O Doppler Transcraniano é uma técnica de imagem (ultrassom do cérebro) rápida, segura, indolor e não invasiva, sem necessidade de anestesia ou sedação durante o procedimento, que auxilia no diagnóstico de doença cerebrovascular, responsável por alterar o fluxo sanguíneo da região, impactando nas funções cerebrais de forma temporária ou permanente.
E diferentemente dos demais procedimentos de imagem, este produz sons audíveis que são gravados e posteriormente examinados pelo profissional responsável, assim como o médico solicitante, que tende a ser o especialista em Neurologia.
Conceito de Doppler Transcraniano
Basicamente, o Doppler transcraniano (DTC) é um exame de ultrassonografia que mede o fluxo de sangue para e dentro do cérebro (em relação à velocidade, taxa e direção) por meio das ondas sonoras de alta frequência. Logo, para ser realizado, não há nenhuma orientação específica, mas é importante evitar o uso das lentes de contato e manter os olhos fechados para a aplicação do gel.
Do mesmo modo que alguns pacientes podem ser orientados a se alimentar bem, prender os cabelos e também retirar aparelhos de surdez e acessórios como óculos, brincos ou peças metálicas antes de fazer o exame.
Sendo assim, após o agendamento do Doppler transcraniano, o paciente comparece à clínica, em que vai ser direcionado à sala para preparação e realização. Depois de posicionar-se de costas no local indicado (na maca, no próprio leito ou na cadeira de rodas), o técnico responsável aplica um gel à base de água – sendo facilmente lavável – nos locais apontados pela solicitação médica (na área do crânio com baixa densidade óssea, o que inclui, geralmente, as regiões das têmporas, pálpebras, sob a mandíbula e da base do pescoço).
Em seguida, um transdutor é movido pelo local emitindo ondas sonoras, que atravessam pelo corpo e refletem na área observada. Enquanto isso, as imagens do fluxo sanguíneo percorrendo por artérias e veias são transmitidas no computador conectado, por meio de um gráfico, o que pode ser feito em um período de 30 minutos a uma hora.
Depois de concluído, o paciente é liberado e consegue retornar para casa ou mesmo seguir com as suas atividades do dia a dia sem restrições específicas. E após a devida análise dos resultados obtidos durante a realização do exame, um relatório é elaborado e disponibilizado, dentro do prazo estipulado e previamente informado pela Clínica, para a retirada do paciente ou enviado para ser anexado na ficha para posterior consulta por parte do médico solicitante ou outro igualmente responsável pelo caso.
Indicações do Exame
Diante disso, o teste que ajuda a detectar a presença de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas, pode ser solicitado com o intuito de identificar condições que afetam o fluxo de sangue para o cérebro, tais como:
- Anemia falciforme, assim como para avaliação de risco de AVC;
- Aneurisma cerebral;
- AIT (ataque isquêmico transitório);
- AVC (acidente vascular cerebral);
- Embolia;
- Estreitamento ou bloqueio das artérias cerebrais;
- HSA (Hemorragia subaracnóidea ou sangramento no espaço entre o cérebro e os tecidos que revestem o cérebro);
- Parada circulatória cerebral;
- Pressão intracraniana (alteração na pressão no interior do crânio).
Assim como tende a ser indicado para investigar alguns sintomas específicos e verificar a estrutura vascular cerebral do paciente por causa de determinadas condições clínicas, como as que envolvem desmaios, enxaqueca, síncope, tontura e vertigens. E ainda auxilia na observação de casos de estreitamento das artérias basais do encéfalo, pacientes com traumatismo cranioencefálico e morte cerebral.
Sem contar que também tem como funções orientar em relação à melhor opção de tratamento para o quadro geral do paciente, monitorar a escolha e fornecer as informações necessárias para que o profissional consiga acompanhar as alterações vasculares em resposta ao tratamento realizado.
E devido ao fato de não contar com radiação, pode ser providenciado quantas vezes forem necessárias, dependendo da necessidade do médico solicitante ou de algum fator que venha a impedir a nítida análise do exame anteriormente realizado, por exemplo, assim como pode ser feito em gestantes.
Doppler Transcraniano de Substância Negra
Além dessas funções e apesar de não ser o mais recomendado para esta finalidade, o Doppler transcraniano igualmente é capaz de auxiliar na avaliação da substância negra, indicando quando há uma degeneração de tal região, sendo um indício da presença da Doença de Parkinson em um paciente.
Logo, as imagens geradas pelo exame permitem uma melhor análise da substância negra, que é uma área do cérebro em que estão localizados os neurônios que produzem dopamina, os neurotransmissores que transportam informação às áreas responsáveis pelo comando dos movimentos.
Fatores Impactantes ao Resultado
Apesar de não haver restrições ou recomendações específicas, a conclusão do exame pode sofrer influência de alguns fatores que tendem a gerar limitação e fornecer dados imprecisos ou afetar os resultados, tais como:
- Espessura óssea do crânio;
- Região óssea, principalmente se for em uma pessoa idosa ou durante o período de pós-menopausa;
- Sexo;
- Valor do hematócrito;
- Variação da pressão parcial de gás carbônico no sangue.
Outra limitação que tende a influenciar no resultado envolve a capacidade do profissional em realizar o exame de Doppler transcraniano. Mas aqui, contamos com especialistas e médicos capacitados e que estão aptos para fazer o procedimento da melhor maneira possível, já que os exames neurológicos atuais são específicos e personalizados, e sanando as dúvidas que ainda possam surgir mesmo antes ou durante a sua realização.
Doppler Transcraniano na Clínica Regenerati
Na Clínica Regenerati é possível solicitar a realização deste tipo de procedimento que pode ser prescrito pelo próprio médico especialista em Neurologia que tenha feito a indicação quanto por outro profissional.
Sendo assim, entre em contato conosco e marque uma consulta com o profissional da área ou mesmo agende o seu exame de Doppler Transcraniano de acordo com a disponibilidade dos nossos profissionais, as recomendações, a sua preferência e o seu cotidiano.
Fontes
- https://www.hopkinsmedicine.org/neurology_neurosurgery/centers_clinics/neurovascular_laboratory/transcranial_doppler.html
- https://www.mountsinai.org/health-library/tests/transcranial-doppler-ultrasound
- https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2022.841809/full