Termografia no Diagnóstico da Fibromialgia
Termografia no Diagnóstico da Fibromialgia. Termografia é um exame diferencial, sendo normalmente solicitada para situações específicas, em que os tradicionais ou mais comumente utilizados não são suficientes para confirmar um diagnóstico ou com o intuito de descartar uma condição médica.
Caracterizada por ser indolor e destacar-se com uma tecnologia capaz de realizar análises no escuro, por meio da captação do calor corporal ao identificar anormalidades no fluxo de sangue superficial de áreas doentes ou disfuncionais mapeadas, igualmente é uma opção para o Diagnóstico de Fibromialgia como um exame complementar.
Termografia no Diagnóstico de Fibromialgia
Devido ao fato de ser capaz de indicar regiões quentes no corpo, a termografia é eficaz em auxiliar no diagnóstico de fibromialgia, desde que em conjunto com palpação dos pontos sensíveis no paciente, ou seja, é indicada como um exame complementar à avaliação clínica para o diagnóstico de Fibromialgia.
A fibromialgia ou síndrome da fibromialgia (SFM) é uma condição conhecida por ser invisível, sem causas definitivas, que envolve a presença de dor crônica e generalizada pelo corpo, não conta com um exame ou teste específico para a confirmação do seu quadro, variando de acordo com cada médico. Porém, observa-se a presença de alguns fatores para a prevalência da condição, como, genética, eventos negativos da vida e até mesmo traumas físicos.
Apesar de os sintomas se sobreporem aos de outras condições, é possível o paciente observar dor, fadiga (cansaço extremo), indisposição, rigidez muscular, distúrbios do sono, problemas no processo mental (memória e atenção) e de pensamento, e características de doenças musculoesqueléticas e autoimunes.
Diante de um quadro como esse, o exame tende a apresentar imagens com simetria quase perfeita, apesar das queixas de dor por parte do paciente, porque sem a presença de inflamação, a condição não é detectável pela tecnologia da termografia.
Entretanto, a técnica somente é uma opção para o diagnóstico de fibromialgia quando realizada por um profissional devidamente habilitado, em um ambiente extremamente controlado e ao contar com um exame clínico bem feito.
Diferencial da Termografia para o Diagnóstico da Fibromialgia
Além de servir como um exame complementar, a termografia é válida quando o paciente igualmente apresenta dor miofascial, porque serve como um diagnóstico diferencial da fibromialgia, fazendo-se valer a indicação diante desses casos.
Assim como é fundamental para o diagnóstico diferencial com outras condições médicas associadas que tendem a se manifestar, tais como, dores de cabeça e na mandíbula, artrite reumatoide, síndrome do intestino irritável, lúpus eritematoso sistêmico e espondilite anquilosante.
Devido ao fato de ser uma condição complexa, na Clínica Regenerati, a equipe multidisciplinar está apta a providenciar a análise clínica, estudar atentamente o relato individual dos pacientes e realizar ou solicitar exames para descartar outras patologias com sintomas semelhantes.
Portanto, diante da possibilidade de ter o diagnóstico de fibromialgia por meio de um exame complementar, com método seguro e não invasivo, o que é uma realidade proporcionada pela Termografia, agende a sua consulta com um de nossos médicos especialistas para confirmar o quadro, ter a chance de ser atendido(a) por uma equipe multidisciplinar e iniciar o tratamento para reduzir os sintomas o quanto antes, garantindo seu bem-estar, sua qualidade de vida e focando em hábitos saudáveis.