A indicação do uso do CPAP é de forte evidência e um poderoso tratamento para apneia do sono moderada e grave. É  um tratamento que envolve mudanças de hábito, a utilização de uma máscara e um aparelho para auxiliar na respiração durante a noite. Infelizmente é muito comum a baixa adesão à terapêutica, especialmente pela forma como o CPAP foi apresentado ao cliente.

Justo por isso, sessões de adaptação ao aparelho de CPAP são de extrema importância e o paciente que recebeu a indicação de uso do CPAP necessita de um profissional de fisioterapia habilitado em medicina do sono para auxiliá-lo na escolha correta da máscara, adequada ao seu caso. Há diversas opções de máscaras no mercado: a facial, a nasal, a nasal oral e a escolha do tipo ideal é extremamente significativa, considerando que o paciente utilizará o item todas as noites, por tempo indeterminado.

AdaptacaoCPAP2

Além da escolha da máscara, é de extrema importância uma sensibilização do paciente com aparelhos e objetos que serão novos no contato e na interação com o corpo dele. Se as pessoas têm dificuldades com a adaptação de novos óculos ou com simples mudança de uma armação de óculos, por exemplo,  imagine a colocação de uma máscara nasal ligada a um aparelho para insuflar ar nas vias aéreas.

Por esse motivo, o profissional de fisioterapia faz uma diferença enorme no processo de intimidade com o aparelho, buscando capacitar e exercitar o paciente na aceitação do uso,  e na dessensibilização com os novos objetos em contato com o corpo. E quando é necessário, para dessensibilizar, usa-se somente a máscara e depois usar a máscara ligada com aparelho desligado, depois usar a máscara com o aparelho ligado no mínimo e depois ir aumentando gradativamente a pressão com paciente acordado até que ele consiga fazer dormindo.

Além disso, o profissional de fisioterapia vai ensinar o paciente a manusear corretamente o aparelho de CPAP a fazer as medidas de conservação e higiene a realizar o correto ajuste das correias da máscara, a identificar quando  as almofadas de apoio estão velhas e corrigir os vazamentos de ar.

A Clínica Regenerati possui tanto aparelhos de CPAP automático, quanto  diversos modelos de máscaras permitindo aos pacientes escolherem a opção mais viável para sua adaptação, experimento e teste. Os procedimentos são realizados por profissionais de fisioterapia habilitados para realizar os tratamentos de reabilitação do sono, bem como a manipular os equipamentos.

Procedimento realizado por Carolina Favarin Soares e Patricia Schattner de Farias

Referência:

Adaptação ao CPAP

https://www.cureus.com/articles/17479-adapting-continuous-positive-airway-pressure-therapy-to-where-patients-live-a-comparative-case-study

Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547