Importância do Sono

Por que Precisamos Dormir? A Importância do Sono


Se você alguma vez já se perguntou porquê temos que dormir ou qual é a Importância do Sono, fique até o final deste artigo que o Dr. Victor Miranda, especialista em Medicina do Sono, neurologista da Clínica Regenerati e também médico da Faculdade de Medicina do ABC, irá falar mais sobre isso.

Importância do Sono

Hoje, vamos falar um pouco sobre sono. Por que ele é importante? Por que se preconiza praticamente um terço das nossas vidas que seriam reservados àquele momento de dormir?

No mundo animal, todos os animais dormem. Por que isso existe? Seria somente para conservação de energia, para recuperação daquele sistema nervoso, cérebro ou corpo?

Sim, principalmente, para conservação de energia, mas o sono participa ativamente de vários processos metabólicos do organismo; ele está intrinsecamente ligado a processos da imunidade, por exemplo. Então, a privação de sono, com muita frequência, pode levar a estados mórbidos ou então pode te fazer vulnerável a algumas doenças.

Teste de Sonolência Diurna
Teste Epworth, determina o grau de sonolência diurna. Não somente para apneia, outras patologias também podem dar sono durante o dia

Qual é o Papel do Sono na Fisiologia do Organismo?

O sono igualmente participa de forma ativa e efetiva em secreção de muitos hormônios, como, por exemplo, o hormônio do crescimento; indispensável para o desenvolvimento do indivíduo. Ele também, através do sistema que chamamos de glinfático, principalmente, se faz de forma crucial no mecanismo de plasticidade neuronal.

Por que o Sono Existe na Natureza?

Além disso, ele não é apenas um estado de reduzida atividade, mas sim, propicia uma desconexão do mundo com a vigília, levando a uma recuperação daquele corpo.

Muitos estudos demonstram que a privação de sono, tanto a aguda – a privação de um ou três dias – quanto a crônica, leva a estados mórbidos, a alguns riscos de algumas doenças.

Então, muitos estudos, feitos com alguns animais, não conseguiram mostrar uma associação direta entre o nível de evolução daquele animal e o padrão de sono. Ou até mesmo da área corpórea daquele animal com a forma com que ele dorme.

Por exemplo, o cavalo chega a dormir 2 horas, enquanto o leão dorme de 12 a 14 horas por dia. Os golfinhos têm um padrão de sono muito curioso: cada hemisfério, ou seja, cada lado do cérebro deles dorme em momentos distintos.

E muitos estudos do sono dos humanos, nós aprendemos com as moscas, as moscas varejeiras, as drosófilas. Então, muito do estudo dos genes associados ao sono foi extraído de estudos com as moscas.

Problemas com produtividade ? Isso pode ser mais grave do que você imagina!
Um checkup neurológico pode te ajudar te diversas maneiras e te fazer produtivo como nunca! Experimente e venha na Clínica Regenerati.

E essa evolução do sono se dá não apenas entre os animais, mas também ao longo do desenvolvimento do próprio indivíduo, no caso humano. Ainda quando feto, intra-útero, nós dormimos a maior parte do tempo, mais de 20 horas por dia.

A partir do momento que o bebê nasce, ainda dorme bastante, mais de 16 horas por dia; só que com o tempo, ele vai amadurecendo esse sistema até chegar ao normal, entre 6 a 8, 9 horas ao dia; sendo que na velhice, existe uma redução do tempo total de sono. Então, o sono se adequa também à fase do indivíduo.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Se você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários, quem sabe ela vira uma pauta para um novo artigo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Victor Alexandre Dantas de Miranda

CRM:146.905

Coordenador do Ambulatório de Neuroimunologia da FMABC e Neurologia do Sono no Hospital São Camilo. Especialista em tontura. medicina do sono (SAOS, Sonolencia diruna, Apneia do Sono, Ronco, Narcolepsia, Insonia e Alteração de fase de sono) e Doenças Neuroimunes (Esclerose multipla, E.M., Devic, Neuromielite Optica e Miastenia Gravis).









Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?