Álcool Antes de Dormir

Ingerir Álcool Antes de Dormir Ajuda ou Atrapalha o Sono

Se você quer saber se o Álcool Antes de Dormir ajuda ou atrapalha o sono, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções, Neurologia e Neurociências, vai explicar sobre isso.

Ingestão de Álcool Antes de Dormir e Relação com Sono

O que todo mundo quer saber: álcool ajuda ou atrapalha o sono? Todo médico fala: “ tomar uma taça de vinho…” Nos países mediterrâneos, em que vivem muito, todo mundo toma uma taça de vinho?

Sim, mas tomam na hora do almoço, não de noite.

Por quê? O álcool atrapalha o sono.

Teste de Insônia
Teste que tem objetivo de quantificar o grau de insônia da pessoa.

Efeito Inibitório do Álcool

Mas por que se todo mundo, quando bebe, vê que surge aquele soninho logo depois que ingeriu o álcool? Esse tipo de bebida inibe a parte excitatória do cérebro primeiro e inibindo isso, a pessoa vai ter sono.

Quando bebe, ela sente o sono porque o álcool faz um efeito inibitório no cérebro, que atua sobre o receptor GABA e isso causa uma sonolência.

Álcool Metabolizado em Acetaldeído

Mas à medida que o efeito do álcool vai passando e é transformado em acetaldeído, o mesmo é irritativo para os neurônios e o cérebro; é ele que causa a dor de cabeça, a ressaca e o mal-estar, e atrapalha a noite de sono e todo o mais.

Casei com um profissional do ronco... E agora?
Este livro conta a jornada de uma esposa que sofre com o ronco de seu marido e como que ela fez para lidar com a Apneia do Sono de seu marido.

Álcool e Fases do Sono

O álcool não é uma boa substância para estabilizar o sono, porque afeta o sono em vários aspectos. O corpo é uma somatória de ritmos e o sono igualmente, ele tem uma arquitetura natural de fase 1 do sono, fase 2, fase 3, fase REM e depois começa um novo ciclo novamente. E tem o sono do início e do final da noite.

Esse tipo de bebida alcoólica atrapalha isso tudo, toda a arquitetura do sono da pessoa. Ele inibe o sono REM, a pessoa, quando ingere o álcool antes de dormir, vai ter uma menor proporção de sono REM do que as outras. E no sono REM, que é o sono profundo, que a pessoa sonha e consolida a memória.

Ela vai ter um ritmo de sono também irregular, também outras atividades metabólicas do corpo, como a produção da melatonina, o cortisol que deveria começar a subir, a produção dos hormônios e a própria regeneração do corpo que deveria ser feita normalmente não vai ser, porque vai ser atrapalhada pelo álcool.

Insônia é algo mais sério do que você imagina!
Dormir mal pode tornar a sua vida um caos. Agende uma consulta e torne suas noites mais pacíficas.

Álcool como Agravante dos Sintomas Respiratórios

O álcool relaxa a musculatura e isso facilita da pessoa ter problemas respiratórios durante a noite, desde ronco até apneia, e se ela está tendo apneia do sono, vai estar não respirando durante a noite – e isso já é, por si, só uma doença grave, que já abordamos no blog em outras oportunidades. E, no mínimo, vai estar importunando outra pessoa, porque vai estar roncando mais.

Efeito Diurético

Além disso, como também tem um efeito diurético tardio, o álcool aumenta a ida ao banheiro durante a noite, o que causa, no mínimo, essa fragmentação do sono a mais.

Pois fique bem claro que o álcool não é bom para o sono, ele pode ser bom para festas, para socializar, mas não para ter uma boa noite de sono.

Se você conhece alguém que adora tomar uma bebidinha antes de dormir para dar aquela “relaxada”, envie o link deste conteúdo para ele, pois pode ajudá-lo a revisar os seus atos e que pode estar usando o álcool até como uma forma de diminuir a ansiedade dele e como um medicamento errôneo.

E se gostou deste artigo, dê aquele like, dê aquele joia, e compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet: