Cefaleia Sentinela - Dor de Cabeça de Alarme

Cefaleia Sentinela – Dor de Cabeça de Alarme


Cefaleia Sentinela – Dor de Cabeça de Alarme – A cefaleia é uma das principais queixas da prática medicinal. Cerca de 90% da população de mulheres e homens jovens vivenciam pelo menos um episódio de dor de cabeça no período de um ano, mas apenas aproximadamente 16% das mulheres e homens procuram atendimento médico.

Dores de cabeça são sintomas comumente negligenciados pelos pacientes e seus familiares. Por isso, quando aparece como um sintoma singular, o paciente pode demorar a procurar atendimento médico.

O que é Dor de Cabeça de Alarme? – Cefaleia Sentinela

A cefaleia sentinela (ou dor de cabeça de alarme) é um tipo de cefaleia secundária que vem acompanhada da hemorragia subaracnóidea espontânea. Ela é uma dor intensa e persistente, e pode durar dias ou até mesmo semanas.

A cefaleia secundária representa um grupo específico, sendo caracterizada pela presença de alterações estruturais no sistema nervoso central, uma ampla lista de possíveis causas para a dor e estado clínico variável.

Classifique a sua dor de cabeça
Está com dores de cabeça e não sabe o que pode ser ? Faça o nosso teste neurológico para te ajudar a classificar a sua dor de cabeça.

Dada a importância das cefaleias secundárias, existem vários fatores de risco que devem ser avaliados para auxiliar o diagnóstico.

Dor de Cabeça de Alarme – Cefaleia Sentinela: A dor

A cefaleia sentinela foi descrita como uma dor de cabeça muito intensa por todos os pacientes em que o estudo foi realizado. A dor foi latejante em 54,2% pelos pacientes, explosiva em 41,6% e pesada em 4,2%.

Quando as dores da cefaleia sentinela foram comparadas às dores da hemorragia subaracnóidea espontânea, 18,7% dos pacientes relataram que a dor de cabeça era pior no caso de hemorragia subaracnóidea espontânea, 18,7% relataram ser igual, e 62,5% relataram que a cefaleia sentinela era menos dolorosa do que quando relacionada à hemorragia subaracnóidea espontânea.

Aprenda como tratar a dor de cabeça aguda
Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer? Baixe o e-book e aprenda a reconhecer os sintomas e realizar os primeiros tratamentos.

Cefaleia Sentinela – Dor de Cabeça Relacionada ao AVC

Apenas uma pequena parte dos AVCs estão relacionados a dor de cabeça, e quando o caso é este, tipicamente são AVCs hemorrágicos.

Os AVCs hemorrágicos em grande parte são causados pelo rompimento de aneurismas – estruturas saculares, como um balão de membrana fina que se forma num vaso. Esse balão fica cheio de sangue e caso ele venha a estourar, o sangue vaza para fora do vaso, irritando e destruindo os tecidos ao redor.

O AVC hemorrágico, especialmente quando causado por rompimento de aneurisma, é uma doença extremamente grave e com uma mortalidade alta. Os sobreviventes a ele normalmente possuem um grande número de sequelas.

Vença a dor de cabeça de uma vez por todas
Tem dores de cabeça frequentes que não passam nem com ajuda de remédios? Não perca tempo, agende uma consulta na Clínica Regenerati

Dor de Cabeça de Alarme – Prevenção

Infelizmente existem poucas formas de se prevenir dessa doença. A única descoberta confirmada foi a investigação de aneurismas em familiares de primeiro grau (aqueles que foram diagnosticados com aneurisma e a cefaleia sentinela).

Por isso é tão importante se informar sobre a condição: para que não haja dúvidas de quando buscar um atendimento neurológico ou um pronto socorro com neurologista.

Dor de Cabeça de Alarme – Possíveis Causas

O consenso atual é que mudanças estruturais na parede do aneurisma ou sangramento menor podem ser os fatores responsáveis pela dor.

Num estudo brasileiro de Belo Horizonte, a prevalência de cefaleia sentinela foi de 27%, mas nenhum fator relacionado foi identificado. Portanto, maiores esclarecimentos sobre essa importante condição são necessários para facilitar seu diagnóstico nos serviços de emergência e melhorar o prognóstico de pacientes com aneurismas cerebrais.

A presença de cefaleia sentinela deve ser investigada, incluindo angiografia por RM, angiotomografia ou arteriografia cerebral.

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15549540

Autor: Willian Rezende


Sobre o Autor:
Willian Rezende do Carmo

CRM: 160.140
RQE: 50.546

Fundador da clínica Regenerati. Médico do Sirio Libanes, BP Mirante e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Neurologista especializado em dor, sono e disturbio do movimento (Parkinson e tremor).









Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?