Prevalência da Dor Neuropática

Compreenda o que é Dor Neuropática


Meu nome é Bruna Duarte, sou médica neurologista, especialista em Dor e hoje vou falar um pouquinho sobre uma coisa que me perguntam muito no consultório, que é a seguinte: o que é Dor Neuropática?

O que é Dor Neuropática?

Dor neuropática é uma dor que é decorrente de uma lesão que ocorre no sistema nervoso periférico, que são os nervos, por exemplo, ou no sistema nervoso central, como o cérebro e a medula. Ou também uma lesão que acomete tanto o sistema nervoso periférico quanto o sistema nervoso central.

Porém, é muito importante frisarmos que nem todo mundo que tem a lesão vai ter a dor neuropática. Algumas pessoas podem ter uma lesão no sistema nervoso central, um AVC, por exemplo, ou ter uma neuropatia que lesa os nervos periféricos, uma pessoa que tem esclerose múltipla e tem alguma lesão na medula, e não ter nenhum tipo de dor neuropática.

Mas a definição seria essa com uma predisposição dela ter dor neuropática. Então, a pessoa, geralmente, que tem a lesão e a predisposição para ter dor, vai ter a dor neuropática.

Teste de Dor Neuropática Lanns-Eva
Esse teste auxilia a determinar se uma dor é neuropática ou não.

Prevalência

Quando falamos da prevalência da epidemiologia dessa dor neuropática, alguns pacientes comentam “nossa, mas nunca vi ninguém tendo esse tipo de dor”, “eu sou muito azarado”, “o que está acontecendo comigo?”. Mesmo que seja um tipo de dor que a pessoa tenha que ter predisposição para ter, é muito prevalente, mais prevalente do que pensamos.

Alguns estudos foram feitos e é difícil dizer ao certo a prevalência, porque muitos métodos que usamos hoje, como rastreio de dor neuropática, não eram usados no passado. Então, não fazíamos muitos testes de rastreio, questionários rastreando a dor neuropática.

Mas, nos Estados Unidos, por exemplo, foi visto que só de neuropatia periférica diabética, por exemplo, dez milhões de pessoas têm; é muita coisa, dor neuropática por diabetes.

Será que tenho Dor Neuropática ? Por quê não passa ?
Esse livro ensina a reconhecer uma dor neuropática e explica porque ela não passa sozinha como outras dores

Então, se você sabe de alguém que tem diagnóstico de dor neuropática e está aflito querendo saber se é a única pessoa do mundo a ter essa dor ou se é a pessoa mais azarada do mundo por ter essa dor, mostra esse vídeo para ele, pede para vir aqui assistir o vídeo. E se tiverem alguma dúvida, podem perguntar, porque estamos à disposição.

Assista ao vídeo e saiba mais informações sobre este tipo de dor:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Sobre o Autor:
Bruna Duarte Pinto

CRM: 204.625-SP

Coordenadora do Ambulatório de Polineuropatias Dolorosas do Hospital das Clínicas.Especialista em Dor, Dor Neuropatica, dor de cabeça, dor referida, Cefaleia, Migranea, Dor em Salvas, Enxaqueca, dor tensional, Bruxismo, Trigemeo, Neuropatia, Diabética e dor pós Herpes Zoster.







Gostou do artigo? Deixe o seu comentário:

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Não é permitida publicidade (links, banners, etc) na plataforma. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?