É denominado Ultrassom Articular o exame de imagem em tempo real e de alta resolução voltado para identificar precisamente os tipos mais comuns de artrite inflamatória em estágio inicial, que é feito de forma segura, não invasiva e considerada indolor.
Portanto, tende a ser solicitado quando o médico especialista em Reumatologia suspeita, ou deseja confirmar, um quadro relacionado exclusivamente às articulações – que fazem parte do sistema musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos e tecidos moles) –, e identificar a sua causa subjacente.
Conceito de Ultrassom Articular
O ultrassom articular, em que as ondas sonoras de alta frequência criam as imagens necessárias, tende a ser indicado para ajudar um especialista em um diagnóstico ou em relação às informações úteis e detalhadas, sendo capaz de auxiliá-lo na avaliação da presença ou não de derrame articular, posição e aspecto de tendões, e da superfície óssea.
Ou seja, está associado às doenças reumatológicas, condições causadas por entorses, inflamações e luxações que dependem deste exame para serem devidamente diagnosticadas.
As suas imagens são providenciadas por meio da alta frequência das ondas sonoras geradas pelo transdutor. E o mesmo pode ser realizado quantas vezes forem necessárias, o que depende do entendimento do médico, por causa da sua ausência de radiação.
Principais Diagnósticos
Tal procedimento é importante para que o médico consiga providenciar uma diferenciação precoce entre diversos tipos de artrite inflamatória e iniciar os tratamentos que ajudam a melhorar os resultados dos quadros apresentados pelos pacientes, o que acaba reduzindo a atividade da condição observada e prevenindo danos nas articulações.
Assim sendo, o ultrassom permite avaliações funcionais e é capaz de identificar inflamações articulares e alterações, como, sinovite, tenossinovite, entesite, erosões ósseas e depósitos de cristais em nível subclínico, ou seja, condições que tendem a ser tratadas por médicos especialistas em Reumatologia.
Principalmente, quando o objeto de estudo (órgãos ou estruturas) está próximo à superfície da pele, logo, é mais eficaz quando se tratam de estruturas superficiais ou não muito profundas, proporcionando imagens mais detalhadas do que em relação aos outros tipos de exames de imagem.
Ao envolver articulações mais profundas, é necessário utilizar uma sonda curvilínea, ou seja, dependendo do quadro apresentado pelo paciente, o ultrassom de articulação depende de um tipo específico de sonda, sendo que as de tamanho pequeno tendem a ser manobradas facilmente, proporcionando imagens de pequenas estruturas superficiais e pequenas articulações, por exemplo.
Exemplos de Solicitação do Ultrassom Articular
Dentre as artrites reumatoides, a mais comum é a sinovite, que se trata de uma anormalidade patológica responsável pelos danos subsequentes nas cartilagens e nos ossos.
E com o passar dos anos, as evidências foram apontando que o exame de ultrassonografia articular é capaz de detectar a sinovite silenciosa, que é considerada uma doença clinicamente oculta.
Outra indicação inclui o auxílio na distinção entre pacientes com poliartrite e oligoartrite. Assim como ajuda a orientar o médico solicitante no diagnóstico de uma condição específica, em que somente o exame clínico não é suficiente.
Do mesmo modo que igualmente pode ser utilizado para orientar injeções terapêuticas e como uma forma de localizar com exatidão as articulações com o intuito de o profissional realizar a infiltração de corticoides e suplementação de ácido hialurônico.
Vantagens e Desvantagens
Além das funções básicas, outra vantagem do ultrassom articular em relação às outras técnicas envolve a capacidade de proporcionar uma avaliação rápida de múltiplas articulações em regiões diversas.
Sem contar que igualmente pode ser utilizado para realização de um tratamento, especialmente quando a injeção é necessária, em que é possível visualizar a estrutura e garantir que a agulha seja posicionada corretamente.
E por mais que tal finalidade possa ser desempenhada por outro tipo de exame, como Raio-X ou tomografia computadorizada, tende a ser a opção predominante porque não envolve radiação e nem a necessidade de injetar contraste no paciente.
Contudo, ainda em relação às outras opções de exames de imagem, o campo de visão é reduzido, dificultando na demonstração da cartilagem e das articulações profundas em sua totalidade.
Outra desvantagem é que ao ser necessária uma reavaliação da ultrassonografia, é fundamental que o paciente compareça à Clínica, desta forma, ocorre a padronização dos critérios do exame e a validação do treinamento do profissional que realizou o procedimento quanto do médico especialista em Reumatologia – quem comumente tende a solicitar o ultrassom articular.
Aplicação do Ultrassom Articular
O ultrassom costuma ser realizado para avaliação das áreas clinicamente ocultas e determinar as estruturas precisamente, o que inclui a atual atividade e distribuição de alguma condição, assim como monitorar a sua progressão e resposta à terapia escolhida.
Assim sendo, para ser providenciado, é preciso que o paciente compareça à Clínica usando roupas confortáveis (pode ser solicitado que troque a vestimenta durante o procedimento ou caso seja identificada uma necessidade antes mesmo do seu início) e retire os acessórios na área a ser examinada.
O especialista responsável pela realização do exame de ultrassom articular tende a posicionar o paciente em uma mesa ou cadeira giratória, dependendo da região indicada no pedido médico. Assim como pode ser solicitado que movimente a área para uma melhor análise da anatomia e função.
Em seguida, é aplicado um gel à base de água no local para auxiliar o transdutor a cumprir sua função e seu movimento. E apesar de ser indolor, de acordo com o lugar de estudo, o paciente pode sentir uma pressão ou leve dor durante a realização do exame.
Ao completar o procedimento, as imagens são analisadas e um resultado é gerado, possibilitando que o exame fique disponível para retirada ou seja disponibilizado diretamente na ficha do paciente.
E caso ainda tenha alguma dúvida sobre o Ultrassom Articular ou deseje realizar o seu agendamento, entre em contato para que possamos marcar conforme a disponibilidade do seu cotidiano e de nossos profissionais.
Fontes:
- https://health.clevelandclinic.org/when-is-ultrasound-used-vs-an-mri-for-bone-muscle-and-joint-problems/
- https://radiologykey.com/ultrasound-imaging-of-joint-disease-2/
- https://www.radiologyinfo.org/en/info/musculous