O Tap Test se trata de um teste, voltado para identificar se determinado paciente vai se beneficiar com uma cirurgia, em que é realizada uma punção lombar para retirada do líquido cefalorraquidiano (LCR) com o intuito, normalmente, de proporcionar uma diminuição da pressão nesse sistema a fim de reverter a hidrocefalia com pressão normal.
Essa suspeita de HPN significa que a pessoa está com uma síndrome considerada uma das causas tratáveis de demência, em que ela apresenta, além de tal sinal, incontinência urinária e alteração de marcha.
Tap Test e HPN
Conforme brevemente explicado, a hidrocefalia de pressão normal consiste na alteração da circulação do líquor, um líquido presente no encéfalo e ao redor da medula. Com o envelhecimento, tem se tornando cada vez mais comum, chegando a acometer 40% – 50% das pessoas acima dos 80 anos.
Em relação à causa desse distúrbio ainda é incerta, mas acredita-se que por causa do envelhecimento encefálico, ele acaba não pulsando da maneira adequada, ocorrendo a disfunção de circulação liquórica.
Já o nome deriva do fato de ser observado um aumento no volume total do líquor (hidrocefalia), mas sem evidência de o mesmo acontecer com a pressão deste (ao menos não quando a mensuração é realizada de forma isolada e não contínua), ou seja, pressão normal.
Suspeita de Hidrocefalia de Pressão Normal
Quanto ao diagnóstico, é feito posteriormente a análise da combinação do quadro clínico com os exames complementares. Mas isso, após os pacientes se consultarem apresentando, normalmente, um quadro de declínio cognitivo, alterações da marcha e distúrbio de retenção urinária.
Em seguida, o profissional solicita exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) que evidenciam uma dilatação do sistema ventricular desproporcional à atrofia cerebral encontrada comumente no público mais idoso.
Ainda que as imagens de ressonância ou tomografia sejam sugestivas para um quadro de HPN, o seu diagnóstico e a indicação de tratamento cirúrgico dependem do Tap Test, já que pela idade mais avançada, o paciente tende a apresentar mais de uma patologia neurológica, ajudando na previsão de um bom resultado e um possível procedimento cirúrgico.
Tal intervenção é composta por uma cirurgia conhecida como derivação ventrículo-peritoneal e recebe influência dos sintomas que são provocados pelo acúmulo de líquor. Assim sendo, um cateter é responsável por drenar o que estiver em excesso (hidrocefalia) para o abdômen.
Necessidade dos Testes
Conhecido por se tratar de um teste prolongado, o Tap Test é caracterizado pela realização de uma avaliação motora e cognitiva antes e após a retirada do líquor. Esse teste de marcha pode ser feito com “Up and Go”, em que o paciente, sentado em uma cadeira, levanta-se, caminha três metros, gira 180° e volta caminhando para o local e a posição de origem. Enquanto isso, a equipe registra todo o processo, que é repetido ao menos três vezes.
Complementarmente, é realizada uma avaliação neurocognitiva por meio de um mini exame do estado mental, juntamente com os testes do relógio e de nomeação de animais e palavras com a letra “F”.
Além disso, igualmente são quantificadas a urgência ou frequência de micção antes da realização do teste, como quantas vezes precisa parar o carro com o intuito de ir ao banheiro durante os trajetos de ida e volta da Clínica, por exemplo.
Realização do Tap Test
Após a suspensão do uso de anticoagulante, se for o caso, o Tap Test é feito, conforme agendamento, por meio de uma punção lombar com o uso de uma agulha fina e alongada, que é inserida entre os ossos (não chega a perfurá-los), uma ação semelhante à anestesia de raqui que as mulheres recebem durante o parto.
A agulha fica no espaço em que o líquido que banha os neurônios e o Sistema Nervoso Central (SNC) está localizado. Ao começar a pingar, retira-se o maior volume possível, cerca de 40 ml de líquor, ou até o paciente apresentar dor de cabeça.
Enquanto isso, a pressão do líquido é aferida para verificar se está normal – caso contrário, a pressão de abertura do líquor está elevada. Em seguida, aguarda-se de uma a duas horas após a retirada do líquor e realiza-se um novo exame de marcha, “Up and Go” (três vezes) e mini exame do estado mental, de relógio e palavras.
No dia seguinte (24 horas após a retirada do líquor), todos os testes são repetidos (neuropsicológico e da marcha) e são coletadas informações com os familiares a respeito da frequência de micção e a urgência urinária de um dia para o outro.
Possibilidades de Resultados
Caso seja apresentada uma melhora de ao menos 30% em um ou mais parâmetros avaliados, é Tap Test positivo, ou seja, há um benefício na retirada desse líquido de forma definitiva com drenagens. Assim, é iniciada a cirurgia de derivação ventricular, em que é colocada uma válvula no cérebro com o intuito de drenar o excesso de líquor para outra região do corpo, tal como, o peritônio ou átrio do coração.
Desta maneira, a quantidade necessária é retirada em segurança por um circuito interno de tubos, minimizando os riscos de infecção, como a hipótese de uma bactéria subir pelo tubo e infectar o cérebro, por exemplo.
Mas se não houver uma melhora significativa com o Tap Test e a suspeita diagnóstica justificar, tende-se realizar outro teste em um segundo momento. Nos quadros em que há dúvida, pode-se internar o paciente e colocar um cateter (pequeno tubo flexível) no interior do saco dural para retirar o líquor diariamente sem necessitar das agulhas.
E mesmo nesses cenários, são feitos, todos os dias, testes de marcha, cognitivo e diário de percepção de controle urinário com o objetivo de ter uma melhor percepção sobre o benefício ou não do procedimento.
Além disso, também estão em pesquisa métodos como a ressonância de fluxo cerebral, que é realizada antes e horas após o Tap Test. Se houver um considerável aumento do fluxo sanguíneo cerebral, é mais um indício de que há benefício com o procedimento, mesmo que seja no aspecto da irrigação cerebral.
Por isso, não hesite em nos contatar para uma consulta com as equipes médica, que é composta por especialistas em Neurologia, e multidisciplinar. Assim, conseguimos analisar seu quadro, sua saúde clínica geral e recomendar a realização de Tap Test, se for o caso, ou outro tipo de procedimento ou exames.
Realizado por Victor Rossetto, Marcelo Canella, Willian Rezende
Fontes:
- https://www.froedtert.com/normal-pressure-hydrocephalus/diagnostics
- https://www.ajnr.org/content/38/7/1456
- https://fluidsbarrierscns.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12987-021-00254-3
- https://www.einstein.br/especialidades/neurologia/exames-tratamentos/tap-test
Página Publicada em: 21 de abril de 2020 e Atualizada em 02 de maio de 2023