Entubação na COVID-19 – Entubação nos Casos de Coronavírus Não é o Final da Vida
Entubação na COVID-19. A entubação não é o último recurso terapêutico e tão pouco é o final da expectativa de vida daquele paciente. Eu sou a Dra. Keilla Freitas, médica infectologista, e quero conversar um pouquinho com vocês a respeito da entubação nos pacientes com coronavírus.
Entubação na COVID-19
Indicação de Entubação nos Casos de Coronavírus
Eu vejo muitos pacientes que têm indicação de entubação terem um medo terrível à entubação, à ventilação mecânica, ao estar em coma em uma UTI; as pessoas acabam encarando isso como se fosse o final de tudo e caso acabem evoluindo para entubação, é sinal de que não vão mais acordar.
Muito pelo contrário, a entubação é uma terapêutica de meio e não de final de linha. Na verdade, existe uma série de tratamentos do ponto de vista respiratório que nós fazemos antes de chegarmos à intubação orotraqueal.
Em que Momento a Entubação é Recomendada?
A entubação não é o último recurso terapêutico e tão pouco é o final da expectativa de vida daquele paciente. O que é importante? É saber que a partir do momento em que se tem indicação de entubação, não se pode postergar esse tratamento.
É isso que faz a diferença entre aquele paciente que vai evoluir bem e aquele que vai evoluir mal: saber se antecipar aos problemas e proporcionar a este pulmão doente um descanso e uma possibilidade de desinflamar antes que fique sobrecarregado, fadigado.