Estimulação Precoce e Neuroplasticidade

Estimulação Precoce e Neuroplasticidade – Promovendo e Otimizando o Desenvolvimento Infantil

Estimulação Precoce e Neuroplasticidade podem ser associadas para Promover e Otimizar o Desenvolvimento Infantil, como vamos abordar neste artigo.

Estimulação Precoce e Neuroplasticidade

O cérebro está em constante desenvolvimento desde o nascimento. Experiências por meio dos sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), interações com a sociedade e fatores do ambiente podem moldar a forma como o cérebro conecta-se e funciona.

E os seus efeitos são duradouros na capacidade de aprender e manejar suas emoções, mas existem outros meios de facilitar o desenvolvimento infantil, sendo um deles a estimulação precoce.

O que é a Estimulação Precoce?

A estimulação precoce é vista como uma maneira de promover e otimizar o desenvolvimento infantil, especialmente entre a fase do 0 aos 5 anos, em que os níveis de plasticidade cerebral e neurogênese são altos, influenciando positivamente o desenvolvimento cognitivo e psicossocial a longo prazo.

Assim, é possível que as crianças tenham a chance de aprimorar a capacidade de comunicar-se, conectar-se e pensar, o desempenho acadêmico, a saúde mental e cognição, por exemplo, que acabam consolidando-se mais fortemente quando aprendidos corretamente nessa fase da vida e são constantemente treinados.

Essa estimulação pode ser promovida pela neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em alterar sua estrutura e função durante a vida, possibilitando o processamento de informações, a criação de novas conexões neurais e a chance de tornar algo difícil em funcional.

Definição de Neuroplasticidade

A definição de neuroplasticidade pode ser, basicamente, resumida na capacidade de o cérebro reorganizar e alterar suas conexões neurais como resposta de aprendizado, estímulos ambientais, experiências, lesões e processos patológicos.

Desta forma, permite que a criança tenha desenvolvimento e manutenção do aprendizado, da memória, da adaptabilidade a diferentes ambientes e recuperação de lesões no cérebro.

Sendo assim, a plasticidade cerebral ou neural, tende a ser considerada importante, especialmente para determinadas crianças, como as que têm TEA (Transtorno do Espectro Autista) e demais deficiências de desenvolvimento, como as que apresentam dificuldades na comunicação e nas habilidades sociais, por exemplo.

Ou seja, a capacidade do cérebro em reorganizar e criar novas conexões, trata-se de um meio importante de aprendizagem e desenvolvimento cerebral infantil, tornando-se adaptável e receptivo para novas experiências, especialmente quando há estimulação precoce diversificada de criatividade, inteligência emocional e resolução de problemas.

Além destas possibilidades, a neuroplasticidade pode auxiliar após uma lesão ou um trauma cerebral, cooperando na recuperação e restauração das capacidades quando o cérebro redireciona funções de regiões danificadas para as saudáveis.

Logo, é essencial para o aprendizado, a adaptação e recuperação do cérebro infantil, gerando outros benefícios além dos que estão associados à estimulação precoce, em que conseguimos Promover e Otimizar o Desenvolvimento Infantil ao contar com os estímulos certos e o suporte de uma equipe multidisciplinar, especialmente de um(a) médico(a) especialista em Neuropediatria, uma vez que focamos no bem-estar, na qualidade de vida e nas necessidades do seu filho!

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