Natural de Montes de Claros, região norte de Minas Gerais, onde nasceu, cresceu e estudou, Daniel Silva de Azevedo permaneceu na sua cidade natal até concluir a faculdade de Medicina, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em 2009.
No ano seguinte, ingressou nas Forças Armadas e atuou, no Exército Brasileiro, como Segundo Tenente Médico, no 55º Batalhão de Infantaria. Depois, mudou-se para Uberaba (MG) para fazer a Residência Médica em Neurologia, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Em 2013, realizou a sua Pós-Graduação lato sensu em Neurointensivismo, no Hospital Israelita Albert Einstein. E depois de um ano, foi para São Paulo, onde realizou a segunda especialização em “Neurossonologia, Hemodinâmica Encefálica e Cuidados Neurocríticos”, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e iniciou a sua vida profissional como Neurologista.
Já no ano de 2015, foi admitido no Doutorado Direto do programa de Neurologia de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).