Espasmos Musculares

Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente – Espasmos Musculares

Se você quer saber o que são os Espasmos Musculares ou as Contrações Musculares Involuntárias, fique até o final deste artigo, porque o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Parkinson, Emoções, Neurologia Geral e Neurociências, vai abordar sobre isso.

Definição de Músculo Contraindo ou Pulando Involuntariamente

Contrações musculares involuntárias, as chamadas espasmos, puxões, fisgadas, contraturas, pulos, susto no músculo – até isso tem esse nome –, são uma contração rápida do músculo, com um relaxamento imediato em seguida, de maneira involuntária. Ou seja, a pessoa contrai o músculo sem querer; ela está normal e dá um pulinho o músculo.

Isso para fazer oposição à câimbra, que é uma contratura sustentada, em que o músculo contrai e mantém-se contraído, você tem que puxar para poder desfazê-la.

Causas de Espasmos Musculares

A causa mais comum da contratura involuntária ou do espasmo é a atividade física extenuante. Todo mundo já viu que quando fez muito exercício, uma atividade física muito extenuante, especialmente se não hidratou bem, o músculo fica dando uns pulinhos, contraindo involuntariamente.

Especialmente, após ter feito muito esforço, todo mundo sabe, quem já fez academia, quando puxou o peso novo, botou a mais, que o músculo fica dando aquelas contraturas involuntárias, principalmente, se também está desidratado. Por exemplo, a pessoa fez uma corrida ou andou de bicicleta, não se hidratou adequadamente, é comum de se ver o músculo contraindo involuntariamente.

Mas não é essa que preocupa todo mundo, não é essa que faz você digitar no YouTube querendo saber sobre espasmos musculares.

As causas mais comuns fora essa, que são secundárias, do dia a dia da pessoa, envolvem:

  • Privação de sono: a pessoa que dorme pouco tem um excesso de energia mental, cerebral, e isso acaba indo em descargas elétricas dos músculos e tendo contraturas involuntárias;
  • Excesso de cafeína: a pessoa toma muito café, que é estimulante e também leva a contraturas involuntárias;
  • Deficiência de cálcio e magnésio: estabilizam a membrana das células musculares e esses ficam normais, relaxados, caso tenham a adequada quantidade de cálcio e magnésio no sangue;
  • Deficiência de vitamina D: isso é importante; se a pessoa tem deficiência de vitamina D, o metabolismo do cálcio fica alterado e também o funcionamento dos músculos, e podem acontecer contraturas musculares;
  • Desidratação: super comum, a pessoa está trabalhando o dia inteiro, de máscara, se for o caso, e nem lembra de beber água hora nenhuma e fica desidratada;
  • Ansiedade: pode causar contraturas involuntárias, igual do músculo repuxando o olho, então, pode contrair o ombro, o braço, a mão, perna, qualquer músculo do corpo de maneira involuntária por causa da ansiedade e do estresse crônico;
  • Certos medicamentos: especialmente, neurolépticos de alta potência, antipsicóticos, por exemplo, alguns tipos de anticonvulsivantes, antiemético e também alguns antidepressivos – e, principalmente, se estiver em uso de medicamento, é importante ler a bula e também conversar com o seu médico a respeito disso.

Causas Raras

Existem também causas mais raras de contraturas e espasmos musculares.

Mas antes disso, escreva nos comentários o que você está achando do nosso artigo sobre os espasmos musculares e as contraturas involuntárias.

Das causas mais raras de espasmos musculares estão desde esclerose lateral amiotrófica, a temida doença do Stephen Hawking, que ficava na cadeira todo atrofiado, a doença pode começar com músculo dando pulinho, contraturas – isso é uma das manifestações iniciais da esclerose lateral amiotrófica – e é progressiva, contínua; junto de fraquezas é a doença do neurônio motor superior e inferior.

Além da esclerose lateral amiotrófica existe a Síndrome de Isaac, que é uma doença autoimune dos nervos periféricos que pode também causar espasmos – muito rara essa doença.

Lúpus também pode causar inflamação dos músculos e contraturas involuntárias. E até a esclerose múltipla, que causa a inflamação no cérebro e pode afetar os movimentos dos membros. Tipicamente mais por faltar movimento, mas na recuperação pode a pessoa ter certos tipos de tremores que lembram o espasmo ou as pequenas contraturas musculares.

Diagnóstico

E o diagnóstico, como é realizado? De longe, o diagnóstico mais comum de quando alguém vem no consultório preocupado porque tem algum músculo contraindo é uma somatória de elementos, especialmente estresse crônico, ansiedade, privação de sono, excesso de café e desidratação – esse pacotinho é super comum.

Quem já não viu o colega do trabalho, que está todo estressado, tomando café toda hora, não bebe água, não bebe líquido, não toma sol, não toma vitamina D, dorme pouco, dorme mal e fica todo cheio de contraturas involuntárias? De longe essa é a causa número um de contraturas involuntárias musculares, o que se resolve muito bem e facilmente.

E os demais diagnósticos? Quando é pertinente, eu peço exames de ressonância nuclear magnética do encéfalo e da coluna, eletroneuromiografia e exames de sangue para o diagnóstico diferencial de outras patologias que possam causar espasmos e contraturas musculares involuntárias.

Tratamento

O tratamento número um é retirar os elementos agressores, que é o mais comum. Se eu ponho o paciente para dormir melhor, diminuo a sua ansiedade; ele se hidrata mais; reponho vitamina D; ponho um pouquinho de magnésio, resolve muito bem a grande maior parte dos casos.

E o importante é tratar os determinantes causais do estresse crônico e da ansiedade, porque se não trata isso em sua raiz, daqui a pouco, a pessoa está repetindo os mesmos elementos que a levaram a tal desfecho.

E demais patologias são tratadas conforme cada tipo de problema. Se é uma deficiência de cálcio, dou tratamento específico; se tem uma doença autoimune, faço o tratamento específico; se é uma doença muscular, igualmente e assim por diante.

Se conhece alguém que vive dando pulinho nos músculos, está todo estranho, envie o link deste artigo para ele, pois pode estar ajudando-o a reconhecer os problemas que tem, e, às vezes, nem percebe, e a ter uma solução de uma maneira definitiva.

E se gostou do vídeo, dê aquele like, dê aquele joia, e compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet: