Dor Miofascial – Como Ocorre Esse Processo?
O que é dor miofascial?
Dor miofascial, na verdade, é uma condição dolorosa da musculatura, na qual encontramos pontos de tensão (nódulos de tensão), que são chamados de pontos gatilhos. Esses tais pontos fazem com que exista uma dor a distância, que é denominada de dor irreferida, como por exemplo: a tensão associada a um ponto gatilho da região do trapézio pode gerar uma dor irradiada para a face e também para a cabeça. Isso é dor miofascial.
Como ocorre o processo de dor miofascial?
Na dor miofascial, o músculo em condições normais se contrai e relaxa.
Já na síndrome miofascial algumas fibras irão se manter contraídas. Isso acaba por gerar um processo inflamatório geral e então se acumula toxinas inflamatórias na região, gerando cada vez mais dor e sensibilização.
Quais são as causas?
São diversas as possibilidades de causas da dor miofascial.
Podem existir diversas causas para ela, incluindo portanto, desde uma sobrecarga crônica no músculo.
Exemplo: Quando você trabalha na mesma posição por longos períodos; quando tem alterações emocionais como o estresse e ansiedade e até mesmo um trauma agudo.
Como esta dor pode ser “manifestada”?
A dor geralmente é profunda, em peso e cansada, mas às vezes pode ter algumas características aguda, como pontadas latejantes. Muitas vezes essa dor pode ser confundida com uma dor neuropática, porque ela pode estar no trajeto de um determinado nervo, a única grande diferença é que não há compressão nervosa, a causa dessa dor vai estar no músculo.
A dor miofascial não vai embora sozinha, sendo assim, é preciso de um tratamento adequado. Isso inclui uma equipe multiprofissional, desde um médico especialista, até mesmo pscicoterapeuta e fisioterapeuta. Os pontos de tensão existentes podem ser liberados ou por agulha ou por pressão manual, que é o principal trabalho da fisioterapia.
O mais importante, além da diminuição da dor e da retomada das atividades de vida diária, é descobrir no que ocasionou para que aquele ponto de tensão fosse gerado.
Por isso, a fisioterapia tem um papel fundamental para diagnosticar e tratar as disfunções de movimentos e postura que podem ser responsáveis pela dor. Dentre diversas ferramentas a fisioterapia dispõe da terapia manual para alívio dos sintomas e exercícios para correção dos desequilíbrios musculares.
Faça o nosso teste agora e descubra se você pode estar com fibromialgia.
Não espere a dor miofascila se tornar muito frequente em sua vida para buscar atendimento médico. Procure um especialista e evite sempre a automedicação.
Autor: Patricia Schattner