CPAP

O que é CPAP – Tudo que Você Precisa Saber Sobre CPAP


Se você sabe o que é o CPAP ou não, ou teve a indicação disso e não tem a menor ideia do que é, como fazer e usar, fique até o final deste artigo que a fisioterapeuta Patrícia Schattner, que é especialista em Dor Crônica, fisioterapia do Sono e adaptação de CPAP, vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o CPAP e a apneia do sono.

O que é Apneia do Sono?

Apneia nada mais é do que quando temos pausas respiratórias enquanto estamos dormindo.

Classificação da Apneia do Sono

Existem dois tipos de apneia: a central, que é quando o cérebro não manda a informação para o tórax expandir, então tem uma falha de conexão, vamos dizer assim; e tem a obstrutiva, que é a mais comum, na qual tem uma obstrução em via aérea superior, na faringe, perto da garganta, e é uma obstrução mecânica, então, às vezes, está associada com a base da língua, a flacidez da musculatura.

A apneia obstrutiva é muito comum em paciente obeso, sedentário, ser fumante também é um fator de risco e o envelhecimento por si só, que assim como deixa nossa musculatura do corpo fraca, a musculatura também da região da garganta, da respiratória, também fica enfraquecida, flácida.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Tratamento da Apneia do Sono

O tratamento clássico para a apneia obstrutiva do sono é o CPAP, que nada mais é do que um aparelho que vai mandar uma pressão contínua e positiva para a via aérea.

Tipos de CPAP

E temos vários tipos de CPAP no mercado, de máscara, porque através desse aparelho vai vir uma cânula longa e máscara para acoplar no seu rosto para que consiga respirar a noite inteira com essa pressão.

Então, temos o CPAP pressão fixa, que vai mandar a mesma quantidade de ar para a via aérea durante toda a noite, e também tem o CPAP pressão automática, que vai mandar a pressão de acordo com que observar a oscilação, logo, é automático. Ou seja, ele percebe que você está precisando de uma quantidade maior de pressão para conseguir respirar bem, dormir bem, vai mandar aquela quantidade de pressão.

Não necessariamente todo mundo precisa da pressão automática, isso varia muito de paciente para paciente, porque, às vezes, essa oscilação constante, em uma variável de pressão muito grande quando o CPAP não é configurado, acaba não sendo confortável e nem efetiva para a apneia.

Papel do Fisioterapeuta

Então, por isso é muito importante consultar o fisioterapeuta da sua confiança, que trabalhe com sono, com CPAP, para determinar a quantidade de pressão que você precisa, que é um processo que chamamos de titulação, que pode ser feito de várias maneiras.

Até mesmo acompanhando noite a noite os seus relatórios para determinar essa pressão ou indicar a pressão automática, mas mantendo uma pressão mais próxima, em um intervalo de pressão mais próximo, que é adequado para você.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

A pressão vai oscilar muito: se você ingere uma taça de vinho, qualquer tipo de bebida alcoólica, ou mudança de medicamento, têm vários fatores que podem estar associados, então mais uma vez o profissional acompanhando vai fazer muita diferença.

O CPAP, no início, é um pouco desconfortável, porque não estamos adaptados a dormir com uma coisa na face, mas hoje temos diversas máscaras no mercado, desde aquelas que pegam só o nariz, outras, nariz e boca para quem costuma respirar mais pela boca.

Então, isso é muito individual e quando você vai adquirir o aparelho, o CPAP, o profissional que está vendendo, fazendo a adaptação, vai mostrar essas opções e é muito tranquila essa questão para se adaptar.

Eficácia do CPAP

O tratamento do CPAP é muito eficaz, mas é importante que o paciente use todas as noites, porque na noite em que estiver sem o CPAP, vai continuar com os eventos de apneia.

E a qualidade de vida, quando faz o tratamento direitinho, usa o aparelho direitinho, melhora bastante. E os riscos cardiovasculares diminuem significativamente. Porque é só pensarmos: se temos pausa respiratória, o nosso coração tem que trabalhar mais, nosso cérebro sofre a falta de oxigênio adequado, então é muito importante identificar e tratar da melhor maneira.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Para ter mais informações, se inscrevam no canal da Clínica Regenerati no YouTube, acompanhem os artigos e deixem seu comentário se quiserem saber mais sobre o tema.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Patrícia Schattner de Farias

CREFITO: 187398-F

Fisioterapeuta especialista em dor crônica; distúrbios do sono; reabilitação em pós-operatório de cirurgias Ortopédicas, fraturas e Neuromodulação não invasiva.









Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?