História Pessoal

Marcelo Canella é natural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, cresceu e estudou até concluir o Ensino Básico no Colégio Municipal Odette Penna Muniz. 

Aos 15 anos, resolveu trilhar novos rumos, então decidiu realizar o Curso de Química, na Escola Técnica Federal de Campos (CEFET), com duração de 04 anos. Depois, retornou à sua cidade natal para se preparar  para o vestibular. E ainda neste período, trabalhou como funcionário de carreira do Banco do Brasil. Mas logo pediu demissão ao ingressar no Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói – RJ, onde viveu por 06 anos e meio. 

Contudo, seu espírito aventureiro o fez aceitar o convite do Exército Brasileiro seis meses após terminar a Graduação e seguir rumo à Amazônia. Por lá, trabalhou como Oficial Médico das Forças Armadas por 02 anos e meio, na região de fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru, onde, além de atender a população local, prestava atendimento às populações ribeirinhas e indígenas.

Retornou ao Rio após este período, em que se preparou por 05 meses para as provas de Residência, indo toda semana de Nova Friburgo a Teresópolis para fazer as aulas do Medcurso (o qual, inclusive, sugere a todos que possam fazer um dia o circuito turístico – TereFri). E, no ano seguinte, se mudou  para a cidade de São Paulo, com o objetivo de iniciar a sua formação em Neurologia.

Currículo Acadêmico

Graduação em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na Turma de 2007;
Oficial Médico do Exército Brasileiro, no Acre, (2008 – 2010);
Residência em Neurologia, pelo Hospital Heliópolis (SUS São Paulo), de 2011 a 2013; R4 – em Neurologia Cognitiva e Comportamental, pela Escola Paulista de Medicina – EPM – UNIFESP, em 2014;
Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil – 2015.

Currículo Profissional

Preceptor do Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental, da Universidade Federal de São Paulo, desde 2016;
Preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP / 2016 – até o presente momento);
Capitão Médico do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil;
Médico Neurologista do Hospital Militar de Área de São Paulo;
Integrante da Equipe de Emergência Neurológica do Hospital Bandeirantes, de 2016 a 2018. 

Áreas de Atuação

Procedimentos Realizados

Histórico de Vídeos em Congressos

Apresentação de caso clínico no Congresso Brasileiro de Neurologia de 2018, em tema geral apresentado pelo Dr. Fabiano Moulin e mesa coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci.

Publicações do Médico

  1. Pôster na “Alzheimer Association International Conference 2019” pelo Ambulatório de Neurologia Cognitiva da UNIFESP. AAIC Poster: “Prison Without Walls: A Case Report of Semantic Variant Primary Progressive Aphasia”. Marcelo Canella, Alan C. Andrade, Fabricio F. Oliveira, Paulo H. F. Bertolucci.
  2. Participação em capítulo do Livro: “Doença de Alzheimer e Transtornos Cognitivos – Conhecimentos Práticos” – Ricardo Nitrini, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci e demais autores. Editora e Eventos Omnifarma, São Paulo, 2018 – 1ª edição.
Entre em contato pelo WhatsApp! (11) 96581-5547
Porquê vale a pena um médico particular ?
Porquê fazer um exame no particular ?