Dormência nos Dedos dos Pés

O que Podem ser Dormência nos Dedos dos Pés

Se vocês querem saber sobre Dormência nos Dedos dos Pés, o que são os dedos adormecidos, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções, Neurologia Geral e todos os assuntos que são do seu interesse, irá explicar sobre isso.

Como Podem se Apresentar a Dormência nos Dedos dos Pés

Neste conteúdo, vamos detalhar sobre dormência nos dedos dos pés, que é um sintoma relativamente comum, várias pessoas acabam tendo essa experiência em algum momento da vida. Isso, às vezes, é passageiro, fugaz, como em um dia que acabou usando um calçado muito apertado, ou pode ser algo que dure um pouco mais e se apresentar de diversas formas.

Pode ser algo que pegue, por exemplo, um dedo, só o dedão, três dedos (do meio), às vezes, metade de um dedo ou pode começar pela pontinha dos dedos e ir descendo, aos poucos expandindo, pegando os dedos indo até para o pé, pode já vir o dedo inteiro.

Quais são as Principais Causas?

Diante disso, a dormência nos dedos dos pés tende a ter várias formas de apresentação e cada uma delas pode dar indicativos do possível diagnóstico. Logo, vamos citar as principais causas de dormência nos dedos dos pés.

Diabetes: Neuropatia Diabética

A principal causa de todas, disparada, é o diabetes, que causa a neuropatia diabética e a famosa polineuropatia, na qual os neurônios vão morrendo e os vasos vão ficando mais finos. Então, como vai tendo uma perda de neurônios, vai dando uma ‘dormenciazinha’ que, normalmente, começa pelas pontinhas dos dedos e vai crescendo ao longo deles, pegando os dedos todos até chegar no pé, e depois cobrindo o pé como um todo.

É uma dormência que vamos chamando em ‘botas’, só que é mais tipo uma meia, porque começamos calçando a meia pela ponta do pé e vai cobrindo até cobrir o pé inteiro.

Quando começa logo na pontinha dos pés, já tem que prestar atenção para cuidar da polineuropatia para que não vire a famosa polineuropatia em botas e a pessoa perca a sensibilidade toda do pé e não só da pontinha dos dedos

Essa é a causa mais comum porque o diabetes é extremamente comum e muito fácil de acontecer a polineuropatia diabética.

Síndrome Dolorosa Miofascial Referida

Outra causa muito comum e pouco comentada é a Síndrome Dolorosa Miofascial Referida. É chamada assim porque se um músculo, especialmente desses que ficam entre os ossos do pé, fica dolorido, inflamado, com uma má irrigação, a pessoa acaba sentindo, no dedo, uma dormência. Às vezes, pega uma metade do dedo, o dedo inteiro. E corresponde ao ponto do lado de onde está o pé.

Então, a síndrome dolorosa miofascial dos músculos interósseos do pé pode gerar igualmente a dormência dos dedos dos pés, em um ou mais, e, às vezes, todos se tiver todos os músculos comprometidos.

Na imagem é mostrado isso, como acontece e dá o exemplo do músculo e da região acometida.

Neuroma de Morton

Temos também, das mais comuns causas de dormência nos dedos dos pés, o neuroma de Morton, que faz um novelo de neurônio, como se fizesse uma bolinha de neurônios que começa a inflamar e dar uma disfunção nos nervos que seguem a partir daquela bolinha de neuroma, de neurônio.

Neuroma é como se fosse (“-oma”, que é um tumor) um tumor benigno de nervos, em que esse nervo deixa disfuncionais os neurônios daquele ponto em diante.

A imagem mostra como isso afeta a bola do pé, que é onde tem o impacto do pé no chão e os dedos. Ele, normalmente, gera sensação de dormência nessa parte do pé e dos dedos também.

Então, nessa região que é chamada ‘bola do pé’, os dedos ficam dormentes. E isso é agravado especialmente quando a pessoa anda de sapato de salto alto ou calçados mais apertados; quanto maior a inclinação do calcanhar em relação à parte da bola do pé, maior é a chance do neuroma ser comprimido e ter a dormência.

O neuroma de Morton necessita de fazer aplicações, infiltrações com corticoide para ajudar a diminuir os seus sintomas e também fazer coisas que impactem menos o neuroma para que não fique tão comprimido.

Você que está lendo o conteúdo, escreva nos comentários o que está achando sobre as causas de dormência nos dedos dos pés. Se já teve alguma vez, relata como foi o seu episódio, seu elemento, qual foi a causa da sua dormência nos dedos dos pés.

Metatarsalgia

Temos outra causa muito comum que é a metatarsalgia. Os metatarsos são os ossos dos pés que ficam entre a parte maior, que vem junto ao tornozelo, e os dedos do pé, sendo os ossos mais compridos

A ponta deles, que fica como se fosse na região da bola do pé, pode sofrer muito impacto e os impactos sucessivos nessa região, mesmo que não tenha o neuroma de Morton, igualmente podem causar dormência nos dedos dos pés.

Isso é muito relacionado com quem usa sapatos de saltos altos, de uso muito prolongado e muito altos; ou sapatos apertados, mais comum ainda se o sapato é apertado e o salto é muito elevado; e se a pessoa tem dedos encavalados também pode causar metatarsalgia e ter a dormência nos dedos dos pés.

E a imagem mostra o que seria isso da metatarsalgia, onde são as zonas de impacto e em que isso acomete, causando a dormência.

Fenômeno de Raynaud

Outra causa de dormência nos dedos dos pés é o fenômeno de Raynaud, que pode vir junto de várias doenças, como lúpus, artrite reumatoide ou até mesmo doença de Raynaud, e isso causa uma alteração na circulação de sangue dos dedos, que podem ficar brancos, roxos, azuis ou até mesmo vermelhos, dando indicação de que o sangue não está passando corretamente naqueles dedos.

A pessoa literalmente vê que a cor dos dedos dos pés está diferente, como mostra a imagem, em que você vê que tem dedos que estão arroxeados, outros avermelhados, alguns podem ficar brancos e isso está mostrando que está com uma dificuldade de passagem de sangue nos dedos, o que pode levar também a dormência dos dedos dos pés.

Síndrome de Guillain-Barré

Outra causa que já é bem mais rara, mas tem que ser sempre lembrada é a síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica do sistema imune, em que o sistema imune começa a atacar os próprios neurônios do corpo e causar uma desmielinização que inicia na ponta dos dedos e vai subindo (pé, perna, coxa).

Ela é chamada de desmielinização ascendente, mas os primeiros sintomas começam nos dedos dos pés, especialmente com uma dormência neles, que depois passa para o pé, a perna e assim por diante subindo o restante do corpo.

E tem que fazer o diagnóstico rapidamente da síndrome de Guillain-Barré, porque tem tratamento que cura a doença, que é com a imunoglobulina venosa. Tendo o diagnóstico correto, pode ter o tratamento adequado e isso, sim, fazer com que a doença seja curada sem que a pessoa fique com sequela nenhuma.

Então, sempre tem que ser lembrado de casos que começam também a dormência nos dedos dos pés, especialmente de uma maneira mais aguda ou após uma infecção viral.

Causas Mais Raras

Também existem causas mais raras de dormência nos dedos dos pés que são coisas muito mais caprichosas e realmente bem mais raras de serem vistas, por isso, só vamos citar porque não tem que ficar pensando tanto nesses diagnósticos que, normalmente, costumam vir com mais sintomas além da dormência nos dedos dos pés, como:

  • AVC;
  • Lesão cerebral ou medular;
  • Esclerose múltipla;
  • Doença de Lyme;
  • Efeitos colaterais pós-quimioterapia;
  • Deficiências de vitamina B12.

Todos esses igualmente podem vir com a dormência nos dedos dos pés, mas comumente vêm com mais sintomas juntos, associados, que acabam direcionando o raciocínio para aquele diagnóstico mais específico.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Se você gostou deste conteúdo e conhece alguém que vive se queixando dos Dedos dos Pés deles ou que tenha alguma Dormência, compartilhe este artigo com essa pessoa, porque, lembre-se, conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Mais informações sobre este assunto na Internet: