Especialista em Fibromialgia – O que Faz o Especialista em Fibromialgia
Especialista em Fibromialgia. Conhecida como uma condição invisível e que não tem causas definitivas, a Fibromialgia não possui nenhum tipo de exame ou teste específico que possa ser feito para comprovar o diagnóstico, por isso, é fundamental procurar um especialista no assunto.
Então, continue acompanhando este artigo para saber o que faz o Especialista em Fibromialgia e quais são as características dela.
Especialista em Fibromialgia
Até serem encaminhadas para o profissional em questão, é comum que as pessoas consultem outros médicos, porque os sintomas da fibromialgia se sobrepõem aos de outras doenças, por isso, o diferencial: quando o especialista em fibromialgia se depara com um possível quadro, costuma estar mais preparado para diagnosticá-la.
Diante disso, é importante se atentar aos sintomas, como dor, fadiga e problemas de pensamento, e até mesmo características típicas de doenças musculoesqueléticas e autoimunes. Assim como não deve descartar outras condições associadas que tendem a se manifestar, tais como síndrome do intestino irritável, dores de cabeça e na mandíbula, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante e artrite reumatoide.
Outros sintomas costumam ser distúrbios do sono; problemas cognitivos, urinários, de pele, visão e memória; náusea; dor muscular; tontura; dores nas articulações e rigidez matinal; e síndrome das pernas inquietas, por exemplo, ou seja, características que afetam a qualidade de vida da pessoa.
Assim sendo, o especialista em fibromialgia pode ser um internista geral, médico de família, reumatologia ou que tenha se dedicado à medicina da dor (que inclui campos de Medicina Interna, Neurologia, Cirurgia Ortopédica e Psiquiatria, equipe composta por fisioterapeuta, enfermeiro e terapeuta ocupacional), e tenha conhecimento e experiência sobre a fibromialgia.
Mas, geralmente, o médico de cuidados primários ou o principal costuma ser o reumatologista, que se dedica às condições dolorosas que envolvem as articulações, os músculos, tendões e ligamentos.
E para auxiliar no diagnóstico, o recomendado é observar os sintomas apresentados e listá-los em ordem de importância para que o médico especialista em fibromialgia consiga analisar melhor o quadro e traçar um planejamento.
Opções de Tratamento
Devido ao fato de não haver um total entendimento sobre a fibromialgia, as opções de tratamento existentes são voltadas para o controle dos sintomas. Sendo assim, podem recomendar medicação, fisioterapia, nutrição, acupuntura, massagem, quiropraxia, controle do sono, terapia de biofeedback e acompanhamento com psicólogo e fisiatra (medicina física e reabilitação).
Além disso, o médico especialista em fibromialgia pode recomendar atitudes e cuidados para aliviar os sintomas, dar dicas para manejar a condição durante o trabalho, formas de conversar com outras pessoas sobre a sua condição e indicar outros profissionais para que possa ter uma melhor qualidade de vida.
Porém, é importante explicar que, por ser uma condição de difícil diagnóstico e sem causas exatas para o seu surgimento, o diagnóstico pode ser demorado e o tratamento tende a demandar consideráveis tentativas e preenchimento de formulários para rastrear a sua eficácia até que as recomendações mais adequadas sejam encontradas.
Logo, o recomendado é ter uma equipe multidisciplinar, especialista em fibromialgia, para que o conjunto de sintomas, que variam de acordo com cada paciente, seja manejado da melhor forma possível e levando em consideração a sua saúde geral e a condição médica.