Por que precisamos dormir?
Por que o sono é importante?
Além da função de conservar energia para a recuperação do sistema nervoso do indivíduo, o sono propicia diversos processos metabólicos no organismo.
A privação de sono pode reduzir a imunidade do paciente e torná-lo mais vulnerável a doenças. Além disso, a secreção de hormônios no organismo também ocorre durante o sono. Um exemplo é o hormônio do crescimento.
O sono não só reduz a atividade corporal, mas também promove a desconexão do mundo com a vigília, promovendo a recuperação do corpo. Há comprovação científica de que a sua privação leva o indivíduo a estados mórbidos e beneficia o desenvolvimento de doenças.
Por que o sono existe na natureza?
Estudos feitos com animais não conseguiam relacionar o sono do animal com o desenvolvimento corporal. Na natureza, os padrões são diferentes em diversas espécies. Por exemplo, os cavalos dormem aproximadamente duas horas, já os leões chegam a dormir catorze horas por dia. O golfinho, por sua vez, dorme metade do cérebro por vez.
Vários estudos de como humanos dormem baseiam-se na forma de dormir das moscas varejeiras.
Além disso, dormir é indispensável para o desenvolvimento humano. A quantidade de horas diárias necessárias varia de acordo com a fase da vida do indivíduo. Ainda no útero, o feto dorme aproximadamente 20 horas por dia enquanto um adulto dorme em torno de 8 horas por noite.
Compreende-se, então, que o organismo humano precisa do sono para desenvolver-se de forma saudável assim como para a manutenção da saúde.
Autor: Dr. Victor Miranda