Dor Neuropática – O que é dor neuropática?


O que é dor neuropática?

Dor neuropática

A dor neuropática decorre de uma lesão sofrida no sistema nervoso periférico ou no sistema nervoso central. Ou então, por lesões nos dois sistemas.

Contudo, é muito importante salientar que não são todos os pacientes que possuem os tipos de lesões citadas que sofrerão de dores neuropáticas. Existem pacientes que tem lesões no sistema nervoso, seja no periférico ou no central, e não sentem dor.

Para que um paciente apresente o sintoma, é preciso que ele tenha tanto as lesões quanto uma pré-disposição genética para tal tipo de dor. Porém, apesar de ser necessário que o paciente tenha a pré-disposição, a dor neuropática é mais comum do que se imagina e atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sistema nervoso central

Existem diversos estudos acerca da incidência da dor em pacientes. Entretanto, é difícil calcular de forma correta a sua prevalência, pois, os atuais métodos de rastreio, não eram usados no passado. Porém, apesar da dificuldade, foi constatado que nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de dez milhões de pessoas sofrem de dor neuropática periférica causada por diabetes, o que demonstra a alta incidência deste sintoma em pacientes que apresentam lesões no sistema nervoso.

Autor: Bruna Duarte


Sobre o Autor:
Willian Rezende do Carmo

CRM: 160.140
RQE: 50.546

Fundador da clínica Regenerati. Médico do Sirio Libanes, BP Mirante e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Neurologista especializado em dor, sono e disturbio do movimento (Parkinson e tremor).








Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?