Sono – O que é uma boa noite de sono?

Uma boa noite de sono depende de vários fatores externos e internos. Primeiro é preciso entender o que é sono.

O sono é um estado de fisiológico consciente alternado com a vigília e a sua principal função é repor energia mental e física.

O descanso noturno é regulado pelo relógio biológico do corpo humano e antes de dormir é comum a sensação de cansaço e após, a sensação de descanso.

Além disso, é o relógio biológico que determina o horário de dormir, de acordar e quantas horas de descanso são necessárias. Portanto, cada pessoa dorme a quantidade necessária para o seu organismo.

O que realmente faz diferença é a qualidade do sono e não a quantidade de horas dormidas.

Bebê com sono

Insônia

A insônia é a falta de repouso reparador e a doença causa dificuldade de atenção, alterações de humor e cansaço. Cerca de um terço da população sofre de insônia.

O diagnóstico da insônia é clínico e somente é preciso fazer exames se o paciente tiver outras doenças relacionadas ao sono.

A insônia pode ser:

  • Inicial quando a pessoa se deita e não consegue adormecer;
  • Manutenção quando a pessoa desperta várias vezes ao longo da noite ou então muito mais cedo do que deveria;

Sono

Qualidade do sono

Para a qualidade do sono é importante dormir e acordar em horários regulares inclusive aos finais de semana. Além disso, o quarto deve ser escuro, silencioso e arejado.

Um cuidado importante é não permanecer na cama caso não esteja dormindo e na ausência do sono a pessoa deve ir para outro lugar da casa e fazer algo com pouca luz até sentir vontade de dormir.

Além disso não se deve assistir filmes e programas de televisão estimulantes pois eles atrapalham o descanso noturno.

Estilo de vida saudável é importante para um bom sono mas é preciso evitar alimentos gordurosos, cafeína e álcool horas antes de dormir. Além disso é preciso evitar a prática de exercícios físicos no período noturno devido a liberação de substâncias que atrapalham o repouso.

Autora: Dra. Eliane Aversa






Se interessou por esse artigo ? Veja outros conteúdos relacionados a

Precisa de ajuda profissional relacionada a Insonia ? Não se preocupe, marque sua consulta agora mesmo!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?