Especialista em Hipermobilidade Ligamentar – O que Faz o Especialista em Hipermobilidade Ligamentar
Especialista em Hipermobilidade Ligamentar. Pessoas capazes de encostar as mãos nos pés com facilidade enquanto mantém as pernas esticadas e movimentar o dedo mínimo em direção às costas da mão com um ângulo superior a 180º.
Para alguns, pode parecer algo novo, despertar curiosidade, mas como será que o indivíduo que possui tais características, que são sinais de uma pessoa hipermóvel, se sente? É algo que precisa de um acompanhamento médico?
Continue acompanhando este artigo para saber o que faz o Especialista em Hipermobilidade Ligamentar e quando procurá-lo.
O que Faz o Especialista em Hipermobilidade Ligamentar?
A Hipermobilidade Ligamentar ou articular se trata de uma condição genética em que os ligamentos das pessoas são mais frouxos do que o normal, causando uma alteração no colágeno (gerando uma deformidade da sua extensão) que as torna dessa forma e faz com que tenham pouca consciência corporal, permitindo que saibam qual é a posição das partes do corpo sem precisar verificá-las.
Diante disso, o profissional especialista em Hipermobilidade Ligamentar, que atua numa clínica de dor, é o responsável por identificar uma alteração na conformação do colágeno que proporciona a frouxidão e flexão dos ligamentos do paciente.
Ou seja, ele verifica se os ligamentos e tendões tendem a ser mais fracos e elásticos do que o esperado, o que acaba proporcionando articulações e coluna instáveis e propensas a lesões ou luxações.
Assim como analisa a postura enquanto está em pé e a aparência geral do corpo da pessoa, porque costuma a permanecer curvada e ter as costas mais rígidas, facilidade para colocar a mão atrás das costas e instabilidade dos ombros.
Sem contar que o especialista pode pedir para que realize alguns movimentos específicos e observar outras regiões como as dos pés e tornozelos. Além de solicitar alguns exames específicos, incluindo de sangue, testes genéticos, radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros que variam conforme cada quadro apresentado.
Conceito de Hipermobilidade
Conforme citado, a hipermobilidade se trata de um quadro em que as articulações estão soltas, mas que, geralmente, tendem a diminuir com o passar dos anos. E por proporcionar uma amplitude extra de movimento, chega a ser considerada uma vantagem para pessoas que atuam como atletas, dançarinas, ginastas e músicos.
Disponibilidade de Tratamento
Diante desse tipo de quadro, o especialista em Hipermobilidade Ligamentar pode proporcionar melhorias a ponto de o paciente conseguir levar a vida reduzindo as possíveis queixas associadas ao seu quadro. E para isso, tende a indicar:
- Treino de propriocepção para que consiga compreender o corpo da melhor forma possível, incluindo a indicação de estimulação magnética transcraniana, que ajuda a fixar ou ampliar o benefício dessa técnica de neuromodulação;
- Fisioterapia;
- Estimulação Magnética Transcraniana
- Atividades específicas;
- Cirurgia dependendo do quadro associado à Hipermobilidade Ligamentar.
Atenção aos Sinais
Além de tudo o que foi explicado, é importante a pessoa ficar atenta porque esse tipo de condição não costuma apresentar outros sintomas além dos já citados (flexão e frouxidão dos ligamentos).
Porém, podem surgir sintomas capazes de mascarar a real causa do seu quadro por causa da propriocepção, em que o indivíduo não apresenta boa consciência corporal, acaba não conseguindo realizar as ações que pretende, logo, passa a perceber que tem dificuldades executivas e de planejamento desde que nasceu, podendo ser associadas a imagem de procrastinação.
Portanto, por mais que pareça uma condição que apresente características para ser avaliada pelo especialista de uma área específica, como o Ortopedista ou Reumatologista, é recomendável agendar uma consulta com o Neurologista de sua confiança caso haja a recomendação ou desconfie dos sinais característicos da condição para que todos os sinais e as condições sejam devidamente tratados e o diagnóstico de Hipermobilidade Ligamentar seja feito, se for o caso.
Assista ao vídeo e saiba mais: