10 Sintomas Físicos da Ansiedade
Se você quer saber quais são os Sintomas Físicos da Ansiedade, neste conteúdo, o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia como um todo, vai listar os 10 que ela pode causar.
Sintomas Físicos da Ansiedade
Dormência ou Formigamento
A pessoa pode sentir dormência e formigamento pelo corpo, seja nas mãos, nos pés, às vezes, no braço, na metade do corpo, podendo ser uma alteração ligada à ansiedade.
Só para ter noção como a ansiedade afeta e cria essa sensação, tem que tentar entender que há sensopercepção, em que tudo que sentimos e percebemos é processado pelo cérebro e só existe a sensação e percepção de algo devido ao processamento do cérebro daquelas informações físicas que o corpo recebe.
E essas informações podem ser moduladas conforme o grau emocional da pessoa. Por exemplo, aquela que é muito concentrada, centrada, uma iogue, quem medita, pode controlar a sensação de percepção da dor.
Por exemplo, quando em um filme eles querem dar a justa percepção de que a pessoa recebeu uma notícia de um baque emocional muito forte no telefone, fazem dar aquele barulho, ver a visão ficar meio borrada, balançar e ter aquela alteração da visão que acontece com as pessoas só de receber uma notícia de um baque emocional extremamente grande.
Então, temos que ver que a parte emocional pode afetar as informações que vêm fisicamente do corpo para alterar essa percepção para mais ou para menos. Ou quando uma pessoa está muito focada em uma parte do corpo, consegue perceber aquilo muito mais.
Vou contar uma história minha que foi como tive essa percepção de dormência e formigamento devido à ansiedade. Eu estava no avião com alguma gripe que estava tampando o meu ouvido. Quando o avião começou a subir, o meu ouvido começou a doer muito e, de repente, veio um barulho, como de um ar escapando e senti tipo a dor dar aquela melhorada.
Eu fiquei totalmente preocupado, “o meu tímpano estourou e estou no meio do avião”, me deu um medo muito grande do tímpano ter estourado e comecei a sentir metade do meu corpo inteiro direito dando um formigamento e uma dormência muito grande, pegando a perna, o braço e até a metade do rosto inteiro.
Comecei a ficar mais ‘noiado’ ainda, “putz eu estou tendo um AVC no meio do avião”, então, o negócio aumentou mais ainda a sensação. Só que eu parei e comecei a pensar um segundo, “Willian, pelo amor de Deus, você é neurologista, vamos raciocinar, você está tendo uma alteração sensitiva na metade do corpo, mas pegando o rosto na metade igual ao do corpo”.
“Então, isso não é um AVC, quando é AVC, é trocado, não pega o rosto do mesmo lado do restante do corpo”. Logo, comecei a me tranquilizar “calma, você está tendo um ataque de ansiedade, uma crise de ansiedade. Vamos verificar o ouvido, está sangrando?” Não, não está sangrando. “Existe outra possibilidade para esse barulho ter vindo e aliviado o ouvido?”
É a tuba de eustáquio, que é uma comunicação que vem da boca para o ouvido interno e pode, às vezes, estar fechada e quando abre um pouquinho, passa o ar e pode dar um barulho, especialmente se já está cheio de secreção e tem outras coisas.
“Calma, não necessariamente o tímpano foi rompido. Então, pode ser que isso seja tudo só uma crise de ansiedade”. Foi acalmando a sensação de dormência da metade do corpo, foi passando, melhorou, terminei de chegar do voo.
Assim que cheguei, pedi a um colega para olhar o meu ouvido, não tinha nada, o tímpano estava inteiro e era só isso, mas tive essa vivência do que é sentir metade do corpo inteiro, do lado direito, ficando dormente e formigando, isso por conta da situação de ansiedade em que eu fiquei naquele voo que estava fazendo naquela época e nunca esqueci disso.
Sensações de Calor
A pessoa com ansiedade pode estar com uma sensação de calor muito desproporcional à temperatura ambiente. Ela está na temperatura normal e, do nada, começa a sentir uma onda de calor muito grande, como se estivesse quente, começa a querer se abafar, pegar leque e se abanar.
Tremor nas Pernas e Mãos
Terceiro, ela pode ter tremor nas pernas ou mãos, em que começa a estar tremendo mais do que o normal, se não tiver tremor essencial ou até mesmo quando está tem e está com mais ansiedade, começa a tremer bastante, está constantemente tremendo a mão, tremendo as pernas, com a sensação trêmula no corpo.
Incapacidade de Relaxar ou Tensão Muscular
A pessoa que está tensa o tempo todo, com os músculos contraídos, é muito comum de ficar querendo estalar os músculos, o pescoço, as mãos, os dedos, tal, porque está constantemente tensa.
Quando falamos “fulano é tenso”, é no sentido de ver que tem uma dificuldade nas coisas, uma tensão muscular, está constantemente contraída e essa tensão muscular contínua é muito comum de gerar dores também.
Coração Batendo Forte e Rápido
A ansiedade gera mais adrenalina, mais cortisol e é comum o coração acelerar e bater mais forte e mais rápido, e em uma situação em que a pessoa sente um pânico, ganha um foco tão grande no coração.
Então, ela aumenta a percepção de foco que fica aquele coração batendo tão forte, tão intenso que tem certeza de que vai estourar alguma coisa lá dentro e alguma coisa vai arrebentar no coração dela, vai ter um infarto, alguma coisa errada no coração de tão intensa que é a percepção do coração palpitando, batendo forte e muito rápido.
E, às vezes, está batendo mais rápido mesmo, aumenta a frequência cardíaca, mas não necessariamente com muito mais força, de uma maneira que vá estragar o coração ou dar algum problema.
Sensação de Sufocamento
A pessoa sente como se estivesse ficando sufocada e que está sentindo aquela dificuldade, se sentindo oprimida, aquela sensação de sufocamento, às vezes, como se alguma coisa estivesse apertando a garganta e dando a sensação de um bolo na garganta, como se tivesse algo dificultando de respirar.
Dificuldade de Respirar e Suspiros
É aquela pessoa que quando menos vê, está dando vários suspiros e com dificuldade de respirar muito grande, tendo queixas de dificuldade de respirar e suspirando frequentemente. E ela sente uma necessidade de encher o peito até no fundo e acaba dando suspiros frequentes devido à ansiedade, ao sintoma físico.
Indigestão ou Desconforto Abdominal
Outro sintoma físico da ansiedade é a sensação de indigestão ou desconforto abdominal, em que a pessoa acaba tendo gases, gastrite, fica dando eructações, fica arrotando, aquela digestão que não está caindo bem, uma queimação ou qualquer desconforto abdominal ou gástrico, e isso igualmente afeta, às vezes, parte intestinal, do intestino ficar mais solto ou até mais preso.
Isso tudo também são sintomas que são reflexos da ansiedade no corpo, em que ativa os sistemas simpático e parassimpático, e isso acaba causando maior ativação de produção de ácido gástrico no estômago e gerando vários outros problemas gástricos e igualmente alterando a motilidade do tubo digestivo.
Rubor Facial
Outro sintoma físico é a pessoa ficar vermelha. Ela está ansiosa, tensa, irritada e o rosto fica vermelho, dá aquelas vermelhidões que afetam o rosto da pessoa, o pescoço, o colo.
Sudorese (não Devido ao Calor)
Ela pode ter aumento da transpiração, da sudorese, tanto na axila quanto no corpo, nas mãos e nos pés. O aumento da sudorese nas mãos, nos pés e nas axilas não devido ao calor, obviamente, também pode ser sintoma relacionado à ansiedade.
E o mais interessante é que existe a constatação de que o inverso também acontece, em que ao fazer o corpo ficar em ordem, melhor, com a atividade física, melhora da atividade física, melhora sintomas da ansiedade da própria pessoa também. Ou seja, quem está mantendo o corpo regular com uma boa prática de atividade física diminui sintomas físicos e também acaba controlando mais a sua ansiedade.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Se você gostou deste artigo e conhece uma pessoa ansiosa, compartilhe o link com ela e lembre, conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.