EMT no Tratamento do TOC

Tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) com EMT

EMT no Tratamento do TOC. Se você quer saber sobre a Estimulação Magnética Transcraniana no Tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções e Neurologia Geral, vai explicar sobre isso.

EMT no Tratamento do TOC: um Guia para Pacientes

O que é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo?

Primeiramente, o TOC é um transtorno mental caracterizado por pensamentos e comportamentos obsessivos e compulsivos. Os pensamentos obsessivos são ideias, imagens ou impulsos indesejáveis e intrusivos que causam grande angústia à pessoa. Já os comportamentos compulsivos são ações repetitivas que alguém realiza para tentar reduzir a ansiedade causada pelas obsessões.

Tratamentos Convencionais para o TOC

O tratamento inicial para o TOC, geralmente, envolve combinação de medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos mais utilizados são os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como a fluvoxamina e a clomipramina, que são os mais clássicos; assim como os antipsicóticos atípicos, como a risperidona, podem ser usados em conjunto aos antidepressivos para alguns quadros mais graves ou refratários.

A psicoterapia cognitivo-comportamental, especialmente na forma de exposição e enfrentamento, é a mais eficaz de psicoterapia para o TOC, ajudando os pacientes a identificarem e desafiarem seus pensamentos obsessivos, e a desenvolverem mecanismos saudáveis para lidarem com aquela ansiedade, aquela angústia que eles causam.

Quando a EMT é Considerada?

Em muitos casos, a combinação de medicação e Terapia Cognitivo-Comportamental é suficiente para controlar os sintomas do TOC. No entanto, cerca de 40% dos pacientes com TOC não respondem completamente ao tratamento convencional. Para esses casos, técnicas alternativas, como estimulação magnética transcraniana, podem ser consideradas.

O que é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

A EMT é um processo não invasivo que utiliza campos magnéticos pulsáteis para estimular áreas específicas do cérebro. O tratamento do TOC visa modular a atividade das regiões cerebrais relacionadas aos impulsos obsessivos-compulsivos.

Como Funciona a EMT?

A bobina da EMT, em figura de oito, posicionada no couro cabeludo, gera campos magnéticos que induzem correntes elétricas no cérebro, de baixa voltagem. Essas correntes elétricas podem excitar ou inibir a atividade neuronal naquelas áreas-alvo, dependendo da frequência e intensidade da estimulação.

Antes de iniciar o tratamento com a EMT, é fundamental determinar o limiar motor, que é a intensidade mínima de estímulo do campo magnético necessária para contrair o polegar da mão contralateral da estimulação.

Por exemplo, a pessoa aplica a energia de 40%, a mão fica ‘paradinha’. Aplica de 50%, dá uma ‘mexidinha’. Aplica de 60%, mexe muito. Então, a mínima necessária é 50%, que já dá uma leve ‘mexidinha’.

E é isso mesmo, você aplica o pulso magnético no cérebro, que controla o movimento da mão da pessoa. Essa determinação do limiar motor é feita por meio da aplicação de pulsos magnéticos com intensidades crescentes até que se observe a contratura muscular.

Aplicação da EMT no TOC

O protocolo de tratamento para o TOC com a EMT, geralmente, utiliza uma bobina em forma de oito, posicionada em duas áreas específicas do cérebro. Uma é no córtex pré-frontal dorsolateral, tipicamente o esquerdo, na região associada ao controle de impulsos, manejamento e tomada de decisões, e tem também a região do córtex cingulado anterior, região relacionada ao processamento emocional e à regulação da ansiedade.

A intensidade da estimulação é ajustada de acordo com a idade, sensibilidade individual e tolerância do paciente e, normalmente, fica em 110% do limiar motor. A frequência de estimulação mais utilizada é de 10 Hz, ou seja, dez pulsos por segundo. O número de pulsos por sessão varia entre 1.200 e 1.600 pulsos para cada ponto de aplicação.

E o número total de sessões tipicamente é de 30 ou mais, sendo que nas duas primeiras semanas são realizadas cinco sessões por semana seguidas. Depois, podem ser realizadas em dias alternados ou até três vezes por semana.

Efeitos Colaterais da EMT

A EMT, geralmente, é considerada um procedimento seguro e muito bem tolerado. Os efeitos colaterais mais comuns são leves e transitórios, podendo incluir uma leve dor de cabeça, uma leve tontura, uma sensação de formigamento no couro cabeludo, alguma náusea e, às vezes, uma sonolência, um ‘cansaçozinho’ que causa, em algumas situações, um relaxamento.

Resultados Esperados da EMT no TOC

Estudos clínicos demonstram que a EMT pode ser um tratamento eficaz para o TOC, especialmente para pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento convencional.

A taxa de resposta aos sintomas obsessivos-Compulsivos após 30 sessões aplicadas varia em torno de 40% a 60% dos pacientes tratados com a EMT. Ou seja, se o paciente realiza as 30 sessões completas, mais ou menos, de 40% a 60% desses pacientes que já eram refratários têm uma melhora extremamente significativa dos sintomas do TOC. Em alguns casos, a melhora dos sintomas pode ser sustentada por vários anos seguidos.

É importante ressaltar que a EMT não é uma cura para o TOC. No entanto, pode ser uma ferramenta valiosa para o controle dos sintomas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento convencional.

Para mais informações sobre a EMT e o tratamento do TOC, consulte o neurologista de sua confiança ou um psiquiatra especializado, que tenha conhecimento sobre a técnica para ter o tratamento indicado e ver se é indicada corretamente para o seu caso ou não.

Ou até mesmo, se conhece alguém que tenha TOC, compartilhe o link deste artigo, pois há possibilidade de ser decisivo na vida desta pessoa, que pode acabar tendo uma resposta terapêutica que não consegue apenas com medicamentos ou psicoterapia.

E se gostou do conteúdo, dê aquele like, dê aquele joia, também dê aquela força para o nosso canal do YouTube, se inscrevendo e clicando no sininho para receber a notificação de novos vídeos. Dê uma força compartilhando o artigo, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Mais informações sobre este assunto na Internet: