Como podemos lidar com a sonolência?

O que a sonolência pode ser?

  1. Após alimentação

Como podemos lidar com a sonolência?Umas das explicações para a sonolência está ligada a fisiologia. Na nossa digestão tem todo processo de fluxo sanguíneo sendo direcionado para do estômago, intestinos etc. Com isso o passa a ter menos fluxo sanguíneo no cérebro, tendo menos oxigenação. Quando ingerimos alimentos, eles vêm carregados de proteína, glicose e alguns hormônios que estão envolvidos nesse processo de digestão. Entre todos esses hormônios, nós teremos a produção de serotonina.

Portanto quando nós consumimos alimentos que têm triptofano em grande quantidade, teremos um grande aumento de serotonina e melatonina. A melatonina é o hormônio que traz a sonolência. Em contrapartida alimentos com triptofano em excesso serão beneficentes no período da noite.

  1. Pessoas que já tem distúrbio de sono e outras doenças clínicas

SonolênciaPessoas que lidam com insônia, apneia do sono ou outros transtornos de sono, já tem uma propensão a ter uma sonolência maior. Então o processo fisiológico de fluxo sanguíneo sendo direcionado para a digestão da muito mais sonolência do que o normal. 

Além dos distúrbios de sono é possível que doenças como: hipotireoidismo, diabete, anemia entre outras, possam causar mais sono.

 

Como podemos lidar com essa sonolência?

Uma coisa que é interessante ser feita é um diário alimentar, anotando no mesmo o que você comeu, horário que comeu, anotando também as bebidas. Sendo assim faríamos correlações, vendo se você ficou com mais ou menos energia, se alterou seu humor entre outros.

Como podemos lidar com a sonolência?Outra questão dentro dessas dicas é falarmos sobre atividades físicas. Se exercitar é sempre importante em qualquer faixa etária, no entanto isso provoca uma diminuição da fadiga e o aumento de energia que consumimos. Quando falamos de energia, temos uma impressão de que é só para nós praticarmos atividades, mas na verdade necessitamos de energia para “existir”. Para um simples ato como a respiração, consumimos energia.

Mais uma questão bastante polêmica, é a dúvida se devemos ou não tirar cochilos. Os cochilos são uma pausa, o menor período de repouso. Consequentemente para ser considerados um cochilo é preciso ter um período de no máximo 30 minutos, mais que isso já começamos a entrar em estado de sono profundo. Desse modo é melhor que existam esses cochilos, em um modo geral.

Como podemos lidar com a sonolência?Porém pessoas que têm insônia seria melhor que evitassem esse cochilo. O ideal seria que essa pessoa tivesse uma alimentação mais equilibrada para que não tenha tanto sono. Porque no tratamento da terapia cognitiva comportamental para as insônias, recomendamos que os cochilos sejam proibidos, “jogando”  o sono para a parte da noite.

O que podemos fazer em um modo geral para evitar essa sonolência é se sentir bastante hidratado, ou seja, beber bastante água. Não consumir tantos alimentos em uma única refeição, sendo melhor que isso seja dividido durante o passar do dia. Podemos ingerir alimentos estimulantes, contudo evitando na parte da noite.

Não espere isso se tornar muito frequente para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite a automedicação.

Autor: Eliane Aversa





Se interessou por esse artigo ? Veja outros conteúdos relacionados a

Precisa de ajuda profissional relacionada a Insonia ? Não se preocupe, marque sua consulta agora mesmo!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?