Quetiapina

Quetiapina – Para que Serve e Como Funciona a Quetiapina

Se você quer saber para que Serve e como Funciona a Quetiapina, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai explicar sobre isso.

O que é a Quetiapina?

Primeiramente, a quetiapina é um medicamento antipsicótico atípico que trata sintomas psicóticos, como delírios, agitação, alucinações, e tem menos efeitos extrapiramidais, como sintomas Parkinsonianos, por exemplo.
E também tem menor chance de causar outros problemas, como o aumento da prolactina, que é a hiperprolactinemia, ou a discinesia tardia, que são os movimentos anormais que acometem boca, mãos, pés e corpo devido ao uso prolongado de antipsicóticos típicos.

Então, o atípico muda, ou igualmente chamado de segunda geração, porque causa menos efeitos colaterais do que os de primeira geração ou os antipsicóticos típicos.

Indicações

As indicações são várias, como, por exemplo, para:

Agitação / Agressão e Psicose Associada à Demência

O paciente, quando fica demente, é normal de ter momentos de ficar mais agitado, mais agressivo, tanto fisicamente (de, às vezes, querer dar tapas, beliscões) quanto verbalmente (ficar falando, gritando, xingando). E a quetiapina pode ser utilizada muito bem para ajudar no controle dessas agitações, sempre começando por doses baixas e subindo gradativamente.

O mesmo vale para alucinações, que seriam aquele idoso que está com demência, vendo e ouvindo coisas que não existem, por exemplo, bichos, pessoas, vultos, gente que já morreu ou até mesmo o surto de psicose dele estar louco mesmo, então, a quetiapina também é útil nesses casos.

Agitação e/ou Delirium na UTI

É um estado de confusão mental que vem devido às infecções ou outras condições médicas como, por exemplo, um trauma ou após uma cirurgia de um porte maior, em que o paciente fica com essa confusão mental, trocando o dia pela noite, desatento, agitado, tendo ilusões ou alucinações.

Para esses casos, também a quetiapina é muito bem indicada para ajudar a diminuir a agitação e/ou delirium, que é muito comum dos pacientes que estão internados na UTI.

Transtorno Afetivo Bipolar

Essa doença é a qual a pessoa passa por períodos com dias mais depressiva, depois, do nada, parece que acorda e fica mais agitada, mais eufórica, com insônia, falando mais, com maior movimentação e vai alternando de períodos depressivos por períodos de maior euforia.

A quetiapina é uma indicação comum e muito utilizada tanto para a fase depressiva quanto eufórica, e ajuda bastante a deixar o estado de humor mais estável, porque o problema é estar “em cima e depois embaixo”. Com o medicamento, a pessoa fica oscilando mais no ‘meio’ e esse é o intuito, de estabilizar o humor, logo, é um excelente estabilizador de humor para o transtorno bipolar.

Infestação Delirante (Parasitose Delirante)

Nessa patologia, o paciente acaba percebendo, de maneira “delirante”, parasitas no corpo, vermes, fungos, bactérias, diversos tipos de infecções. Quando são investigadas por algum médico, não acha sinais dessas infestações ou infecções, a pessoa tem aquela crença, sente, vê, tem a certeza que tem bichos pelo corpo dela e isso chama infestação delirante e a quetiapina é um excelente medicamento para tratá-la.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Outra indicação, até mais mundana da quetiapina, é para o transtorno de ansiedade generalizada, que é uma ansiedade praticamente contínua e com diversos tipos de coisa e assunto, ou seja, é praticamente para tudo que a pessoa tem ansiedade, sobre o que vai acontecer, o que já aconteceu, o elevador, em chegar em casa, dormir, para várias coisas.

Não melhorou com medicamentos antidepressivos, a quetiapina pode ser associada ou até mesmo utilizada como monoterapia caso a pessoa tenha intolerância ao antidepressivo.

Ou seja, ela pode entrar associada ao antidepressivo para tratar a ansiedade ou se a pessoa teve intolerância a esses medicamentos, pode entrar sozinha; e ela igualmente acaba até ajudando no sono, porque é muito comum pessoas ansiosas terem problemas de sono.

Transtorno Depressivo Maior

O médico pode utilizar a quetiapina como medicamento adjunto, ou seja, é acrescido nos casos de depressão com resposta insuficiente e igualmente pode ser utilizada em combinação com medicamentos antidepressivos caso tenha depressão com sintomas psicóticos; seja porque sobraram ainda sintomas de depressão, pode acrescentar a quetiapina para melhorar, ou caso tenha ainda depressão com sintomas psicóticos, pode por a quetiapina por causa deles.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O TOC, que pode ser de limpeza, da pessoa querer toda hora lavar as mãos, manter tudo limpo; de perfeccionismo, de querer tudo reto, simétrico, acertado ou tudo perfeito; ou daquela em que tem pensamentos fixos, toda hora a cabeça está pensando naquela mesma coisa, que é a ruminação de pensamento. E a quetiapina pode entrar quando o medicamento de primeira linha não funciona ou não é suficiente.

Psicose na Doença de Parkinson

Igualmente pode ser utilizada na psicose na Doença de Parkinson, em que os pacientes podem desenvolver ilusões e alucinações visuais. A ilusão é quando a pessoa vê uma coisa e confunde com outra, por exemplo, tem um casaco no cabide, está meio escuro, ela não está muito bem e vê que tem um indivíduo que está invadindo a casa, já a alucinação é ver coisas que não existem, como pessoas, animais.

Tanto uma quanto a outra pode acontecer na Doença de Parkinson, pela própria condição quanto pelos medicamentos. Em ambos os casos, a quetiapina pode ser utilizada para controlar esses sintomas de psicose na Doença de Parkinson, especialmente que causam pouca ou a chance é menor de causar sintomas Parkinsonianos ou extrapiramidais.

Esquizofrenia

E também, obviamente, na esquizofrenia, que é a primeira indicação dela como antipsicótico. Essa é uma doença que causa alucinações visuais e/ou auditivas, pensamentos e ideias que são fora da realidade, e com esses sintomas psicóticos, a quetiapina é extremamente bem indicada.

Como Funciona?

A quetiapina é um antipsicótico atípico que exibe afinidade pelos receptores de serotonina (5HT2) e de dopamina D1 e D2. Ela bloqueia os receptores de dopamina D1 e D2, e de serotonina 5HT2, e, com isso, inibe os sintomas psicóticos que advêm da ativação deles. Logo, bloqueia o excesso da atividade dopaminérgica que gera os sintomas psicóticos e não causa dependência química, e é um medicamento bem seguro de maneira geral.

Metabolismo

No metabolismo, ela tem uma meia-vida de 7h a 12h, ou seja, dura o dia inteiro, tem o metabolismo hepático, é metabolizada no fígado, e a dose máxima é de 800 mg / dia, então, é uma dose que pode ir bem alta.

Apresentações

As apresentações do medicamento são de 25 mg, 50 mg, 100 mg e 200 mg.

Você que leu o conteúdo sobre as indicações da Quetiapina, escreva nos comentários se já recebeu a prescrição para alguma destas ou se tem dúvidas sobre a indicação da Quetiapina no seu caso.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Se conhece alguém que a utiliza, envie o link deste artigo para essa pessoa, pois você pode estar ajudando a compreender melhor o medicamento que foi prescrito pra ela. E lembre-se, conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Mais informações sobre este assunto na Internet: