causas de dor e dormência nas mãos

08 Causas de Dor e Dormência nas Mãos

Se você quer saber sobre Dor e Dormência nas Mãos, e o que podem ser, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai explicar sobre esse assunto.

Várias Apresentações de Dormência nas Mãos

Primeiro de tudo que, apesar de ser nas mãos, temos várias formas de acometer e ter essa dormência e as dores, podendo ser somente na pontinha dos dedos, em algumas regiões, como dos dedos polegar ao médio ou do anelar e mínimo, dedos separados como indicador ou médio ou polegar. Pode pegar a parte anterior dos dedos ou a mão toda também, ou algo que começa no meio da mão e vai se espalhando.

Então, as diversas formas de apresentação de dor e dormência na mão são válidas e vamos abordá-las, e cada uma com um tipo de apresentação leva a um raciocínio diagnóstico diferente.

Quando nos referimos à dor e dormência nas mãos, temos que entender que podem se apresentar de diversas maneiras diferentes e todas são consideradas dor e dormência nas mãos.

Teste de Dor Neuropática Lanns-Eva
Esse teste auxilia a determinar se uma dor é neuropática ou não.

Possíveis Causas para Dormência nas Mãos

01. Síndrome do Túnel do Carpo

Dor e Dormência Nas Mãos

A primeira que vamos citar, que talvez seja a principal, é a síndrome do túnel do carpo, que como a imagem mostra, é o nervo que passa no túnel do carpo e vai inervar essa região da mão, dos dedos e metade do quarto dedo, mas fundamentalmente do dedão ao médio e metade do quarto.

Esse nervo passa em uma região que é um túnel mesmo (tem o túnel ósseo, o rádio e a ulna, que formam um túnel) no meio dele passam os tendões e as estruturas que vão para mão, artéria, veia, tendões e o nervo também. Esse túnel é fechado, tem o ligamento em cima fechando o túnel. Como os tendões e as outras coisas ficam aumentadas, espremidas, isso pode comprimir o nervo e, consequentemente, gerar a síndrome do túnel do carpo.

Será que tenho Dor Neuropática? Por quê não passa?
Esse livro ensina a reconhecer uma dor neuropática e explica porque ela não passa sozinha como outras dores

Como mostra a imagem, tem o ponto de compressão na região que acomete determinado lugar e pode, às vezes, o nervo também irradiar para trás os sintomas de dor e dormência, podendo começar a ter fraqueza na mão também, aumentando a ponto de ficar o tempo todo, durante o dia, e ir perdendo capacidade de mobilidade da mão, força ou, em casos mais graves, até mesmo uma atrofia de músculos.

A síndrome do túnel do carpo é uma das principais patologias que causam dor e dormência na mão, e tem tratamento clínico que envolve medicamentos, vitaminas, Fisioterapia e uso de tala para fixar a mão.

Dor e Dormência Nas Mãos

Está com tantas dores que nem reconhece mais a origem delas?
Saiba como reconhecer a Dor Neuropática e acabe com ela definitivamente. Marque uma consulta na Regenerati

E se nada disso funcionar, pode ser até mesmo um tratamento cirúrgico, como mostra a imagem, em que secciona e corta o ligamento que une o túnel do carpo, assim descomprime e fica solta a estrutura que tem dentro do túnel do carpo, liberando o nervo.

Então, síndrome do túnel do carpo tem que ser uma das principais hipóteses e a pessoa pode ver se tem essa condição com testes simples, como pegar a mão, forçar para baixo, em flexão do punho, e sustentar, mantendo flexionada o máximo possível. Se começar a formigar o primeiro, segundo e o terceiro dedos, e vir dormência neles, já é um sinal da possibilidade do túnel do carpo.

Ou o contrário, fazer a hiperextensão da mão, como se estivesse empurrando para cima, em que você flexiona a mão, estende para trás o máximo possível. Então, vai forçar a articulação do punho, estirando o nervo, e quanto mais fica esticado, maior a chance de virem sintomas. São testes que a pessoa pode realizar em casa mesmo para ver se não é essa a suspeita diagnóstica, da síndrome do túnel do carpo.

02. Síndrome do Túnel Cubital

A segunda causa de dormência na mão é a síndrome do túnel cubital, que fica no cotovelo. O nervo ulnar passa em um túnel ósseo que tem o fechamento por cima e sobe pela região da ulna, pegando os dedos anelar e mínimo, os músculos da parte interna da mão.

Então, o nervo ulnar pode estar comprimido no túnel cubital, com chances de gerar uma síndrome igual ao túnel do carpo, só que no túnel cubital. Pode ter dormências, formigamento nos dois dedos, fraqueza na mão, a pessoa vai piorando gradativamente, às vezes, mais durante a noite, depois durante o dia.

Quando é nesses casos, se está inflamado e o nervo está inchado, podemos aplicar corticoide na região para desinflamá-la e melhorar os sintomas do túnel cubital.

Síndrome do túnel cubital

E o diagnóstico vem também com os exames que vamos citar, juntamente com eletroneuromiografia e ultrassom do nervo, e a imagem a seguir é para vocês verem como é o nervo que passa e chega até a região dos dedos.

03. Deficiência de Vitamina B12 e Minerais (K e Mg)

Deficiência de vitamina B12 e minerais

A terceira causa de dormência nas mãos é a deficiência de vitamina B12 e alguns minerais, como o potássio e magnésio. A deficiência da vitamina, a B12, não causa somente dormência nas mãos, mas uma gama de sintomas neurológicos, como igualmente dormência nos pés, desequilíbrio, problemas de memória, etc. Porém, às vezes, pode iniciar apenas como dormência nas mãos e dessa maneira é mais generalizada, pegando vários aspectos da mão como um todo.

Da mesma maneira, a deficiência de potássio e magnésio afeta o funcionamento dos neurônios e pode começar com sintomas periféricos, como dormência nas mãos de uma maneira mais generalizada, pegando todos os dedos, tanto pela frente quanto por trás ou, às vezes, a mão inteira já propriamente. E, obviamente, o diagnóstico é feito com exame de sangue para dosar a vitamina e os eletrólitos, esses minerais como o potássio e o magnésio.

04. Medicamentos

Os medicamentos podem causar dormência nas mãos e quando acontece, costumam pegar em ambas as mãos; é relativamente comum, sendo que um dos principais medicamentos que causa isso é o topiramato, um anticonvulsivante muito utilizado para tratamento de enxaqueca, convulsão e, às vezes, igualmente como estabilizador do humor.

O fato é que ele é bem utilizado e também como medicamento para, às vezes, ajudar a emagrecer, e é comum o paciente ter dormência nas mãos por alguns dias com o início do tratamento e, às vezes, pode durar até semanas, especialmente se sobe a dose rapidamente ou se ela é mais alta, maior a chance das dormências na mão com o topiramato. Mas ele não é o único, porque a fenitoína igualmente pode causar dormência nas mãos, que é outro anticonvulsivante.

Tem medicamentos antibióticos que causam também, como o metronidazol (muito utilizado em vaginose, em vários outros tipos de infecções) e a nitrofurantoína (um tipo de antibiótico muito usado em infecção urinária). E tem medicamentos para o coração e a pressão; a amiodarona, um medicamento para arritmia, e a hidralazina, que é para controle da pressão.

05. Compressão de Raiz Nervosa Cervical

Compressão de raiz nervosa cervical

A primeira coisa que queremos que vocês compreendam é que a compressão da raiz nervosa pode ter diversas causas. Eu quero mostrar na imagem como é uma raiz nervosa saindo da medula normal, com o disco normal, os ossos e tudo livre. Do lado dela vocês vão ver a medula e a raiz saindo, e uma hérnia de disco que vai para fora e comprime a raiz nervosa, inflamando-a.

Quando comprime a raiz nervosa, demos o exemplo da hérnia, que é o mais comum, mas pode ser também por artrose, estenoses óssea e ligamentar, tumor e deformidades ósseas de diversas causas, sendo que uma das mais comuns são hérnias, que comprimem a raiz nervosa e podem dar vários sintomas conforme qual raiz está sendo comprimida.

De acordo com a imagem, quando pega a raiz de C5, afeta mais a região do ombro; C6 vai pegar um pouco nas costas, mas desce para o braço todo e os dois primeiros dedos, dedão e indicador.

C7 pega um pouco nas costas, desce para o braço todo e os três primeiros dedos, sendo que os principais são o do meio e os outros três; e C8, como mostra a imagem, pega também descendo, especialmente o quinto dedo, mínimo, e alguns, um pouco menor dos outros dedos adjacentes.

São essas as possibilidades de raízes nervosas cervicais de serem comprimidas que dão dormência nas mãos. A pessoa sente também, ao longo do trajeto do nervo, mas vai sentir muito, especialmente na mão a dormência e o formigamento nessas apresentações, conforme a raíz está sendo comprimida, C5, C6, C7 e C8.

O diagnóstico da compressão da raiz nervosa vem tanto pela apresentação clínica, como os testes de reflexos, sensibilidade de dermátomo, quanto pela ressonância magnética que vai mostrar a compressão da raiz nervosa naquele local que está causando a dormência na mão ao longo do trajeto da raiz nervosa. E o tratamento é eminentemente cirúrgico na grande maior parte dos casos porque já está tendo sintoma neurológico.

06. Polineuropatias

Polineuropatias

Diversos tipos de polineuropatias, que são as patologias que acometem os ramos terminais dos nervos, vão acometendo da ponta do nervo para frente e, normalmente, vai pegando primeiramente a ponta dos dedos, depois a parte maior deles, em seguida, os dedos completos e depois a mão completa. É como se fosse calçando algo, cobrindo gradativamente a mão, vai subindo a dormência ao longo do trajeto da mão e depois do braço.

A polineuropatia é chamada assim porque são vários e múltiplos nervos que são acometidos do ponto final dele para parte cada vez mais proximal do corpo. E as causas da polineuropatia são diabetes como possibilidade número um, pode ser também hipotireoidismo, álcool, quimioterápicos, doenças autoimunes, etc e depois vão vindo diversas outras muito mais raras.

Logo, se a pessoa está tendo dormência nas mãos, especialmente dessa que vai pegando os dedos e crescendo, tem que sempre pensar na possibilidade de polineuropatia.

07. Fibromialgia

Fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada pela dor em diversas partes do corpo, pelo sono inadequado, por problemas cognitivos e pela fadiga. Às vezes, o paciente não está consciente de todos os sintomas e uma das coisas que está mais incomodando é a dormência nas mãos.

Então, ele pode chegar queixando-se da dormência nas mãos e só quando começamos a investigar com mais detalhes, perguntando proativamente, é que aparecem os sintomas de queixa de dores nos outros lugares do corpo: a pessoa está fadigada, às vezes, a memória está meio ruim, mas está achando que é assim mesmo.

Às vezes, pode começar a queixa e o que mais estão incomodando são a dor e a dormência nas mãos. Isso pode pegar vários pontos, desde a região do punho ou mais central da mão, ou irradiando para os dedos, podendo ser da mão inteira, mas tem os pontos principais, que pegam várias regiões da mão e vão crescendo, afetando mais pontos da mão.

E outro é mais embaixo também, que pega uma região mais próxima ao punho, mas o fato é que pega a mão e a dormência pode ser local ou total da mão.

Sempre tem que ser pensado nisso quando não estão claros os demais elementos, não ganha uma característica típica de dormência neuropática ou outros indícios, especialmente se está acompanhada de outros sintomas de fibromialgia que são fadiga, sono ruim, comprometimento cognitivo e dores em outros lugares do corpo.

08. Síndrome Dolorosa Miofascial

A síndrome dolorosa miofascial ou dor referida é mais comum do que as pessoas imaginam, pelo jeito de ficar usando o mouse, como fica segurando o bebê, como fica em uma certa posição ao utilizar a mão e constantemente está apertando-a…

Síndrome dolorosa miofascial

Isso pode forçar os músculos interósseos e, como mostra a imagem, eles geram a dormência no dedo logo acima deles, pegando a metade ou o dedo completo. Isso é devido à má circulação de sangue no músculo e um estado de contratura contínua daquele músculo que vai acabar gerando a síndrome dolorosa miofascial no dedo. Às vezes, a pessoa não sente nada na parte de onde estão os músculos interósseos e vai sentir apenas nos dedos a dormência e a dor.

É necessário que o médico apalpe essas regiões, faça uma palpação profunda para ver se existem componentes de dor, os pontos-gatilhos que causam a dor nesse paciente.

Como o Diagnóstico é Realizado?

O exame clínico é o principal elemento para o diagnóstico das síndromes de dormência e dor na mão. Também, normalmente, utilizamos a eletroneuromiografia, que vai estudar a condução dos nervos do braço e dos que chegam até a mão para vermos se tem uma disfunção na parte elétrica deles, algum ponto de interrupção dos sinais elétricos, como estão a fiação, os nervos.

Podemos usar o ultrassom para vermos o nervo propriamente, porque, às vezes, está espessado, aumentado, afilado ou inflamado e/ou tem um tumor junto ao nervo que está comprimindo-o, então, o ultrassom ajuda muito.

Exames laboratoriais que podem detectar deficiências de vitaminas, hipotireoidismo, doenças infecciosas e alterações nos metabólitos. E também tem a termografia, que é uma imagem térmica que mostra na mão tanto os pontos de calor quanto de inflamação, como no caso de fibromialgia, da síndrome dolorosa miofascial ou de alterações compatíveis com as neuropáticas que alteram padrão térmico da mão, ajudando no diagnóstico também da causa da dor e dormência nas mãos.

Se você já teve algum tipo de dormência na mão, escreva nos comentários como foi a sua experiência e conte a sua história, o seu caso e as suas dúvidas. E lembre, compartilhe sempre, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Referências: