Neuropediatria

Neuropediatria: O Que é e Quando Procurar um Especialista

A Neuropediatria é uma área da medicina que se dedica ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de alguma condição neurológica que afeta crianças e/ou adolescentes. Essas condições podem variar desde dores de cabeça frequentes até doenças neurológicas complexas, como epilepsia, autismo e paralisia cerebral.

Com uma abordagem cuidadosa e multidisciplinar, os neuropediatras trabalham para melhorar a qualidade de vida dos jovens pacientes e, em muitos casos, auxiliam suas famílias no processo de tratamento e adaptação.

Conceito de Neuropediatria

A Neuropediatria é uma especialidade médica que combina aspectos da pediatria e neurologia para cuidar de crianças e adolescentes com algum grau de transtornos neurológicos.

Em outras palavras, podemos afirmar que enquanto um neurologista atende pacientes adultos, o neuropediatra é especializado em atender as particularidades do sistema nervoso em desenvolvimento das crianças e dos jovens. Isso porque essa especialidade exige uma compreensão detalhada das etapas de crescimento e mudanças cerebrais que ocorrem ao longo da infância e da adolescência.

Médicos Neuropediatras

Chamamos de neuropediatras os médicos que após concluir a residência em Pediatria, especializam-se em Neurologia Infantil. Isso significa que estão preparados para entender como as condições neurológicas afetam os pacientes jovens em diferentes estágios de desenvolvimento e recomendar tratamentos personalizados e eficazes para cada fase da vida.

Principais Condições Tratadas pela Neuropediatria

Entre as principais condições que podem ser atendidas e tratadas pela Neuropediatria podemos citar:

Epilepsia e Convulsões

A epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado por crises convulsivas recorrentes. Nos casos pediátricos, a condição pode ser temporária ou durar por toda a vida, sendo o tratamento precoce fundamental para prevenir complicações durante o desenvolvimento da criança.

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade é muito comum em crianças, porém, quando esses sintomas são graves, acabam prejudicando não só a vida acadêmica, mas também a relação social dos pequenos. Por isso, buscar um(a) especialista em Neuropediatria pode auxiliar na identificação e no tratamento do TDAH.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O transtorno do espectro autista é um transtorno do desenvolvimento que, de modo geral, afeta a comunicação, socialização e o comportamento de um indivíduo. Neuropediatras ajudam no diagnóstico e oferecem suporte no manejo das dificuldades que impactam o aprendizado e a interação social.

Paralisia Cerebral

Esse transtorno é resultado de uma lesão cerebral que ocorre antes, durante ou logo após o nascimento da criança, podendo afetar os movimentos e a coordenação motora, além de provocar outras dificuldades. A intervenção precoce com um(a) especialista em Neuropediatria pode ajudar na reabilitação e melhorar a qualidade de vida da criança.

Dores de Cabeça e Enxaquecas

Embora seja mais comum em adultos, as enxaquecas igualmente afetam as crianças. Um neuropediatra pode ajudar a identificar as causas das dores de cabeça frequentes e propor tratamentos que aliviam o sofrimento dos pequenos.

Distúrbios de Aprendizagem e Desenvolvimento

Condições como a dislexia, disgrafia (dificuldade na escrita) e discalculia (dificuldade em matemática) tendem a ser detectadas pelo(a) especialista em Neuropediatria, que trabalha em conjunto com pedagogos e psicólogos para encontrar métodos de ensino que auxiliem a criança a progredir.

Doenças Neuromusculares

A Neuropediatria também abrange o tratamento de doenças neuromusculares, como a distrofia muscular e outras condições que afetam os músculos e nervos, causando fraqueza, dor e limitação nos movimentos.

Quando Procurar um(a) Especialista?

Não existe uma hora certa para buscar auxílio de um(a) médico(a) especialista em Neuropediatria. No entanto, quanto mais cedo isso acontecer, melhor é o desenvolvimento da criança. Confira, abaixo, alguns dos sinais que tendem a indicar a necessidade de uma consulta com especialistas:

  • Atrasos no desenvolvimento:
    • Crianças que não atingem marcos do desenvolvimento, como sentar, engatinhar ou falar, podem ter condições neurológicas subjacentes. Esse tipo de atraso pode estar associado aos diferentes problemas que exigem avaliação cuidadosa;
  • Dificuldades de aprendizagem e comportamento:
    • Dificuldades contínuas de aprendizado e problemas comportamentais intensos ou persistentes são sinais que podem indicar TDAH, TEA, dislexia ou outros transtornos que necessitam de avaliação especializada;
  • Convulsões e crises epilépticas:
    • A presença de qualquer tipo de convulsão, seja em um episódio isolado ou recorrente, é motivo para procurar um neuropediatra. Muitas vezes, episódios convulsivos em crianças não se manifestam como movimentos visíveis, mas como alterações breves de consciência ou comportamentos estranhos;
  • Dores de cabeça frequentes:
    • Se a criança ou o jovem apresenta dores de cabeça frequentes e intensas, principalmente acompanhadas de náuseas, vômitos ou sensibilidade à luz e ao som, a consulta com um(a) médico(a) especialista em Neuropediatria é fundamental para identificar a causa e contar com o melhor tratamento para cada caso;
  • Problemas de sono:
    • Distúrbios de sono que afetam o desenvolvimento e o bem-estar da criança e do jovem podem ter origem neurológica. Por isso, a avaliação de um neuropediatra pode ajudar a identificar e tratar esses problemas;
  • Problemas no controle dos músculos e de coordenação:
    • Casos em que a criança ou o jovem apresenta fraqueza, rigidez muscular, dificuldades para caminhar ou realizar atividades motoras básicas devem ser avaliados por um especialista. Esses sintomas podem indicar problemas neuromusculares ou paralisia cerebral.

Atendimento Neuropediátrico

O atendimento especializado em Neuropediatria é focado não apenas na criança ou no jovem, mas também envolve a família, os responsáveis e cuidadores no processo de tratamento. Em uma consulta, o(a) médico(a) especialista em Neuropediatria faz uma avaliação completa, que pode incluir avaliações comportamentais e exames neurológicos, de imagem como a tomografia e a ressonância.

Além disso, o especialista pode trabalhar em conjunto com outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para oferecer um tratamento multidisciplinar mais eficiente.

O acompanhamento contínuo é a chave para que o(a) neuropediatra consiga ajustar o tratamento conforme o crescimento do paciente, isso porque, com o passar do tempo, as necessidades tendem a mudar, garantindo, assim, um desenvolvimento saudável. Portanto, não hesite em procurar a nossa especialista em Neuropediatria!

Mais informações sobre este assunto na Internet: