dias antes da menstruação, mais quatro depois.
Você não deve usar suplementos de estrogênio se achar que está grávida ou tentando engravidar. E caso essa suplementação esteja desregulando o ciclo menstrual, tem que conversar com o seu médico para ter a correta aplicação ou dose do estrogênio para que tenha essa prevenção da queda do estrogênio somente e seja uma dose tão pequena que não vai afetar a menstruação nem aumentar risco de AVC, de trombose, nem nada do tipo.
Então, para o tratamento da enxaqueca menstrual temos diversas opções, desde medicamentos de dor propriamente para ter a prevenção da crise, como também a suplementação de hormônios, que pode ser por via oral, no caso das mulheres que têm enxaqueca sem aura, ou por via transdérmica, que é a do adesivo, da pele, do gel, no caso das que têm aura, isso tudo em baixas doses, em doses fisiológicas, ou até mesmo a implantação do DIU hormonal.
Tudo isso tem que ser conversado com o seu médico para ver os fatores de risco, se tem outros fatores de risco de trombose, demais patologias, outros medicamentos que aumentem as probabilidades de ter um AVC, o que é muito importante, porque é uma causa de acidente vascular cerebral prevenível.
Se você gostou deste artigo, escreva nos comentários o que achou sobre a enxaqueca menstrual, que é muito comum, a maioria das mulheres que têm esse tipo de queixa apresentam uma relação grande das enxaquecas com a menstruação.
E se conhece alguém que tenha Enxaqueca Menstrual, compartilhe o link, pois pode ajudar a tomar mais consciência dos seus problemas e da relação disso com a variação hormonal que tem. E compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.
Assista ao vídeo e saiba mais: