O Agulhamento à seco ou dry needling (agulhamento muscular profundo) são sinônimos de uma técnica na qual o médico utiliza uma agulha parecida com a de acupuntura, com espessura fina porém mais longa, que permite atravessar a pele e a gordura, alcançando a musculatura profunda onde estão os pontos gatilhos. O objetivo da técnica é utilizar a agulha para perfurar o músculo várias vezes, até que os pontos gatilhos sejam desfeitos proporcionando ao o paciente alívio e relaxamento muscular ao mesmo tempo que ele está sendo submetido ao procedimento. Além de promover  a soltura dos músculos, o médico também perfura várias vezes a fáscia, que é o envelope que recobre esses tecidos, possibilitando a  liberação das toxinas acumuladas nessa região,  devido ao estado hipoperfundido. 

Agulhamento de pontos gatilhos

O estado de contratura contínua do músculo leva-o a um tipo de asfixia no qual o sangue passa com dificuldade pelo músculo causando  subnutrição e sub oxigenação, esse quadro leva à produção de várias toxinas inflamatórias que se acumulam no próprio músculo, justo porque o sangue não passa corretamente nele para lavá-lo e limpá-lo adequadamente. Quando a agulha penetra no músculo várias vezes, além de soltar o ponto gatilho, também abre caminhos para que toxinas ali encontradas,  possam sair de de seu interior  cujo compartimento é fechado pela fáscia.

Agulhamento de pontos gatilhos

O agulhamento muscular profundo é um procedimento médico, normalmente realizado após a anestesia do local, com o bloqueio dos nervos e a infiltração com anestésico dos músculos.

Essa prática acelera o processo de reabilitação da dor pelas terapias físicas como fisioterapia, acupuntura, ondas de choque.

Realizado por Willian Rezende do CarmoFabiola Yaemi Kanda, Bruna Duarte Pinto

Referências:

http://www.scielo.br/pdf/rdor/v18n3/pt_1806-0013-rdor-18-03-0255.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4458928/

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547