Procedimento Guiado por ultrassom - Regenerati

Procedimento guiado por ultrassom para:

Procedimento guiado por ultrassom é um conceito de localização anatômica em tempo real procedimentos que demandam uma precisão localização de estruturas muito maior e que a localização exata de tais elementos influencia no resultado de terapêuticas e ou exames procedimentos guiados por ultrassom são extensivamente utilizados para realização de biópsia percutânea bloqueio de nervos função de articulações para drenagem e o infiltração e também para localização de estruturas específicas como músculos pequenos e internos para realização de eletroneuromiografia e aplicação de toxina botulínica.

Para diversos tipos de patologias das articulações, desde artritis, derrames articulares, artroses, a punção da articulação, ou seja colocar uma agulha dentro daquela articulação onde tem o líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica a articulação, é utilizada para diversos fins. Como quando alguém que inflama o joelho e fica com ele inchado e com muito líquido. Faz parte do tratamento puncionar o joelho e retirar aquele líquido que está em excesso. Esse excesso de líquido é chamado de derrame articular e ele pode acontecer em diversas articulações como a do quadril, por exemplo. Mas quando vai se realizar a punção para colocar líquidos na articulação como anestésico e corticoide para tratar a dor de uma artrite ou de uma artrose, o procedimento guiado por ultrassom é especialmente importante pois ele garante que o medicamento seja aplicado no local desejado e não fora dele. Igualmente quando vai realizar o preenchimento de uma articulação com a hialurônico que é uma técnica de viscossuplementação para diminuir o atrito na articulação também é fundamental o ultrassom, para garantir que o ácido hialurônico seja aplicado exatamente dentro da articulação.

Quando realizamos as técnicas de bloqueio de nervos seja para realizar um procedimento ou para reduzir a dor de algum nervo inflamado ou simplesmente para analgesiar alguma região do corpo é de extrema importância que agulha que vai levar o anestésico para bloquear o nervo chegue próximo ao nervo mas não perfure o nervo. Caso a agulha fique muito longe do nervo, a chance da técnica de bloqueio de nervo não funcionar é muito significativa. E se a agulha ficar muito próxima sempre corre o risco da agulha tocar no nervo ou até mesmo perfurar o nervo ou até mesmo de injetar o anestésico dentro do nervo. todas estas situações podem causar danos o que podem ser irreversíveis para aquele nervo. Por isso tudo que o procedimento guiado por ultrassom é extremamente importante para a localização exata e precisa da agulha junto ao nervo que vai ser bloqueado, Tanto para fins de segurança como de eficácia terapêutica.

Quando vai se realizar certas técnicas de eletroneuromiografia como por exemplo para mapeamento de distonia cervical ou até mesmo quando vai realizar aplicação de toxina botulínica terapêutica para músculos mais profundos ou músculos pequenos que estão sobrepostos por várias camadas de outros músculos fica praticamente impossível para o médico ter absoluta certeza que ele está com a Ponta da Agulha no músculo exato que ele deseja localizar. por isso que o procedimento guiado por ultrassom torna possível uma aplicação de toxina botulínica muito mais precisa e exata e consequentemente um efeito terapêutico muito melhor e até mesmo um procedimento guiado por ultrassom para mapeamento de distonia torna-se muito mais preciso porque uma agulha concêntrica vai ficar exatamente no músculo que se deseja ser estudado, gerando assim um laudo muito mais preciso sobre qual músculo que realmente está apresentando uma disfunção.

Realizado por André Ramos, Vanessa Tarazona

Referências:
Procedimento guiado por uiltrassom



Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?