
Atraso no Desenvolvimento Psicomotor – Conheça os Sinais de Atenção
Atraso no Desenvolvimento Psicomotor está relacionado às primeiras experiências infantis, como de reflexos, palavras e passos, por exemplo. Mas como saber se essas habilidades estão realmente comprometidas se cada criança é única e tem o seu tempo para desenvolver-se?
Continue a leitura e Conheça os Sinais de Atenção do Atraso no Desenvolvimento Psicomotor das crianças.
Sinais de Atenção do Atraso no Desenvolvimento Psicomotor
Primeiramente, podemos considerar um atraso no desenvolvimento psicomotor quando a criança não alcança os marcos esperados, de acordo com a sua faixa etária e levando em consideração o cálculo dos bebês que nascem prematuros, em relação aos âmbitos psíquico (comportamental, emocional, intelectual e sensorial) e motor (coordenação, habilidades motoras e postura).
Esse atraso tende a manifestar-se de forma isolada, comprometendo uma das áreas de desenvolvimento, ou ser global, afetando duas ou mais áreas do desenvolvimento psicomotor.
E pode ser causado por alterações genéticas, originadas no momento da concepção ou do parto, durante a gestação, após o nascimento, questões transitórias ou fatores ambientais, adversos, genéticos ou comportamentais, por exemplo.
Além de observarmos que enquadram-se como fatores de risco a prematuridade e paralisia cerebral, ou seja, crianças com essas características tendem a apresentar um risco aumentado, mas não é uma regra de que o diagnóstico se repete diante de tais constatações.
Perfil das Crianças
Apesar de o atraso no desenvolvimento psicomotor poder atingir qualquer criança, tende a ser comumente identificado naquelas que apresentaram complicações durante a gestação, no momento do parto ou após o seu nascimento, o que acaba sendo um dos primeiros sinais de atenção para a possibilidade de um atraso no desenvolvimento psicomotor.
Principais Sinais e Sintomas
Entre os principais sinais e sintomas de atenção para um possível atraso no desenvolvimento psicomotor estão hipotonia (fraqueza muscular e postura caída), dificuldade para sustentar a cabeça aos três meses, incapacidade de sentar-se sozinho(a) aos seis meses, não começar a engatinhar a partir dos nove meses.
Incapacidade de andar sozinho(a) e ter coordenação motora fina antes dos 15 meses, não ter independência para comer aos 18 meses, não conseguir falar mais de duas palavras para formar uma frase aos 28 meses e falta de capacidade para controlar a urina e evacuação após os 60 meses.
Em resumo, os sinais podem variar de acordo com a(s) área(s) afetada(s) e o perfil de cada paciente, por isso, acompanhar de perto o crescimento dos pequenos é fundamental para ter oportunidade de desconfiar ou identificar possíveis alterações, lembrando que cada um deles é único e tem o seu próprio tempo.
Sem contar a importância de manter os acompanhamentos periódicos com os médicos especialistas em Pediatria e Neuropediatria para que recebam os devidos cuidados em cada fase da vida das crianças, e até ter a chance de suspeitar logo no início, o que tende a diminuir os possíveis impactos na vida dos pequenos, assim como de seus familiares.
E devido aos fatos de o diagnóstico de Atraso no Desenvolvimento Psicomotor ser feito com o auxílio de testes específicos e necessitar de um acompanhamento multidisciplinar, dê a chance de seu(s) filho(s) ter(em) o melhor atendimento, visando qualidade de vida, bem-estar e iniciar o estímulo de desenvolvimento o quanto antes. E não hesite em agendar uma consulta com os nossos especialistas, que estão aptos a cuidar de cada criança de acordo com suas particularidades.