Quetiapina – Efeitos colaterais
O que é a quetiapina? É um medicamento antipsicótico que tem indicação para diversos tipos de psicoses, transtorno afetivo bipolar, depressão resistente, agitação e confusão mental nos idosos. Se quiser mais informações, temos outro vídeo no canal com mais detalhes sobre as indicações da quetiapina.
Quais são as contraindicações a quetiapina
A principal contraindicação a quetiapina é a hipersensibilidade à quetiapina ou a qualquer componente da formulação
Quais são os principais efeitos colaterais da quetiapina
Os principais efeitos colaterais são aqueles que afetam mais de 10% da população e estes são:
- Sistema nervoso central: agitação, na forma de irritabilidade (20%), tontura (7% a 19%), sonolência (18% a 57%, incluindo estado de sedação em idoso), reação extrapiramidal (Parkinsonismo) (1% a 13%), fadiga (3% a 14 %), dor de cabeça (21%). Esses efeitos colaterais são especialmente perigosos em algumas situações, como:
- Pacientes idosos: A depuração plasmática (limpeza do medicamento no sangue) é 30-50% menor em idosos, então doses pequenas ainda podem ter riscos de efeitos colaterais no início do tratamento.
- Cardiovascular: Taquicardia (11%), leve aumento da pressão arterial, especialmente em crianças e adolescentes.
- Hipotensão ortostática, queda de pressão quando fica de pé (7-18%), Palpitações (4%)
- Endocrinológico: Endócrino e metabólico: diminuição do colesterol HDL (≤40 mg/dL: 9% a 20%), aumento do colesterol sérico (7% a 18%), aumento de triglicerídeos séricos (8% a 28%), ganho de peso (dose relacionada; 4% a 23%),
- Gastrointestinais: Aumento do apetite (2% a 12%), Xerostomia, boca seca (adultos: 9% a 44%), Constipação (2%a 10%), dispepsia, digestão digestão ruim (5%a 7%), náusea (5% a 10%), vômito (5%a 8%)
- Alterações no peso: De maneira geral a quetiapina tem tendência de ganho de peso, mas totalmente relacionada com a dose. Isso é mais comum em doses acima de 100mg e maior quanto mais perto de 800mg
- Sexualidade: É praticamente neutra em relação a sexualidade, menos que 2% tem queda de libido.
Apesar desses vários efeitos colaterais, a quetiapina em geral é um medicamento muito bem tolerado e tem uma baixa taxa de abandono de uso. A aceitação de maneira geral é tão grande que é o antipsicótico mais utilizado no mundo, sendo que nos Estados Unidos, corresponde por 27,5% das prescrições dos antipsicóticos.
Assista ao vídeo e saiba mais informações:
Referência:
https://www.uptodate.com/contents/quetiapine-drug-information