
Infecções Neurológicas em Crianças
Infecções Neurológicas em Crianças podem acometer o cérebro, meninges, medula espinhal ou músculo e as causas podem variar: vírus, bactérias ou demais agentes infecciosos. Reconhecer adequadamente e em tempo hábil as infecções neurológicas é essencial para um tratamento adequado e melhor prognóstico.
Detalhes Sobre Infecções Neurológicas em Crianças
Após a infecção, podem causar danos diretos nas células ou por meio da interação entre as ações protetoras e patológicas do sistema imune (infecção e destruição direta de células). Quando pensamos em infecções neurológicas também raciocinamos a depender da região afetada, idade, genética e imunidade no momento.
Tipos de Infecções Neurológicas em Crianças
De leves a graves, as infecções neurológicas em crianças podem atingir, especialmente, as meninges, causando meningite por vírus ou bactérias, sendo considerada o tipo mais comum na infância. Quando afetam o cérebro, são conhecidas como encefalite, mas ao impactar ambas as regiões, são chamadas de meningoencefalite.
Estas infecções tendem a ser transmitidas de diversas maneiras, tais como, contato de recém-nascidos com secreções infectadas no parto, inalação de ar contaminado por alguém infectado e picadas de insetos igualmente infectados.
Sintomas Característicos
Nos recém-nascidos e bebês, um dos principais sintomas tende a ser a febre. Também pode ocorrer agitação, irritabilidade, se recusando a comer ou sonolência. Vômitos, fontanela inchada ao ficarem em pé e choro excessivo igualmente podem ser observados. Crianças com encefalite também podem apresentar convulsões ou movimentos anormais, letargia e coma, por exemplo.
Nas crianças maiores, os sintomas de infecções neurológicas assemelham-se aos dos adultos, em que destacam-se dores de cabeça e musculares, febre, perda de apetite, rigidez no pescoço (meningite), tosse. E. no caso da encefalite, pode ocorrer alterações de personalidade, confusão, convulsões, dormência, paralisia e sonolência.
Diagnóstico das Infecções Neurológicas em Crianças
Para diagnosticar as infecções neurológicas em crianças, o médico especialista em Neuropediatria pode solicitar punção lombar com o intuito de coletar o LCR (líquido cefalorraquidiano), exames de sangue específicos para detecção de anticorpos contra vírus em amostras de LCR, eletroencefalografia, RM (ressonância magnética) ou TC (tomografia computadorizada).
Disponibilidade de Tratamento
Nesses casos, o tratamento costuma envolver suporte, manter a criança confortável, uso de medicamentos para convulsões ou febre, hidratação ou demais abordagens correspondentes ao tipo de infecção neurológica apresentada pela criança.
Na presença dos sintomas citados acima, não hesite em buscar ajuda médica para confirmar ou descartar um diagnóstico de Infecção Neurológica. Caso seu filho passou por uma internação e teve este diagnóstico, agende uma consulta com nossa equipe multidisciplinar para que possamos focar em qualidade de vida e nos melhores resultados possíveis.