Dores nas Mãos

Dor nas Mãos – O que Pode Causar Dores nas Mãos


Se você quer saber quais são os possíveis diagnósticos para as Dores nas Mãos, fique até o final deste artigo que o Dr. André Ramos, reumatologista da Clínica Regenerati e do Hospital Beneficência Portuguesa, e especialista em Dor, vai falar mais sobre isso hoje.

As dores nas mãos são um tema bem comum e poderíamos fazer vários artigos falando de todas as possibilidades de causas delas, que são um órgão super importante para o nosso convívio diário, ainda mais hoje em dia, em que utilizamos as mãos para mexermos nos nossos celulares, nos nossos computadores.

Cada vez mais nos tornamos dependentes das mãos e é importante cuidarmos desse que é um órgão tão essencial para o nosso dia a dia. E eu queria dar uma ideia aqui para vocês do que fazerem quando sentirem dores nas mãos.

Dores nas Mãos

Se Houver Algum Trauma, Procure um Pronto-Socorro

A primeira coisa: se você machucou a mão, por algum motivo, caiu alguma coisa ou um objeto pesado, se você caiu e precisou apoiar a mão ou se a sua mão foi encostada em uma porta de carro ou de casa, do banheiro, por exemplo, se houver algum trauma e ele for importante, e causar dor, inchaço, dificuldade para movimentar as articulações das mãos, é importante procurar um Pronto-Socorro ou um Pronto Atendimento, e fazer uma avaliação.

Teste de Dor Neuropática Lanns-Eva
Esse teste auxilia a determinar se uma dor é neuropática ou não.

Principalmente, com um exame de imagem, como Raio-X ou tomografia, para ver se teve fratura, se quebrou algum osso, se existe a necessidade, eventualmente, de uma avaliação por um ortopedista e então, se necessário, uma imobilização ou mesmo uma cirurgia.

Então, sempre que tiver esses casos de que há um trauma e ele evoluir com quadro de inchaço, de dificuldade para movimentação das mãos, é importante você ter uma avaliação ortopédica, porque pode ter tanto um quadro de fratura – de quebrar algum osso da mão –, quanto, por exemplo, de romper algum tendão, algum ligamento, e, consequentemente, existir a possibilidade de, na verdade, você precisar de uma imobilização ou de um procedimento cirúrgico para correção do rompimento ou da fratura.

E Quando Não Acontece de Ter Esse Trauma?

Nesses casos, você precisa avaliar quais são as outras características dessas dores nas mãos: se é uma dor que também causa inchaço e uma dificuldade para movimentá-las, e você não teve um trauma, então provavelmente tem alguma coisa inflamada nas mãos.

Será que tenho Dor Neuropática ? Por quê não passa ?
Esse livro ensina a reconhecer uma dor neuropática e explica porque ela não passa sozinha como outras dores

Consequentemente, essa inflamação, como não foi decorrente de um trauma, provavelmente é de alguma doença que está acometendo a articulação, o tendão ou as partes moles das mãos. E diante disso, é importante você procurar um reumatologista para poder ter uma avaliação mais apurada, digamos assim.

Metacarpofalangeana

Então, quando você tem um inchaço, uma dor, vermelhidão, às vezes, e dificuldade de movimentação, é quando elas estão localizadas em uma ou mais articulações. E as articulações são as juntas mesmo, a ligação de 02 ossos das mãos. Por exemplo, o chamado metacarpo – os ossos das mãos com as falanges –, que são os ossos dos próprios dedos.

E a junta dessa região é chamada de metacarpofalangeana. E quando, por exemplo, você tem um inchaço, uma vermelhidão ou uma dificuldade de movimentação dessa junta, significa que está tendo artrite.

Está com tantas dores que nem reconhece mais a origem delas ?
Saiba como reconhecer a Dor Neuropática e acabe com ela definitivamente. Marque uma consulta na Regenerati

Complicações Mais Comuns às Patologias Relacionadas às Mãos

Basicamente, as causas de dores sem uma motivação de trauma são decorrentes de artrite, de tenossinovites ou de tendinites.

Tenossinovite

Quando você tem um inchaço mais localizado, por exemplo, no punho, e ele está mais caracterizado e apresenta uma dificuldade para movimentar, isso pode ser uma tenossinovite.

Tendinite

Ou então, quando você não tem tanto inchaço assim, mas apresenta dor para movimentar as articulações, localizada na região do punho, pode ser, por exemplo, uma tendinite. As tendinites, basicamente, acontecem por conta de um quadro de fraqueza da musculatura ou então, por conta de alguma alteração óssea que pode estar fazendo fricção no local do tendão.

Ou o que chamamos de conflito, que são áreas onde você tem um contato muito direto entre o tendão e o osso, que pode causar danos ao tendão e também causar as tendinites. E assim você vai ter um quadro de dor que geralmente é mais localizado.

Artrite

Quando você não tem esse chamado conflito – quando você não tem o osso que está encostando no tendão – e mesmo assim essas áreas da articulação ou os tendões começam a acumular líquido – que é chamado de tenossinovite –, então você provavelmente vai ter um quadro de artrite.

E o principal diagnóstico para os quadros de artrite são decorrentes da artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença que geralmente acontece mais em mulheres, acima dos seus 30, 40 anos de idade, e ela é caracterizada principalmente pelo acometimento das mãos.

É uma dor que é muito pior durante a madrugada ou no começo da manhã, porque é o horário que mais inflama. E está associada muito a uma questão de rigidez, ou seja, pela parte da manhã, principalmente, você tem uma dificuldade na movimentação das articulações.

E nesses casos, você precisa fazer, principalmente, exames laboratoriais, Raio-X e, por vezes, vai precisar fazer ressonância ou ultrassom, para poder ver o quadro dessa artrite e então ter o diagnóstico diferencial.

Demais Causas

Outras causas de artrite das mãos são as espondiloartrites, que são doenças menos frequentes do que a artrite reumatoide, mas também são uma possibilidade. E outras doenças também que não são muito frequentes e que estão associadas com outras alterações que a pessoa pode vir a apresentar – como as decorrentes do lúpus, da esclerose sistêmica – são as chamadas colagenoses.

Então, sempre que você tiver dor e inchaço em locais de articulações das mãos, é preciso fazer uma avaliação, principalmente, com exames laboratoriais e com Raio-X, e prestar atenção também em outras queixas para que você possa então ter um diagnóstico da causa dessa artrite.

Síndrome do Túnel do Carpo

Outra causa de dor nas mãos é aquela dor caracterizada pelo acompanhamento de uma sensação de queimação, de choque ou de formigamento, em uma determinada localização da mão.

O principal diagnóstico associado com essas características e que, por exemplo, acontece muito mais na parte da manhã ou no meio da madrugada, é a síndrome do túnel do carpo, que é uma dor mais localizada na região do dedão e dos 02 dedos próximos (polegar, indicador e dedo médio), chegando até a metade do quarto dedo.

Ela está mais associada com uma determinada posição: quando você faz com que seu punho fique mais flexionado, isso pode desencadear essa dor e pode estar associada também ao formigamento, à sensação de choque e, por vezes, até à fraqueza. E, ao longo do tempo, isso também pode fazer com que você sinta fraqueza para realização das atividades, de uma forma geral.

Além disso, também podemos ter dores decorrentes de várias dessas alterações nas articulações das mãos e que não necessariamente são causadas por inflamações primárias. Então, não é causada por artrite reumatoide, por espondiloartrite, nem por outra doença inflamatória das juntas.

Na verdade, pode ser decorrente simplesmente do desgaste, que acontece geralmente com a idade, das articulações das mãos. Principalmente, então, desenvolvendo a osteoartrite: clinicamente, olhamos para as mãos e conseguimos ver o aumento do volume ósseo dessas articulações, principalmente das articulações que chamamos interfalângicas, às vezes, uma dor que é mais localizada também na região das mãos.

E geralmente, acontece em pessoas que têm mais idade e que também têm mais casos na família, e geralmente está associada realmente aos movimentos que a pessoa vai precisar realizar ao longo do dia com as mãos.

Então, de uma forma geral, falamos sobre essas várias causas de dores nas mãos e o que eu gostaria de passar mais para vocês é com relação realmente ao que fazer quando você sente dor nas mãos.

Se for decorrente de um trauma e estiver causando muito inchaço, muita dificuldade para movimentação, então sempre procure um Pronto Atendimento, um ortopedista para avaliar se teve ou não fratura, ou algum rompimento.

E não havendo um trauma importante e você tendo essas dores nas mãos, é importante procurar um reumatologista para poder então fazer essa avaliação, para saber se é uma artrite, uma osteoartrite ou se é uma síndrome do túnel do carpo. Ou se é, por exemplo, uma tendinite, que são as principais causas das dores nesta região.

Eu espero que vocês tenham gostado desse conteúdo e se gostaram, por favor, compartilhem com seus amigos e familiares. E se tiverem qualquer dúvida, podem mandar perguntas e sugestões de temas para que possamos abordar mais especificamente.

Assista, no vídeo abaixo, as explicações do Dr. André Ramos sobre dores nas mãos:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
André de Paula Silva Ramos

CRM: 164.462

Médico no BP Mirante, BP Paulista e São Luis Morumbi. Possui Certificado pela EULAR (Liga Europeia de Reumatologia). Reumatologista especializado em Lupus, artrite reumatoide, artroses, osteoporose, diagnóstico diferencial de fibromialgia, doenças autoimunes e fibromialgia.









Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?