
Quetiapina – Efeitos Colaterais da Quetiapina
Se você quer saber quais são os principais Efeitos Colaterais da Quetiapina, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson, Emoções, Neurologia Geral e todos os assuntos que são do seu interesse, vai explicar sobre isso.
O que é a Quetiapina?
A quetiapina é um medicamento antipsicótico que tem diversas indicações, como psicose, transtorno afetivo bipolar, depressão resistente, agitação, confusão mental nos idosos, e se você quiser saber mais informações, temos outro artigo no blog citando mais detalhes sobre as suas indicações.
Quais são as Contraindicações da Quetiapina?
A principal contraindicação é à hipersensibilidade ao componente da quetiapina, a própria quetiapina, ou qualquer outro componente da formulação, ou seja, de maneira geral, não tem maiores contraindicações.
Quais são os Principais Efeitos Colaterais da Quetiapina?
Os principais efeitos colaterais são aqueles que afetam mais de 10% da população.
Sistema Nervoso Central
Entre os efeitos colaterais no sistema nervoso central temos agitação, especialmente na forma de irritabilidade, que chega a acometer 20% dos pacientes; tontura, que chega a afetar de 7% a 19% dos pacientes. Sonolência, que é o sono maior, de 18% a 57% dos pacientes, incluindo até estado de sedação em idosos e, muitas vezes, ela é desejada, porque passamos a quetiapina à noite para que a pessoa durma, então, é saber “jogar” com o efeito colateral.
Reação extrapiramidal, que é do Parkinsonismo, ter sintomas Parkinsonianos, como rigidez muscular, tremores e lentidão, que pode acometer de 1% a 13% dos pacientes que a utilizam. Fadiga, um cansaço, fora do normal, de 3% a 14% e dor de cabeça, 21%.
Então, esses efeitos colaterais são especialmente perigosos em algumas situações, como pacientes idosos, em que a depuração plasmática, ou seja, a limpeza do medicamento no sangue é de 30% a 50% menor, logo, as doses têm que ser pequenas, porque ainda assim podem ter riscos de efeitos colaterais, especialmente no início do tratamento em idosos.
Cardiovascular
Também tem os efeitos cardiovasculares, por exemplo, taquicardia, que é o coração bater mais rápido, acontece em 11% da população; leve aumento na pressão arterial, especialmente em crianças e adolescentes, isso pode acontecer em porcentagens ainda não tão bem definidas.
Agora, a hipotensão ortostática, que é a queda da pressão quando a pessoa fica de pé, pode acontecer em 7% a 18% dos pacientes. Palpitações, em 4% dos pacientes. Então, do ponto de vista cardiovascular, das coisas mais importantes são a hipotensão ortostática e o ataque cardíaco.
Endocrinológico
Da parte endocrinológica, pode causar uma alteração no bom colesterol, que é o HDL, que, normalmente, tem que ser maior do que 40 mg e 9% a 20% dos pacientes que usam a quetiapina, fica abaixo de 40 mg / dL (decilitro). O aumento do colesterol ruim, o aumento do colesterol sérico, pode ter em 7% a 18% dos pacientes. Aumento dos triglicerídeos séricos, de 8% a 28%. O ganho de peso está totalmente relacionado com a dose da quetiapina, que vai de 4% a 23%.
Gastrointestinais
Os sintomas gastrointestinais podem dar aumento do apetite, de 2% a 12%; xerostomia, que é boca seca, em adultos isso vai de 4% a 44%, mas, normalmente, o paciente consegue lidar bem consumindo mais água. Constipação, que é intestino preso, de 2% a 10% dos pacientes. Dispepsia, que é digestão ruim, de 5% a 7%. Náuseas, em 5% a 10%; vômitos, em 5% a 8%. Então, na parte gastrointestinal pode afetar tudo, desde a digestão, como ter náuseas ou vômitos, até dar também boca seca de uma maneira bem comum.
Alterações no Peso
Em relação ao peso, de maneira geral, a quetiapina tem tendência ao ganho de peso, mas é totalmente relacionado com a dose do medicamento. Isso começa a ser mais comum em doses acima de 100 mg / dia e quanto maior a dose, quanto mais perto de 800 mg / dia, maior a chance de ganho de peso associado à quetiapina.
Sexualidade
Ela é praticamente neutra em relação à sexualidade e menos de 2% dos pacientes que a usam têm queda da libido, então, de maneira geral, em relação à libido, não é um medicamento neutro.
Apesar desses vários efeitos colaterais, a quetiapina, em geral, é um medicamento muito bem tolerado e tem uma baixa taxa de abandono de uso.
A aceitação, de maneira geral, é tão grande que é o antipsicótico mais prescrito no mundo, sendo que, nos Estados Unidos, a prescrição corresponde a 27,5% das prescrições dos antipsicóticos.
Se você leu este conteúdo e já teve algum desses efeitos colaterais, escreva nos comentários qual foi e o que achou dessas informações. Se conhece alguém que usa a quetiapina, compartilhe o link deste artigo com essa pessoa, pois pode tomar mais consciência do que pode estar acontecendo com ela de efeito colateral. E compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.
Assista ao vídeo e saiba mais: