Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal

Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal

Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal costumam acometer, especialmente, os bebês prematuros, uma vez que nascer antes do tempo esperado é considerado um dos fatores de risco para infecções.

Elas acontecem porque as infecções neonatais são causadas por bactérias, fungos, parasitas ou vírus adquiridos pelo bebê na gestação, durante ou após o parto, em sua maioria, em decorrência do sistema imunológico ainda ser relativamente imaturo, o que acaba aumentando as chances de desenvolverem complicações neurológicas.

Principais Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal

Devido ao impacto na vida dos bebês e de sua família, é fundamental que a infecção neonatal seja prontamente identificada e os cuidados iniciais providenciados. Em seguida, o acompanhamento médico especializado é válido para confirmar ou descartar possíveis complicações neurológicas.

Apesar de serem inespecíficos, podem ser indícios de infecção neonatal distensão abdominal, febre ou hipotermia, letargia ou sonolência excessiva, má alimentação ou dificuldade para se alimentar, taquipneia (dificuldade para respirar) e vômito, por exemplo.

Dentre as principais complicações e objetivo do acompanhamento com neurologista infantil, que estará atento a sinais como:

  • Convulsões
  • Meningite
  • Encefalite
  • Hidrocefalia
  • Perda Auditiva
  • Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor

Diante de tais possibilidades envolvendo uma Infecção Neonatal, agende uma consulta com médicos especialistas em Neuropediatria de confiança para confirmar se há Complicações Neurológicas e conseguirem iniciar o tratamento o quanto antes, uma vez que o atendimento precoce reduz os riscos de sequelas graves, principalmente ao priorizar um atendimento multiprofissional, como o que oferecemos aqui na Clínica Regenerati.

Mais informações sobre este assunto na Internet: