Teste PCR e COVID-19 – Indicação para Pessoas em Contato de Infectados pela COVID-19
Teste PCR e COVID-19. Nós podemos desenvolver a doença em até 10 dias, ou seja, dentro desses 10 dias precisamos ficar em quarentena.
Teste PCR e COVID-19 – Indicação de Teste PCR para Quem Teve Contato com Infectados pela COVID-19
Eu sou a Dra. Keilla Freitas, médica infectologista, e quero conversar um pouquinho com vocês a respeito da Indicação do Teste PCR para Pessoas que Tiveram Contato com alguém que teve diagnóstico confirmado de coronavírus.
É muito comum quando temos contato com uma pessoa que já teve diagnóstico confirmado de COVID-19, mesmo que não tenhamos sintomas naquele momento, fazermos exames PCR muitas vezes, de forma repetida, para vermos se realmente estamos infectados.
Interpretação do Resultado de PCR
Isso pode até ser feito, mas nós precisamos ter em consideração uma coisa muito importante: o teste PCR – aquele teste feito com o Cotonete no nariz que identifica material genético do vírus, que é o melhor exame, padrão ouro para se diagnosticar a COVID-19 – não é 100% sensível, ou seja, ele pode ter falso-negativo, especialmente em momentos muito precoce – logo no início dos sintomas e naquelas pessoas que ainda estão assintomáticas.
Portanto, se você teve contato com uma pessoa com o caso confirmado de COVID-19, não está com sintomas e faz o seu teste PCR, e ele dá negativo, você não pode excluir a infecção por coronavírus. Mais que isso, mesmo se você tiver sintomas e tenha tido contato com um caso confirmado, e o seu teste de PCR der negativo, você não pode excluir este diagnóstico.
Quando a Doença Começa a se Desenvolver?
Primeiro, a partir do momento em que se teve contato com um caso confirmado, nós podemos desenvolver a doença em até 10 dias, ou seja, dentro desses 10 dias precisamos ficar em quarentena, em isolamento, considerando que estamos infectados ou que podemos estar infectados por mais que o teste PCR dê negativo.
Caso tenha sintomas, comece a ter qualquer sintoma que possa vir a ser de Covid, pode fazer o teste PCR; mas se ele vier negativo, também não exclui o diagnóstico. Se vier positivo, confirma o diagnóstico e nesse caso, tem que ficar em observação pelos próximos 14 dias a partir do início dos sintomas e, preferencialmente, repetir o teste PCR entre o 4º, 7º dia do início dos sintomas para poder confirmar a doença.
Outras coisas também serão necessárias, como exames de sangue, de tomografia do pulmão, acompanhamento médico durante esse percurso.
Teste PCR e a Conduta das Empresas
Eu vejo muitas empresas que têm que fazer um controle de funcionários e exigem um teste PCR negativo para poder voltar à trabalhar, e não espera esses 10 dias após o contato com um caso confirmado de Covid.
E é nesse momento que a pessoa pode ter um falso-negativo, acabar voltando para o trabalho e expondo demais colegas porque ainda não estava no período de desenvolver sintomas, ou mesmo foi infectada e era uma pessoa assintomática, no entanto foi capaz de transmitir esse vírus para outras pessoas dentro desse prazo de 10 dias após o primeiro contato com o vírus.